Page 37 - Revista EAA - Edição 65
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A nova tecnologia permite ao
caminhão fazer uma varredura
de 360º a cada 25 milissegundos
(meio) A tecnologia funciona
como a mente humana, e sugere
ações para evitar incidentes
(inferior) Nova tecnologia da
Volvo protege tanto transeuntes
quanto ciclistas
pode, também, alertar ao motorista
para coisas que estão acontecendo de
modo que ele - ou ela - possa reagir,
por exemplo, fazendo soar um alar-
me ou aplicando os freios para evitar
uma colisão.
Desafios pela frente
A tecnologia ainda não está pron-
ta para ser aplicada em um sistema
de segurança comercial. Comparado
com a automação dos carros, há de-
safios específicos a serem superados
ao desenvolver esse tipo de tecnologia
para veículos pesados.
“Caminhões são diferentes e não
agem da mesma maneira que os carros
no tráfego. Cada caminhão é carrega-
do de maneira distinta, por exemplo, e
suas grandes dimensões impedem que
consigam realizar fortes manobras
evasivas, como desviar abruptamente
para evitar uma batida. Desse modo,
é importante pesquisar e desenvolver
uma tecnologia especificamente para
caminhões,” diz Mansour Keshavarz.
A introdução no mercado pode se
dar dentro de cinco a dez anos, segun-
do Carl Johan Almqvist.
“Temos os principais componen-
tes prontos, mas precisamos fazer
muitos testes para termos certeza de
que o sistema é à prova de falhas. Se
conseguirmos vencer esses desafios,
um futuro sem acidentes com cami-
nhões está perto.” n
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