Page 32 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA
Motor Audi 1.8 TSFI:
eficiência revelada
MOTOR TRAZ DIVERSAS INOVAÇÕES, COMO O DUPLO nas paradas e o religa), que equipam os
SISTEMA DE INJEÇÃO, QUE REDUZIRAM O CONSUMO EM ATÉ novos modelos da marca, também fa-
21%, SEGUNDO A MATRIZ ALEMÃ. ENTRETANTO, AS MÉDIAS zem parte do pacote tecnológico volta-
NO BRASIL SÃO BEM DIFERENTES FABIO OMETTO do às reduções do consumo e emissões.
Totalmente redesenhado, o novo
quatro-cilindros em linha desloca
Para atender às novas e drásticas restrições de emissões de poluentes previstas 1.798 cm³ alcança os 170 cv de po-
pela norma Euro 6, em vigor desde o ano passado na União Europeia, a Audi tência máxima já a 3.800 rpm e a pro-
lançou em 2011, na Alemanha, o motor 1.8 Turbo FSI (injeção direta estratifica- duz até 6.200 rpm, e entrega o torque
da de combustível, em inglês), de 170 cv, em substituição ao 2.0 TFSI, de 180 cv. constante de 32,6 kgfm entre 1.400 e
Começando pela família A5, o novo motor foi sendo progressivamente incorpo- 3.700 rpm (no 2.0, este mesmo torque
rado aos outros modelos compactos da marca. No Brasil, o 1.8 TFSI chegou em se estendia de 1.500 a 3.900 rpm).
2013, equipando o A3 Sportback (embora em uma configuração de 180 cv), e, Apesar de toda essa força, destaca
desde janeiro deste ano, passou a equipar as versões 2015 dos A4 Sedan e Avant a Audi, o modelo A5 Coupé, equipa-
(perua) e do A5 Sportback, mas de volta à potência original. do com o novo 1.8 TFSI no mercado
Mesmo com a perda 10 cv em relação ao antecessor, de acordo com a Audi, o europeu, consome apenas 5,7 litros
novo 1.8 TFSI lançou novos padrões de desempenho e de eficiência. Visando obter de combustível a cada 100 km – ou
um forte desempenho com o mínimo de consumo de combustível, os engenheiros 17,5 km/l –, o que corresponde ao
aplicaram novas soluções em diversos aspectos do motor, como o duplo sistema de menor consumo da categoria, até
injeção (direta e indireta), monitoramento do fluxo do líquido de arrefecimento, 21% menor que o 2.0 TFSI. Ao mes-
além das reduções de peso e do atrito interno. Ao mesmo tempo, os sistemas de mo tempo, a emissão de CO 2 baixou
recuperação de energia em descidas e frenagens, e o de start-stop (desliga o motor significativamente, de 155 g/km do
modelo anterior para 134 g/km – o
O A5 Coupé, com o 1.8 TFSI no mercado europeu faz que corresponde a uma diminuição
17,5 km/l, ou seja, consumo até 21% menor que o 2.0 TFSI de 13,5% no volume do gás lançado
pelo escapamento.
Evolução 360º
O trabalho de desenvolvimento do
1.8 TFSI se concentrou no compor-
tamento da combustão, mas envolveu
todos os aspectos do projeto, incluindo
redesenho de componentes internos e
externos, novos materiais e inovações
tecnológicas nos sistemas acessórios.
Além da injeção direta FSI, o novo
motor também usa um sistema in-
direto MPI (injeção multiponto). A
pressão no tubo distribuidor do sis-
tema FSI foi aumentada de 150 para FOTOS DIVULGAÇÃO
200 bar. A injeção direta é ativada du-
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