Page 57 - Revista EAA - Edição 64
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res. Mas com cerca de 13.000 dólares
de incentivos federais e do Estado da
Califórnia, esse valor cai para 45.500
dólares. A Toyota calcula, contudo, que
a maioria dos compradores fará leasing
de 36 meses e 499 dólares por mês.
O objetivo de produção inicial do
Mirai será de 700 unidades, segun-
do a fabricante. O carro será lançado
no mercado japonês antes do fim do
ano (N.d.T.: 2014) e estará à venda em sua maior parte para manter o si- A maioria dos componentes do
na Europa no começo de 2015. As lêncio da cabine. sistema de célula a combustível
concessionárias da Califórnia terão o O Mirai conta com um par de tan- são localizados bem baixo
automóvel no verão (de 2015) e aque- ques de hidrogênio a 690 bar, um sob na estrutura para dar bom
las dos cinco Estados do nordeste dos o banco traseiro e outro, logo atrás. comportamento ao Mirai
EUA receberão os primeiros carrega- Os tanques, de capacidade de 62,4 L
mentos em 2016. e 60 L, respectivamente, têm cápsulas
O Mirai, que é a versão de pro- protetoras externas em compósito de
dução do FCV Concept mostrado fibra de vidro bobinada e resina e são revestidos por membranas impermeáveis.
no Salão de Tóquio do ano passado
(2013), tem uma unidade de célula a Por que hidrogênio?
combustível de 114 kW que converte “Por que hidrogênio?”, Uchiyamada perguntou, retoricamente, ao numeroso gru-
hidrogênio comprimido em corrente po. O ritmo de redução de custo dos sistemas de célula a combustível está mais
elétrica. Essa é armazenada em uma rápido do que o das baterias eletroquímicas, respondeu, observando que “uma
bateria de níquel-hidreto metálico bateria para 480 quilômetros seria muito maior e mais pesada do que uma uni-
que alimenta os motores elétricos que dade de célula a combustível e os tanques. Nosso sistema de célula a combustível
acionam as rodas dianteiras. é realmente uma melhor bateria.” Uchiyamada acrescentou que os tanques da
A célula a combustível com a célula a combustível contêm hidrogênio suficiente para gerar energia para uma
membrana trocadora de prótons do residência americana média durante uma semana em caso de emergência, caso os
carro, que fica dentro de uma carcaça compradores adquiram uma tomada de energia elétrica opcional.
protetora de compósito de fibra de Pesando 1.850 kg, o carro ainda é 100 a 150 kg mais leve que o Camry híbri-
carbono, tem densidade de potência de do, disse Satoshi Ogiso, da diretoria da Toyota e chefe do grupo de planejamen-
3,1 kW/L. Ao contrário de unidades to de produto do Mirai. Os engenheiros colocaram todos os componentes da
anteriores, ela não requer umidificador célula a combustível bem baixo na estrutura para criar um centro de gravidade
para manter as membranas úmidas baixo e obter bom comportamento em curvas. O assoalho no lado externo é
para propiciar o transporte de prótons. totalmente fechado para eliminar ruído de rodagem e reduzir o arrasto aerodi-
Em vez disso, o sistema faz circular a nâmico porque a produção de calor da célula a combustível é menor que a de
água que é produzida pela própria cé- um motor de automóvel tradicional.
lula. O compressor e soprador emitem O trem de força do Mirai é 95% mais barato para fabricar do que o sistema
os zunidos e silvos que se ouviam nos de célula a combustível do utilitário esporte Highlander 2008, falou. Algumas das
primeiros sistemas foram eliminados economias de custo resultaram da decisão de adotar muitos de seus sistemas de
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