Page 54 - Revista EAA - Edição 64
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FERROVIÁRIO





           o trem passa sobre eles. Permanentemente, dois segmentos consecutivos sob o   tema de transporte metropolitano no
           trem ficam ativados. De acordo com a Alstom, o conceito do APS foi inspirado   mundo a optar pela tecnologia sem
           no sistema de suprimento de energia usado nos metrôs.               fios em 14 dos 44 quilômetros de sua
             Ainda segundo a Alstom, além do desempenho idêntico ao do sistema con-  rede, em 2003.
           vencional, em termos de velocidade, por exemplo, o APS preserva o ambiente   Atualmente, ainda conforme a fa-
           urbano e os centros históricos das cidades, uma vez que não intervém na paisa-  bricante, 151 Citadis estão equipados
           gem com a fiação suspensa, e é compatível com uma variedade de pavimentos,   com APS e já percorreram mais de 12
           facilitando sua extensão na linha e o desenvolvimento de redes de transporte com   milhões de km, com uma taxa de dis-
           este sistema. Entre as outras vantagens trazidas pelo APS, destaca a empresa,   ponibilidade de 99,7%.
           estão o suprimento ilimitado de energia (ao contrário dos sistemas de energia   Entre as cidades que já implemen-
           armazenada); a eliminação de postes laterais, o que além do contexto estético,   taram o sistema APS da Alstom estão
           também permite a circulação de vagões mais largos; e a elevada disponibilidade   as francesas Angers e Reims, Orléans,
           para o ótimo desempenho operacional.                                e Dubai, nos Emirados Árabes, além
             O primeiro protótipo com o APS foi construído pela Alstom na fábrica de   dos projetos em curso em Barcelona,
           Vitrolles, na França, que submeteu suas primeiras patentes em 2000. O Com-  Pequim, Florença, Marselha, Sydney,
           munauté Urbaine de Bordeaux (CUB), também naquele país, que transporta   Hong Kong e Rio de Janeiro.   ■
           ao redor de 200 mil passageiros por dia em suas três linhas, foi o primeiro sis-


                                                                                    Agora feito no Brasil, Citadis
                                                                                      oferece ar-condicionado,
                                                                                 piso baixo e média de 17 km/h














































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