Page 16 - Revista EAA - Edição 65
P. 16

TESTE EAA




           Golf Variant, a aposta da



           VW no mercado de peruas

























           DEPOIS DE ENCERRAR A PRODUÇÃO DA PARATI EM OUTUBRO                     A única falta sentida é não haver
           DE 2012, A VOLKSWAGEN RESOLVE REINAUGURAR UM                        faixa degradê no para-brisa, um deta-
           SEGMENTO ESQUECIDO NO BRASIL TRAZENDO DO MÉXICO UM                  lhe pequeno, mas que faz falta no en-
           DIGNO REPRESENTANTE DESSE TIPO DE VEÍCULO...     BOB SHARP          solarado Brasil.
                                                                                  O que é notável, porém, é o aporte
                                                                               de sistemas de assistência ao motorista
           Em um mercado inundado por SUVs e crossovers como o brasileiro, a decisão da   de alta tecnologia, inéditos nessa cate-
           Volkswagen brasileira em voltar oferecer uma perua, ainda mais do nível da Golf   goria de compactos. Entre eles, temos:
           Variant, é altamente elogiável. A atual Golf Variant foi lançada simultaneamente   Freios multicolisão – evita a ocor-
           com o Golf de sétima geração em março de 2013, no Salão de Genebra, encan-  rência de colisões múltiplas, quando
           tando a todos. Essa geração do VW mais vendido no mundo atualmente com-  após uma colisão contra uma defensa
           preende estrutura totalmente nova, a plataforma MQB para modelos com motor   metálica de rodovia, por exemplo, o
           transversal, que se caracteriza pela elevada rigidez e construção com aços dife-  veículo  segue  em  movimento  poden-
           renciados para comportamento nos acidentes que proteja melhor os ocupantes.  do atingindo outros. O sistema aciona
             Importada do México, a Golf Variant é oferecida em duas versões, Comfor-  automaticamente os freios de forma a
           tline e Highline, que custam, sem opcionais, R$ 87.490 e R$ 94.990, respecti-  reduzir bem a energia cinética residu-
           vamente. Motor e transmissão são exatamente iguais aos do Golf 1,4-litro TSI   al. A detecção do primeiro acidente se
           já existente no mercado. O motor é um turbo de injeção direta, 140 cv de 4.500   dá pelo acionamento dos airbags. Tal
           a 6.000 rpm e 25,5 kgf•m de 1.500 a 3.500 rpm. O câmbio, um 7-marchas   frenagem é administrada pelo controle
           robotizado de duas embreagens a seco, permite trocas manuais pela alavanca   de estabilidade a partir de determinado
           ou por borboletas atrás do volante (este é opcional na Comfortline). A única   valor de desaceleração, permitindo ao
           diferença entre a Golf Variant fabricada na Alemanha e no México é no freio   motorista total controle do veículo nes-
           de estacionamento, elétrico no primeiro caso e mecânico por alavanca entre os   sa condição adversa. Mas o motorista
           bancos, no segundo.                                                 tem prioridade sobre o sistema, que
             O grande trunfo da Golf Variant é capacidade do compartimento de baga-  ao reconhecer que ele está acelerando,
           gem, nada menos que 605 litros, praticamente o dobro do Golf (313) litros e   desliga-se, permitindo levar o carro até
           maior que a de praticamente todos os SUV e crossovers. Com banco traseiro   um local seguro onde possa parar.
           dividido 1/3-2/3 rebatido a capacidade sobe para 1.620 litros, verdadeiro “fur-  Bloqueio eletrônico do diferencial  FOTOS DIVULGAÇÃO
           gão”. A carga útil não deixa por menos: 523 kg.                     – esse bloqueio está integrado ao con-

           16
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21