Page 43 - Revista EAA - Edição 65
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comparação com um carro de mesmo O mais recente sistema de
porte e tração traseira; é dessa ordem a desconexão de eixo da GKN
magnitude. Fora que a tração integral Driveline para os utilitários dos
custa dinheiro. Assim, nosso foco é ter segmentos de A a C é usado
os benefícios sem sofrer as dores.” no Jeep Renegade e no seu
Não é exagero afirmar que a Audi companheiro de plataforma
ditou o caminho da tração integral Fiat 500X
com seu sistema quattro e o membro
da diretoria de Desenvolvimento Téc-
nico, o dr. Ulrich Hackenberg disse
que seus engenheiros estão “trabalhan-
do intensamente para incluir a tração
integral no nosso programa de redução
de emissões de CO2”.
Segundo o dr. Hackenberg, a VW-
-Audi está desenvolvendo sistema de
tração integral que é “totalmente con- Mas metais leves como magnésio (usado durante décadas nas carcaças dos
troláveis por roda, com desligamento transeixos de VW) no lugar de fundidos de alumínio na transmissão implicam
de eixo (sem transmissão de torque em maior custo. “Não há almoço grátis nesse ramo – mas em alguns casos o custo
para o eixo secundário) e o religar ba- a mais vale muito a pena, já que estamos trabalhando para atender o consumo de
seado em condição específica do uso.” 23,1 km/l em 2025”, comentou Leone. Ele explicou que cada programa de de-
Em uma rápida entrevista no Salão, ele senvolvimento de veículo da GM é visto em termos de dólar por grama de CO2
disse esperar que os futuros sistemas economizado em todo o ciclo de vida do veículo. Desse modo, os engenheiros
de tração integral venham a empregar procuram saber quantos dólares devem gastar para poupar cada grama de CO2
eixos-e – “motores elétricos na trasei- durante 250.000 km. Custo adicional de material em caixas de transferência e
ra ou na dianteira, adicionalmente ao unidades de tomada de força pode permitir economia de CO2 a um custo menor
motor de combustão”. E ele disse que por grama do que alternativas.
massa continuará a ser retirada por Em termos de se projetar o mecanismo, como o dimensionamento de engre-
meio de desenvolvimento criterioso de nagens e mancais, “é tudo questão de projetá-los para o ciclo de serviço – mas não
componentes e sistemas (espessura de ir além da necessidade,” disse Robert Genway-Haden, vice-presidente global de
paredes de carcaças fundidas calcula- Tecnologia de Produto - Sistema de Tração Integral da GKN Driveline Ameri-
das com precisão para tensões e cargas, cas. “Mesmo em sistemas que não desconectam, estamos bem atentos a tudo que
por exemplo) e potencialmente por possa reduzir peso, atrito e arrasto no sistema. Até níveis de fluidos e aqueles de
meio de materiais premium também. diferente viscosidade são importantes.”
Sofisticados módulos de tração traseira eletromecânicos
com acoplamentos ativos de controle eletrônico integrados
são a base do sucesso dos sistemas de tração integral
com desconexão “inteligente” do eixo. A imagem mostra
diferencial de eixo traseiro ETM da GKN lançado nos carros de
alto desempenho Jaguar XK e XF “R”. Seu módulo eletrônico
de controle dedicado utiliza software de propriedade da
IPM para monitorar o tempo todo os requisitos de torque e
administrar o motor elétrico que se encarrega da atuação
da embreagem. O sistema funciona sem intervenção do
motorista e continuamente se adapta tanto aos movimentos
do acelerador do motorista quanto ao nível de aderência
disponível em cada roda individualmente
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