Page 32 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA




           Motor Audi 1.8 TSFI:



           eficiência revelada





           MOTOR TRAZ DIVERSAS INOVAÇÕES, COMO O DUPLO                         nas paradas e o religa), que equipam os
           SISTEMA DE INJEÇÃO, QUE REDUZIRAM O CONSUMO EM ATÉ                  novos modelos da marca, também fa-
           21%, SEGUNDO A MATRIZ ALEMÃ. ENTRETANTO, AS MÉDIAS                  zem parte do pacote tecnológico volta-
           NO BRASIL SÃO BEM DIFERENTES      FABIO OMETTO                      do às reduções do consumo e emissões.
                                                                                  Totalmente redesenhado, o novo
                                                                               quatro-cilindros em linha desloca
           Para atender às novas e drásticas restrições de emissões de poluentes previstas   1.798 cm³ alcança os 170 cv de po-
           pela norma Euro 6, em vigor desde o ano passado na União Europeia, a Audi   tência máxima já a 3.800 rpm e a pro-
           lançou em 2011, na Alemanha, o motor 1.8 Turbo FSI (injeção direta estratifica-  duz até 6.200 rpm, e entrega o torque
           da de combustível, em inglês), de 170 cv, em substituição ao 2.0 TFSI, de 180 cv.   constante de 32,6 kgfm entre 1.400 e
           Começando pela família A5, o novo motor foi sendo progressivamente incorpo-  3.700 rpm (no 2.0, este mesmo torque
           rado aos outros modelos compactos da marca. No Brasil, o 1.8 TFSI chegou em   se estendia de 1.500 a 3.900 rpm).
           2013, equipando o A3 Sportback (embora em uma configuração de 180 cv), e,   Apesar de toda essa força, destaca
           desde janeiro deste ano, passou a equipar as versões 2015 dos A4 Sedan e Avant   a Audi, o modelo A5 Coupé, equipa-
           (perua) e do A5 Sportback, mas de volta à potência original.        do com o novo 1.8 TFSI no mercado
             Mesmo com a perda 10 cv em relação ao antecessor, de acordo com a Audi, o   europeu,  consome  apenas  5,7  litros
           novo 1.8 TFSI lançou novos padrões de desempenho e de eficiência. Visando obter   de combustível a cada 100 km – ou
           um forte desempenho com o mínimo de consumo de combustível, os engenheiros   17,5  km/l –, o que corresponde ao
           aplicaram novas soluções em diversos aspectos do motor, como o duplo sistema de   menor consumo da categoria, até
           injeção (direta e indireta), monitoramento do fluxo do líquido de arrefecimento,   21% menor que o 2.0 TFSI. Ao mes-
           além das reduções de peso e do atrito interno. Ao mesmo tempo, os sistemas de   mo tempo, a emissão de CO 2 baixou
           recuperação de energia em descidas e frenagens, e o de start-stop (desliga o motor   significativamente, de 155 g/km do
                                                                               modelo anterior para 134 g/km – o
           O A5 Coupé, com o 1.8 TFSI no mercado europeu faz                   que corresponde a uma diminuição
           17,5 km/l, ou seja, consumo até 21% menor que o 2.0 TFSI            de 13,5% no volume do gás lançado
                                                                               pelo escapamento.

                                                                               Evolução 360º
                                                                               O  trabalho  de  desenvolvimento  do
                                                                               1.8 TFSI se concentrou no compor-
                                                                               tamento da combustão, mas envolveu
                                                                               todos os aspectos do projeto, incluindo
                                                                               redesenho de componentes internos e
                                                                               externos, novos materiais e inovações
                                                                               tecnológicas nos sistemas acessórios.
                                                                               Além da injeção direta FSI, o novo
                                                                               motor também usa um sistema in-
                                                                               direto MPI (injeção multiponto). A
                                                                               pressão no tubo  distribuidor  do sis-
                                                                               tema FSI foi aumentada de 150 para  FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                                               200 bar. A injeção direta é ativada du-

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