Page 54 - Revista EAA - Edição 64
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FERROVIÁRIO
o trem passa sobre eles. Permanentemente, dois segmentos consecutivos sob o tema de transporte metropolitano no
trem ficam ativados. De acordo com a Alstom, o conceito do APS foi inspirado mundo a optar pela tecnologia sem
no sistema de suprimento de energia usado nos metrôs. fios em 14 dos 44 quilômetros de sua
Ainda segundo a Alstom, além do desempenho idêntico ao do sistema con- rede, em 2003.
vencional, em termos de velocidade, por exemplo, o APS preserva o ambiente Atualmente, ainda conforme a fa-
urbano e os centros históricos das cidades, uma vez que não intervém na paisa- bricante, 151 Citadis estão equipados
gem com a fiação suspensa, e é compatível com uma variedade de pavimentos, com APS e já percorreram mais de 12
facilitando sua extensão na linha e o desenvolvimento de redes de transporte com milhões de km, com uma taxa de dis-
este sistema. Entre as outras vantagens trazidas pelo APS, destaca a empresa, ponibilidade de 99,7%.
estão o suprimento ilimitado de energia (ao contrário dos sistemas de energia Entre as cidades que já implemen-
armazenada); a eliminação de postes laterais, o que além do contexto estético, taram o sistema APS da Alstom estão
também permite a circulação de vagões mais largos; e a elevada disponibilidade as francesas Angers e Reims, Orléans,
para o ótimo desempenho operacional. e Dubai, nos Emirados Árabes, além
O primeiro protótipo com o APS foi construído pela Alstom na fábrica de dos projetos em curso em Barcelona,
Vitrolles, na França, que submeteu suas primeiras patentes em 2000. O Com- Pequim, Florença, Marselha, Sydney,
munauté Urbaine de Bordeaux (CUB), também naquele país, que transporta Hong Kong e Rio de Janeiro. ■
ao redor de 200 mil passageiros por dia em suas três linhas, foi o primeiro sis-
Agora feito no Brasil, Citadis
oferece ar-condicionado,
piso baixo e média de 17 km/h
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