Page 37 - Revista EAA - Edição 65
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A nova tecnologia permite ao
                                                                               caminhão fazer uma varredura
                                                                               de 360º a cada 25 milissegundos

                                                                               (meio) A tecnologia funciona
                                                                               como a mente humana, e sugere
                                                                               ações para evitar incidentes

                                                                               (inferior) Nova tecnologia da
                                                                               Volvo protege tanto transeuntes
                                                                               quanto ciclistas


                                                                               pode, também, alertar ao motorista
                                                                               para coisas que estão acontecendo de
                                                                               modo que ele - ou ela - possa reagir,
                                                                               por exemplo, fazendo soar um alar-
                                                                               me ou aplicando os freios para evitar
                                                                               uma colisão.

                                                                               Desafios pela frente
                                                                               A tecnologia ainda não está pron-
                                                                               ta para ser aplicada em um sistema
                                                                               de segurança comercial. Comparado
                                                                               com a automação dos carros, há de-
                                                                               safios  específicos  a  serem  superados
                                                                               ao desenvolver esse tipo de tecnologia
                                                                               para veículos pesados.
                                                                                  “Caminhões são diferentes e não
                                                                               agem da mesma maneira que os carros
                                                                               no tráfego. Cada caminhão é carrega-
                                                                               do de maneira distinta, por exemplo, e
                                                                               suas grandes dimensões impedem que
                                                                               consigam realizar fortes manobras
                                                                               evasivas, como desviar abruptamente
                                                                               para evitar uma batida. Desse modo,
                                                                               é importante pesquisar e desenvolver
                                                                               uma tecnologia especificamente para
                                                                               caminhões,” diz Mansour Keshavarz.
                                                                                  A introdução no mercado pode se
                                                                               dar dentro de cinco a dez anos, segun-
                                                                               do Carl Johan Almqvist.
                                                                                  “Temos os principais componen-
                                                                               tes prontos, mas precisamos fazer
                                                                               muitos testes para termos certeza de
                                                                               que o sistema é à prova de falhas. Se
                                                                               conseguirmos vencer esses desafios,
                                                                               um futuro sem acidentes com cami-
                                                                               nhões está perto.”            n

                                                                                                           37
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