Page 42 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA




           Tirando partido                                                          TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA
                                                                                           DE “GETTING A GRIP ON AWD
                                                                                      EFFICIENCY”, MATÉRIA PUBLICADA NA
           da eficiência da                                                        INTERNATIONAL ONLINE, VOL. 2, N° 1, 3 DE
                                                                                      REVISTA AUTOMOTIVE ENGINEERING
           tração integral                                                           FEVEREIRO DE 2015, TEXTO DE LINDSAY
                                                                                      BROOKE E TRADUÇÃO DE BOB SHARP





           OS BENEFÍCIOS DE
           SEGURANÇA E DESEMPENHO
           DA TRAÇÃO INTEGRAL
           SÃO INEGÁVEIS, MAS HÁ
           A QUESTÃO DO MAIOR
           PESO, PERDAS POR
           ATRITO E COMPLEXIDADE.
           SOLUÇÕES DE EIXOS QUE SE
           DESCONECTAM E EIXOS-E
           ESTÃO LEVANDO A FUTUROS
           DESENVOLVIMENTOS DESSE
           TIPO DE TRAÇÃO
           LINDSAY BROOKE

           A tração integral está se tornando um item essencial para quem enfrenta pistas  A credibilidade da marca Jeep

           escorregadias e rampas assustadoras no inverno. A crescente popularidade da tec-  está na capacidade off-road,
           nologia está se valendo do explosivo crescimento dos veículos utilitários do tipo  mesmo que a maioria dos
           crossover no mundo todo. A produção mundial de veículos de tração integral  proprietários nunca vá levar seus

           deverá crescer 6% ao ano, de acordo com o diretor de Produção Global da Mag-  Renegades 2015 para as trilhas.
           na Powertrain, Ron Frawley. No nordeste e meio-oeste superior dos EUA, e no  Engenheiros de transmissão
           Canadá, a participação da tração integral no volume total de vendas pode chegar  têm de achar o equilíbrio entre
           a 70%, dependendo do modelo do automóvel, enquanto mal chega a 15% em  “a estrada lisa” e os requisitos
           regiões de clima e topografia mais moderados.                       de desempenho off-road
             Juntamente com sua capacidade para qualquer clima e em todas as estações,  no mundialmente popular

           a tração integral oferece também atributos de desempenho em piso seco, otimi-  segmento dos utilitários crossover
           zando a força trativa do veículo por meio quatro rodas motrizes em vez de apenas  privilegiando o baixo consumo de
           duas. Todavia, junto com seus inerentes benefícios em dinâmica e segurança vêm  combustível por meio de redução

           os desafios.                                                        de atrito na transmissão e de
             A tração integral aumenta o consumo de combustível em até 5% (algo como  sistemas mais leves
           0,5 a 1,3 km/l) tomando por base um veículo semelhante de tração em duas
           rodas, observou Frawley. E isso bastou para levar engenheiros de trem motriz
           e planejadores da indústria a se empenharem na busca de soluções, disse Dave
           Leone, engenheiro-chefe executivo de veículos de Luxo e de Tração Traseira da
           General Motors.
             “O peso do sistema e as perdas parasitas do trem motriz associados à tração
           integral é no que todo mundo está trabalhando duro para reduzir,” disse Leone
           à Automotive Engineering durante o Salão de Los Angeles de 2014. “A penali-                          FOTOS DIVULGAÇÃO
           dade de peso de um sistema de tração integral comum é da ordem de 90 kg em

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