Page 56 - Revista EAA - Edição 64
P. 56
TECNOLOGIA CAPA
Poderá o Mirai da Toyota
ser o próximo Prius?
Uma década e meia atrás, combustível TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA DE “Como outro carro qualquer”
barato e vendas de carros crescentes “CAN TOYOTA’S MIRAI BE THE NEXT PRIUS?”, “O Mirai é como outro carro qual-
não foram suficientes para impedir MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA AUTOMOTIVE quer,” Takeshi Uchiyamada, presidente
ENGINEERING INTERNATIONAL ONLINE, VOL.
que a Toyota lançasse seu econômico do Conselho Diretor da Toyota e “pai
1, N° 6, 2 DE DEZEMBRO DE 2014, TEXTO DE
veículo híbrido-elétrico Prius. Duran- do Prius”, disse à imprensa reunida em
STEVEN ASHLEY E TRADUÇÃO DE BOB SHARP
te esses anos, o Prius, nome que signi- Newport Beach, Califórnia, no dia 16
fica “ir antes”, foi pioneiro de uma ca- de novembro, em um evento antes do
tegoria inteiramente nova de veículos Salão de Los Angeles. “Sua autonomia
“verdes”, ao mesmo tempo em que poliu as credenciais ambientais da empresa. é de 480 quilômetros, pode ser reabas-
A propulsão híbrida-elétrica, hoje, está com força total, como mostram as vendas tecido em 5 minutos e acelera de 0 a
acumuladas de híbridos que somam três milhões de unidades no final de 2013. 96,5 km/h em cerca de 9 segundos,”
Atualmente, com preços dos combustíveis caindo e vendas em alta, a fabri- disse. “A grande diferença é que este
cante japonesa tenta, outra vez, inaugurar novo segmento de carros “verdes” com carro não usa gasolina e emite apenas
seu primeiro veículo de série com célula de combustível a hidrogênio, o Mirai. vapor d’água pelo escapamento.”
Se o modelo, cujo nome significa “futuro” em japonês, pressagia o mesmo suces- Nos Estados Unidos, o preço pú-
so do Prius, é uma boa discussão. blico sugerido do Mirai é 57.500 dóla-
O sucesso dos modelos de célula a combustível
depende da construção de muitos postos de
abastecimento de hidrogênio
FOTOS EAI
56