Page 44 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA
O ECOnnect da ZF é uma variedade
de soluções de transmissão por tração
integral que conta com capacidade de
desconexão. A gama de
produtos inclui módulos
de tração traseira tanto
de embreagem única
(mostrada) quanto de duas.
Projetado para arquiteturas
de tração integral baseadas em
tração dianteira, ele destina-se
a diminuir em muito o delta de
consumo de combustível entre
o veículo-base de tração dianteira
e a versão de tração integral
Desempenho de diferencial como CVT Uma evolução do Actimax que
Lançamentos recentes de veículos mostram o caminho para a tração integral virá em 2016 num veículo de tração
codesenvolvidos com fornecedores de trem motriz e transmissão – um espaço integral cuja base é um tração diantei-
que está se tornando cada vez mais congestionado em termos de propriedade ra, é o Flex4, que inclui um mecanis-
intelectual e atividade de patentes. AAM, BorgWarner, Dana, GKN, Magna Po- mo de desconexão rápida na tomada
wertrain, Grupo Schaeffler e ZF são, aos olhos de um gerente de programa da de força. A Flex4 possibilita a embre-
Ford, “os atores predominantes na competição de trem motriz” para inovar mais, agem do acoplamento de tração ficar
evoluir e aprimorar a eletrônica de controle e de mecanismos internos incluindo totalmente aberta, desconectando o
a estratégia de mancais, de vedadores e de lubrificantes que ajudarão a aumentar a eixo traseiro da árvore de transmissão.
eficiência dos sistemas. “Eixos que se desconectam é a grande tecnologia do pró- O torque de arrasto é tido como es-
ximo ciclo de produto,” disse o engenheiro (que pediu para não ser identificado) tar na faixa de 1 N•m, disse Khatra,
à Automotive Engineering. e o sistema é capaz de proporcionar
Muito do espaço dos sistemas de tração integral, em termos de volume, é ocu- uma redução de consumo de 4% a 7%
pado por produtos conhecidos. O BMW X4 2015, por exemplo, é a 20ª aplicação dependendo do tipo de veículo (veja
em veículo da caixa de transferência da tração integral “ativa” Actimax da Magna, http://articles.sae.org/13615/).
chamada de BMW XDrive e utilizada em toda a série X de utilitários. Uma O RDM (iniciais em inglês de
versão de duas relações é usada no Jeep Grand Cherokee e na Chevrolet Silve- módulos de tração traseira) está se
rado. Caixas de transferência totalmente ativas “funcionam como um diferencial tornando mais sofisticado nos siste-
continuamente variável”, explicou Ajit Khatra, gerente de Verificação e Testes de mas de tração integral mais recen-
Veículos da Magna Powertrain, durante uma sessão de testes de inverno no norte tes, conforme visto no novo módulo
de Michigan a que a Automotive Engineering compareceu. ProActive utilizado nos utilitários
O Actimax, um desenho sem bomba que oferece acima de 30% menos Mercedes-Benz GLA, CLA e A45
perdas por patinagem do que os tipos com bomba, emprega uma embreagem AMG. Desenvolvido pela Magna
multidisco em banho de óleo atuada por um servomotor que provê divisão de especificamente para utilitários do
torque modulada entre os eixos dianteiro e traseiro. Normalmente com 60% segmento C, o ProActive integra um
para o eixo traseiro nos BMW, quando patinagem de roda é detectada pelo acoplamento de tração integral com o
ABS/controle de estabilidade o sistema é capaz de reagir em até 0,10 segundo módulo de tração traseira que resulta
para redistribuir até 100% do torque do motor para eixo dianteiro ou traseiro. O numa redução de peso de 10% (mais
sistema pode frear cada roda individualmente para ajudar a recuperar tração ou de 2 kg), dizem as empresas. O siste-
estabilidade direcional. ma traz um circuito de óleo comum
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