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TECNOLOGIA                    CAPA





           propulsão – controles, sistema de gerenciamento de energia e baterias – de outros   contribui bastante para o ceticismo a
           modelos híbridos da fabricante.                                     respeito da tecnologia.
             Além do uso de peças comuns, um novo conversor triplica a tensão do sis-  A oposição à adoção de hidrogênio
           tema, o que economiza espaço, peso e custo. Outras economias vieram da mini-  como combustível surgiu nos EUA
           mização do uso de catalisadores da família de platina na unidade da célula, disse   porque muito do hidrogênio de hoje
           Ogiso, que acrescentou que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento continua a   é obtido por reforma de gás natural a
           trabalhar em alternativas de catalisadores que custem menos.        vapor, o que liquida o baixo impacto
             Ele explicou que o sistema de célula a combustível da Toyota é totalmente   ambiental do hidrogênio. O presidente
           modular e que os planejadores da empresa estão considerando veículos a célula a   da Tesla Elon Musk, por exemplo, tem
           hidrogênio que vão desde empilhadeiras a carros esporte, a caminhões e a ônibus.  chamado as células a combustível de
             Ogiso declarou que o exterior do carro foi definido para ser tanto “diferente”   “um monte de lixo”.
           quando “futurista”, com uma sensação de água fluindo. Se o empenho de estilo   Para ajudar a resolver o problema
           teve êxito, depende do gosto de cada um, mas precisa ser dito que o carro, quando   fundamental de reabastecimento, a
           visto de frente, se parece um pouco com um centurião Cylon da nave de guer-  Toyota fez parceria com a Air Liqui-
           ra estelar “Galáctica”. As enormes grades de entrada de ar estão lá não só para   de, produtora global de hidrogênio e
           manter frios os três radiadores da célula, mas também para alimentar o sistema   outros gases industriais, para desen-
           de gerenciamento de ar do veículo. A traseira lembra muito a dos antigos BMW   volver novos mercados regionais, dis-
           da década de 1970. Independentemente de estilo, o Mirai tem um coeficiente de   se Chris Hostetter, vice-presidente
           arrasto aerodinâmico bem baixo, 0,293.                              do grupo de Planejamento Estraté-
                                                                               gico. Parte do plano é instalar uma
           Criando uma infraestrutura de reabastecimento                       dúzia de postos de hidrogênio em
           Embora o presidente e executivo-chefe Akio Toyoda tenha considerado, num   Connecticut, Massachusetts, New
           vídeo, o Mirai como “uma mudança no rumo da história do automóvel” que aca-  Jersey, Nova  York e Rhode Island
           baria com a dependência do petróleo e a degradação ambiental, os veículos de   até 2016. Usando o Street, um mo-
           célula a combustível têm um impedimento inexistente para os híbridos: a au-  delo de computador desenvolvido na
           sência de postos de reabastecimento de hidrogênio e a custosa infraestrutura de   Universidade da Califórnia – Irvine
           fornecimento para eles. Esse clássico dilema “galinha ou ovo, qual veio primeiro”   que calcula o número de postos de
                                                                               hidrogênio necessários para abaste-
                                                                               cer uma frota carros de célula a com-
            Os estilistas da Toyota procuram                                   bustível, os planejadores escolheram
            dar um visual “diferente,
            futurista” para o novo Mirai                                       locais estratégicos para criar uma
                                                                               “autoestrada do hidrogênio” entre as
                                                                               áreas metropolitanas de Nova York e
                                                                               Boston, disse Ole Hofelmann, presi-
                                                                               dente executivo da Air Liquide.
                                                                                  Hofelmann disse que o hidrogê-
                                                                               nio dever ser vendido por cerca de
                                                                               US$  10/kg – em termos de energia,
                                                                               um quilograma de hidrogênio equi-
                                                                               vale aproximadamente a um galão
                                                                               (3,785  litros) de gasolina. Devido às
                                                                               unidades de células a combustível ofe-
                                                                               recerem o dobro de eficiência energé-
                                                                               tica em relação os motores conven-
                                                                               cionais dos automóveis, US$  10/kg
                                                                               significa um preço efetivo de cerca de
                                                                               US$ 5/kg, o que seria mais competitivo
                                                                               do que os combustíveis convencionais.


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