Page 33 - Revista EAA - Edição 65
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O desenvolvimento do 1.8 TFSI se
               concentrou no comportamento
                  da combustão, mas envolveu
           redesenho de componentes internos
                  e externos e novos materiais




           rante a partida e em altas rotações. Ela
           pode efetuar duas ou três operações
           de injeção individual por ciclo. Em
           regime de cargas parciais, o sistema
           indireto MPI entra em ação injetan-
           do o combustível no final do coletor
           de admissão, onde é misturado com o   gerenciamento do motor 1.8 TFSI enriqueça a mistura ao máximo, o que baixa
           ar. Segundo a Audi, essa combinação   significativamente o consumo de combustível quando se conduz esportivamente.
           reduz o consumo de combustível e a   O turbocompressor do 1.8 TFSI é um projeto totalmente novo e desenvolve
           emissão de particulados.          uma pressão quase constante de 1,3 bar. As principais características incluem a
             Para otimizar o fluxo de gases, o   roda de turbina feita com uma nova liga que pode suportar temperaturas de gases
           sistema Audi Valvelift ajusta o levanta-  de escapamento de até 980 °C, o sensor de oxigênio montado diretamente sobre
           mento das válvulas de escapamento em   a turbina, um amortecedor de pulsação e um atuador elétrico da válvula de alívio,
           dois níveis, além do sistema de variação   que regula a pressão de superalimentação de maneira rápida e precisa.
           contínua da fase do comando de válvu-  O motor inteiramente feito de alumínio teve o seu peso reduzido para
           las de admissão entre 30° e 60º, geran-  131,5 kg (contra 135 do antigo 2.0), graças ao módulo que reúne o turbocom-
           do mais torque em baixas rotações.  pressor ao cabeçote e a um novo método de fundição para o bloco, que reduziu
             O 1.8  TFSI incorpora, também,   a espessura das paredes para apenas 3 mm. Contribuiu também para o menor
           um inovador sistema de monitora-  peso do motor a redução de oito para quatro contrapesos no novo virabrequim,
           mento térmico do motor, totalmen-  mancais com menor diâmetro, pistões compostos por uma nova liga de alta resis-
           te eletrônico, que tem como um dos   tência, cárter feito de polímeros leves e muitos parafusos de alumínio.
           objetivos  trazer  o  óleo  lubrificante   O atrito interno foi diminuído drasticamente pela montagem de duas árvores
           até a temperatura de operação o mais   de balanceamento, que compensam as forças inerciais incidentes nos mancais, e
           rápido possível em seguida à partida   por um inovador revestimento nas saias dos pistões, composto de uma camada de
           a frio. Um conjunto de válvulas ajus-  Alusil (alumínio e silício); este composto é aplicado também, a fogo, nas paredes
           táveis ao longo do sistema de arrefe-  dos cilindros e permite a formação de pequenas bolsas de retenção do óleo lubri-
           cimento controla os fluxos aquecidos   ficante, mais eficientes que o brunimento convencional.
           entre o motor, o trocador de calor da   Por fim, o ajuste da nova bomba de óleo requer pouca energia, e o jato de
           transmissão e do aquecedor de cabine.   óleo para resfriamento da saia dos pistões é controlado por meio de um sistema
           O radiador principal, o qual dissipa o   elétrico de alta precisão.
           calor com o ar ambiente, não começa a
           receber líquido senão até o último mo-  Consumo conflitante
           mento possível. Com isso, reduzem-se   De acordo com os dados fornecidos pela Audi do Brasil, o desempenho dos
           as emissões de CO 2 do 1.8 TFSI ao   novos modelos disponíveis aqui com o motor 1.8 TFSI é praticamente o mes-
           redor de 2,5 g/100 km.            mo das antigas versões 2.0. Combinado ao câmbio Multitronic (CVT, conti-
             Esse conceito é beneficiado pela   nuamente variável) de oito marchas virtuais, o A4 Sedan Attraction, com seus
           integração do coletor de escapamento   1.427 kg de peso em ordem de marcha, acelera de zero a 100 km/h em 8,3
           ao cabeçote, que por isso é arrefecido a   segundos (contra os 8,2 s anteriores) e atinge a velocidade máxima de 225 km/h
           líquido. Com isso, a temperatura dos   (apenas 1 km/h a menos). Por sua vez, o novo A5 Sportback (com 1.525 kg)
           gases de escapamento também  é re-  ficou 0,2 s mais rápido, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,4 s, e atinge 220 km/h
           duzida, tornando desnecessário que o   (contra os 222 km/h de antes).

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