Page 16 - Revista EAA - Edição 65
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TESTE EAA
Golf Variant, a aposta da
VW no mercado de peruas
DEPOIS DE ENCERRAR A PRODUÇÃO DA PARATI EM OUTUBRO A única falta sentida é não haver
DE 2012, A VOLKSWAGEN RESOLVE REINAUGURAR UM faixa degradê no para-brisa, um deta-
SEGMENTO ESQUECIDO NO BRASIL TRAZENDO DO MÉXICO UM lhe pequeno, mas que faz falta no en-
DIGNO REPRESENTANTE DESSE TIPO DE VEÍCULO... BOB SHARP solarado Brasil.
O que é notável, porém, é o aporte
de sistemas de assistência ao motorista
Em um mercado inundado por SUVs e crossovers como o brasileiro, a decisão da de alta tecnologia, inéditos nessa cate-
Volkswagen brasileira em voltar oferecer uma perua, ainda mais do nível da Golf goria de compactos. Entre eles, temos:
Variant, é altamente elogiável. A atual Golf Variant foi lançada simultaneamente Freios multicolisão – evita a ocor-
com o Golf de sétima geração em março de 2013, no Salão de Genebra, encan- rência de colisões múltiplas, quando
tando a todos. Essa geração do VW mais vendido no mundo atualmente com- após uma colisão contra uma defensa
preende estrutura totalmente nova, a plataforma MQB para modelos com motor metálica de rodovia, por exemplo, o
transversal, que se caracteriza pela elevada rigidez e construção com aços dife- veículo segue em movimento poden-
renciados para comportamento nos acidentes que proteja melhor os ocupantes. do atingindo outros. O sistema aciona
Importada do México, a Golf Variant é oferecida em duas versões, Comfor- automaticamente os freios de forma a
tline e Highline, que custam, sem opcionais, R$ 87.490 e R$ 94.990, respecti- reduzir bem a energia cinética residu-
vamente. Motor e transmissão são exatamente iguais aos do Golf 1,4-litro TSI al. A detecção do primeiro acidente se
já existente no mercado. O motor é um turbo de injeção direta, 140 cv de 4.500 dá pelo acionamento dos airbags. Tal
a 6.000 rpm e 25,5 kgf•m de 1.500 a 3.500 rpm. O câmbio, um 7-marchas frenagem é administrada pelo controle
robotizado de duas embreagens a seco, permite trocas manuais pela alavanca de estabilidade a partir de determinado
ou por borboletas atrás do volante (este é opcional na Comfortline). A única valor de desaceleração, permitindo ao
diferença entre a Golf Variant fabricada na Alemanha e no México é no freio motorista total controle do veículo nes-
de estacionamento, elétrico no primeiro caso e mecânico por alavanca entre os sa condição adversa. Mas o motorista
bancos, no segundo. tem prioridade sobre o sistema, que
O grande trunfo da Golf Variant é capacidade do compartimento de baga- ao reconhecer que ele está acelerando,
gem, nada menos que 605 litros, praticamente o dobro do Golf (313) litros e desliga-se, permitindo levar o carro até
maior que a de praticamente todos os SUV e crossovers. Com banco traseiro um local seguro onde possa parar.
dividido 1/3-2/3 rebatido a capacidade sobe para 1.620 litros, verdadeiro “fur- Bloqueio eletrônico do diferencial FOTOS DIVULGAÇÃO
gão”. A carga útil não deixa por menos: 523 kg. – esse bloqueio está integrado ao con-
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