Page 43 - Revista EAA - Edição 65
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comparação com um carro de mesmo                                            O mais recente sistema de
           porte e tração traseira; é dessa ordem a                                  desconexão de eixo da GKN
           magnitude. Fora que a tração integral                                   Driveline para os utilitários dos
           custa dinheiro. Assim, nosso foco é ter                                   segmentos de A a C é usado
           os benefícios sem sofrer as dores.”                                       no Jeep Renegade e no seu
             Não é exagero afirmar que a Audi                                        companheiro de plataforma
           ditou o caminho da tração integral                                                         Fiat 500X
           com seu sistema quattro e o membro
           da diretoria de Desenvolvimento Téc-
           nico,  o dr. Ulrich Hackenberg  disse
           que seus engenheiros estão “trabalhan-
           do intensamente para incluir a tração
           integral no nosso programa de redução
           de emissões de CO2”.
             Segundo o dr. Hackenberg, a VW-
           -Audi está desenvolvendo sistema de
           tração integral que é “totalmente con-  Mas metais leves como magnésio (usado durante décadas nas carcaças dos
           troláveis por roda, com desligamento   transeixos de VW) no lugar de fundidos de alumínio na transmissão implicam
           de eixo (sem transmissão de torque   em maior custo. “Não há almoço grátis nesse ramo – mas em alguns casos o custo
           para o eixo secundário) e o religar ba-  a mais vale muito a pena, já que estamos trabalhando para atender o consumo de
           seado em condição específica do uso.”   23,1 km/l em 2025”, comentou Leone. Ele explicou que cada programa de de-
           Em uma rápida entrevista no Salão, ele   senvolvimento de veículo da GM é visto em termos de dólar por grama de CO2
           disse esperar que os futuros sistemas   economizado em todo o ciclo de vida do veículo. Desse modo, os engenheiros
           de tração integral venham a empregar   procuram saber quantos dólares devem gastar para poupar cada grama de CO2
           eixos-e – “motores elétricos na trasei-  durante 250.000 km. Custo adicional de material em caixas de transferência e
           ra ou na dianteira, adicionalmente ao   unidades de tomada de força pode permitir economia de CO2 a um custo menor
           motor de combustão”. E ele disse que   por grama do que alternativas.
           massa continuará a ser retirada por   Em termos de se projetar o mecanismo, como o dimensionamento de engre-
           meio de desenvolvimento criterioso de   nagens e mancais, “é tudo questão de projetá-los para o ciclo de serviço – mas não
           componentes e sistemas (espessura de   ir além da necessidade,” disse Robert Genway-Haden, vice-presidente global de
           paredes de carcaças fundidas calcula-  Tecnologia de Produto - Sistema de Tração Integral da GKN Driveline Ameri-
           das com precisão para tensões e cargas,   cas. “Mesmo em sistemas que não desconectam, estamos bem atentos a tudo que
           por exemplo) e potencialmente por   possa reduzir peso, atrito e arrasto no sistema. Até níveis de fluidos e aqueles de
           meio de materiais premium também.  diferente viscosidade são importantes.”

                                                           Sofisticados módulos de tração traseira eletromecânicos
                                                        com acoplamentos ativos de controle eletrônico integrados
                                                              são a base do sucesso dos sistemas de tração integral
                                                           com desconexão “inteligente” do eixo. A imagem mostra
                                                       diferencial de eixo traseiro ETM da GKN lançado nos carros de
                                                        alto desempenho Jaguar XK e XF “R”. Seu módulo eletrônico
                                                           de controle dedicado utiliza software de propriedade da
                                                         IPM para monitorar o tempo todo os requisitos de torque e
                                                          administrar o motor elétrico que se encarrega da atuação
                                                           da embreagem. O sistema funciona sem intervenção do
                                                       motorista e continuamente se adapta tanto aos movimentos
                                                           do acelerador do motorista quanto ao nível de aderência
                                                                         disponível em cada roda individualmente

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