Page 42 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA
Tirando partido TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA
DE “GETTING A GRIP ON AWD
EFFICIENCY”, MATÉRIA PUBLICADA NA
da eficiência da INTERNATIONAL ONLINE, VOL. 2, N° 1, 3 DE
REVISTA AUTOMOTIVE ENGINEERING
tração integral FEVEREIRO DE 2015, TEXTO DE LINDSAY
BROOKE E TRADUÇÃO DE BOB SHARP
OS BENEFÍCIOS DE
SEGURANÇA E DESEMPENHO
DA TRAÇÃO INTEGRAL
SÃO INEGÁVEIS, MAS HÁ
A QUESTÃO DO MAIOR
PESO, PERDAS POR
ATRITO E COMPLEXIDADE.
SOLUÇÕES DE EIXOS QUE SE
DESCONECTAM E EIXOS-E
ESTÃO LEVANDO A FUTUROS
DESENVOLVIMENTOS DESSE
TIPO DE TRAÇÃO
LINDSAY BROOKE
A tração integral está se tornando um item essencial para quem enfrenta pistas A credibilidade da marca Jeep
escorregadias e rampas assustadoras no inverno. A crescente popularidade da tec- está na capacidade off-road,
nologia está se valendo do explosivo crescimento dos veículos utilitários do tipo mesmo que a maioria dos
crossover no mundo todo. A produção mundial de veículos de tração integral proprietários nunca vá levar seus
deverá crescer 6% ao ano, de acordo com o diretor de Produção Global da Mag- Renegades 2015 para as trilhas.
na Powertrain, Ron Frawley. No nordeste e meio-oeste superior dos EUA, e no Engenheiros de transmissão
Canadá, a participação da tração integral no volume total de vendas pode chegar têm de achar o equilíbrio entre
a 70%, dependendo do modelo do automóvel, enquanto mal chega a 15% em “a estrada lisa” e os requisitos
regiões de clima e topografia mais moderados. de desempenho off-road
Juntamente com sua capacidade para qualquer clima e em todas as estações, no mundialmente popular
a tração integral oferece também atributos de desempenho em piso seco, otimi- segmento dos utilitários crossover
zando a força trativa do veículo por meio quatro rodas motrizes em vez de apenas privilegiando o baixo consumo de
duas. Todavia, junto com seus inerentes benefícios em dinâmica e segurança vêm combustível por meio de redução
os desafios. de atrito na transmissão e de
A tração integral aumenta o consumo de combustível em até 5% (algo como sistemas mais leves
0,5 a 1,3 km/l) tomando por base um veículo semelhante de tração em duas
rodas, observou Frawley. E isso bastou para levar engenheiros de trem motriz
e planejadores da indústria a se empenharem na busca de soluções, disse Dave
Leone, engenheiro-chefe executivo de veículos de Luxo e de Tração Traseira da
General Motors.
“O peso do sistema e as perdas parasitas do trem motriz associados à tração
integral é no que todo mundo está trabalhando duro para reduzir,” disse Leone
à Automotive Engineering durante o Salão de Los Angeles de 2014. “A penali- FOTOS DIVULGAÇÃO
dade de peso de um sistema de tração integral comum é da ordem de 90 kg em
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