Page 44 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA





           O ECOnnect da ZF é uma variedade
           de soluções de transmissão por tração
           integral que conta com capacidade de
           desconexão. A gama de
           produtos inclui módulos
           de tração traseira tanto
           de embreagem única
           (mostrada) quanto de duas.
           Projetado para arquiteturas
           de tração integral baseadas em
           tração dianteira, ele destina-se
           a diminuir em muito o delta de
           consumo de combustível entre
           o veículo-base de tração dianteira
           e a versão de tração integral





           Desempenho de diferencial como CVT                                     Uma  evolução  do  Actimax  que
           Lançamentos recentes de veículos mostram o caminho para a tração integral   virá em 2016 num veículo de tração
           codesenvolvidos com fornecedores de trem motriz e transmissão – um espaço   integral cuja base é um tração diantei-
           que está se tornando cada vez mais congestionado em termos de propriedade   ra, é o Flex4, que inclui um mecanis-
           intelectual e atividade de patentes. AAM, BorgWarner, Dana, GKN, Magna Po-  mo de desconexão rápida na tomada
           wertrain, Grupo Schaeffler e ZF são, aos olhos de um gerente de programa da   de força. A Flex4 possibilita a embre-
           Ford, “os atores predominantes na competição de trem motriz” para inovar mais,   agem do acoplamento de tração ficar
           evoluir e aprimorar a eletrônica de controle e de mecanismos internos incluindo   totalmente aberta, desconectando o
           a estratégia de mancais, de vedadores e de lubrificantes que ajudarão a aumentar a   eixo traseiro da árvore de transmissão.
           eficiência dos sistemas. “Eixos que se desconectam é a grande tecnologia do pró-  O torque de arrasto é tido como es-
           ximo ciclo de produto,” disse o engenheiro (que pediu para não ser identificado)   tar na faixa de 1 N•m, disse Khatra,
           à Automotive Engineering.                                           e o sistema é capaz de proporcionar
             Muito do espaço dos sistemas de tração integral, em termos de volume, é ocu-  uma redução de consumo de 4% a 7%
           pado por produtos conhecidos. O BMW X4 2015, por exemplo, é a 20ª aplicação   dependendo do tipo de veículo (veja
           em veículo da caixa de transferência da tração integral “ativa” Actimax da Magna,   http://articles.sae.org/13615/).
           chamada de BMW XDrive e utilizada em toda a série X de utilitários. Uma   O RDM (iniciais em inglês de
           versão de duas relações é usada no Jeep Grand Cherokee e na Chevrolet Silve-  módulos de tração traseira) está se
           rado. Caixas de transferência totalmente ativas “funcionam como um diferencial   tornando mais sofisticado nos siste-
           continuamente variável”, explicou Ajit Khatra, gerente de Verificação e Testes de   mas de tração integral mais recen-
           Veículos da Magna Powertrain, durante uma sessão de testes de inverno no norte   tes, conforme visto no novo módulo
           de Michigan a que a Automotive Engineering compareceu.              ProActive utilizado nos utilitários
             O Actimax, um desenho sem bomba que oferece acima de 30% menos    Mercedes-Benz GLA, CLA e A45
           perdas por patinagem do que os tipos com bomba, emprega uma embreagem   AMG. Desenvolvido pela  Magna
           multidisco em banho de óleo atuada por um servomotor que provê divisão de   especificamente para utilitários do
           torque modulada entre os eixos dianteiro e traseiro. Normalmente com 60%   segmento C, o ProActive integra um
           para o eixo traseiro nos BMW, quando patinagem de roda é detectada pelo   acoplamento de tração integral com o
           ABS/controle de estabilidade o sistema é capaz de reagir em até 0,10 segundo   módulo de tração traseira que resulta
           para redistribuir até 100% do torque do motor para eixo dianteiro ou traseiro. O   numa redução de peso de 10% (mais
           sistema pode frear cada roda individualmente para ajudar a recuperar tração ou   de 2 kg), dizem as empresas. O siste-
           estabilidade direcional.                                            ma traz um circuito de óleo comum

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