Page 38 - Revista EAA - Edição 65
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AEROESPACIAL
Fenestron: muito além
de uma solução estética
DIFUNDIDO NA LINHA No voo de um helicóptero ocorre o efeito de torque quando, durante a rota-
AIRBUS HELICOPTERS, ção do rotor principal, existe uma tendência de giro da aeronave no sentido
oposto ao do rotor principal. Esse movimento tem de ser neutralizado pelo
O FENESTRON É UM
rotor de cauda. Todos os sistemas antitorque devem ser certificados dentro
RECURSO CONSAGRADO de exigências específicas e garantir o pleno controle do helicóptero dentro
E VISUALMENTE de um envelope mínimo de voo, exigido pelas regulamentações civis, sendo
que o Fenestron atende a esses requisitos. A origem do nome vem do francês
MARCANTE JOÃO TILKI
provençal fenestrou, que significa “janela pequena”.
Diferente do usualmente empregado rotor traseiro exposto e do sistema
NOTAR (NO TAil Rotor, sem rotor traseiro), o Fenestron é uma solução de-
senvolvida pela então francesa Sud Aviation, passando para Aerospatiale (de-
pois Eurocopter e atual Airbus Helicopters). Na década de 1960, a fragilidade
e a vulnerabilidade dos rotores de cauda convencionais levaram a pesquisas
para melhorar o sistema. Na época, o departamento de aerodinâmica da Sud
Aviation projetou um rotor carenado para o helicóptero SA340 Gazelle, em
1968. Assim surgia a primeira geração do Fenestron. Naquela época, poucos
perceberam o significado da inovação frente às tecnologias então reinantes FOTO DIVULGAÇÃO
em termos de asas rotativas. Posteriormente, foi testado em um protótipo do
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