Page 36 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA
Nova tecnologia proporciona
visão para todos os lados
PRÓXIMA DE SE TORNAR REALIDADE, TECNOLOGIA
AUMENTARÁ SIGNIFICATIVAMENTE A SEGURANÇA
NOS CAMINHÕES BOB SHARP
A Volvo Trucks desenvolveu uma nova tecnologia que pode reduzir expressiva- Johan Almqvist, diretor de Tráfego e
mente o risco de acidentes causados por campo de visão limitado. Ela permite Segurança do Produto da Volvo Tru-
que o veículo faça uma varredura de 360 graus de tudo que está à volta. O carro cks. “Esta exclusiva tecnologia nos
avalia a informação a partir de várias fontes simultaneamente, com funciona- levou a mais um passo em direção à
mento muito parecido com o da mente humana, e sugere ações para evitar qual- nossa ideia e esperamos que venha a
quer incidente. A tecnologia encontra-se, hoje, na fase de testes e pode se tornar salvar muitas vidas no futuro.”
realidade entre cinco e dez anos a partir de agora.
A tecnologia é resultado de um singular projeto de pesquisa chamado Non- Copiloto virtual
-Hit Car and Truck (Carro e Caminhão Sem-Batida), em cooperação com a O principal componente dessa tecno-
Volvo Cars. Pela primeira vez, é possível permitir a um veículo registrar e avaliar logia é a plataforma de dados que jun-
tudo o que está acontecendo à sua volta e sugerir ações para evitar acidentes, tais ta o sinal sensorial de câmeras, radares
como atropelamentos, colisão com ciclistas ou outros carros. Caso o motorista e outros sensores posicionados em to-
não responda às ações sugeridas, a di- dos os lados do veículo. Ela permite
reção ou o sistema de freio pode ser Se o motorista não responder que o caminhão execute uma varre-
ativado autonomamente. às ações sugeridas pelo sistema, dura 360-graus do que se encontra à
“Nossa concepção de segurança o sistema de direção ou de volta a cada 25 milissegundos. Todos
de tráfego é não haver acidentes en- frenagem pode ser ativado os dados recebidos são analisados e
volvendo caminhões Volvo,” diz Carl de forma autônoma são geradas diferentes opções de rota
para o carro. Ao combinar vários sis-
temas de sensoriamento, a tecnologia
é capaz de distinguir e identificar di-
ferentes usuários da estrada incluindo
pedestres, ciclistas, motociclistas e ou-
tros veículos. Ela permite “ver” tanto
distância quanto direção.
“A tecnologia pode prever cená-
rios de tráfego até cinco segundos
à frente, dependendo da velocida-
de dos objetos e traçar um mapa
do melhor plano de ação,” comenta
Mansour Keshavarz, Engenheiro de
Sistemas da Volvo Trucks, que tra-
balhou nessa tecnologia. Em muitas
maneiras, a tecnologia atua como um
copiloto – porém um que é capaz FOTOS DIVULGAÇÃO
de ver tudo em volta do veículo. Ela
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