Page 45 - Revista EAA - Edição 65
P. 45

A unidade de
                            desconexão da
                          tração integral da
                            Schaeffler pode
                         ser integrada a um
                          módulo de tração
                             traseira, como
                                 mostrado

















           para promover a funcionalidade de   custos e peso. Alguns fabricantes não querem intervenção do motorista, en-
           acoplamento em condições extremas,   quanto outros querem um seletor de tração integral no carro”, observou Paul
           ao mesmo tempo em que minimiza    Olexa, vice-presidente de Vendas e Marketing de Transmissão da ZF North
           o volume de instalação. O desenho   America, que fornece para o sistema da picape RAM. Sua empresa desenvol-
           também elimina mancais e anéis de   veu um portfólio de desconexão de tração integral a partir de um sistema de
           vedação para reduzir o arrasto interno   embreagem viscosa relativamente simples com controle eletrônico que engata e
           em aproximadamente 14%.           desengata em milissegundos.
                                                “O mercado está realmente se expandindo e não há “tamanho único”, dis-
           Nada de um “tamanho único”        se. Reduzir perdas por patinagem e atrito geral foi a premissa de projeto do
           O mercado de utilitários crossover   ECOnnect da ZF, uma variedade de soluções de tração integral dotadas de
           está levando a uma demanda de des-  função de desconexão. A linha de produtos, incluindo módulos de tração tra-
           conexão “inteligente” de eixo, dizem   seira tanto de uma embreagem quanto de duas, objetiva atender arquiteturas de
           especialistas, depois de bom aprovei-  tração integral baseadas em tração dianteira e reduzir o delta de consumo entre
           tamento no segmento de picapes – a   o veículo tração-dianteira de base e a versão de tração integral. Comparado com
           RAM 1500 traz uma desconexão do   um sistema de tração integral permanente, o sistema de desconexão reduz as
           eixo dianteiro como parte do seu pa-  perdas por atrito da tração integral em até 90% quando em modo desconectado,
           cote de redução de consumo de com-  diz a ZF.
           bustível. O Jeep Renegade 2015, ba-  As ações de engatar e desengatar são feitas utilizando atuadores eletromecâ-
           seado na arquitetura FCA de tração   nicos ou eletromagnéticos calibrados para equilíbrio ótimo entre velocidade de
           dianteira em vez da configuração de   engate e operação imperceptível. Para detalhes, ver Technical Paper SAE 2013-
           tração traseira tradicional, oferece de-  01-0362, “AWD Disconnect Solutions, ZF ECOnnect”, que trata de elementos
           sengate do eixo traseiro (via tecnolo-  de projeto, desempenho e controles específicos, bem como resultados de testes.
           gia de transmissão da American Axle   “Pegamos uma variedade de frutas ao fácil alcance nas tecnologias básicas de
           &  Manufacturing)  quando  a  tração   tração integral e agora temos os sistemas de desconexão e, em alguns veículos,
           4x4 não é necessária.             eixo traseiro de acionamento elétrico que permite iniciar a marcha por esse modo
             “Num mundo perfeito quer-se     e talvez recuperar alguma energia das frenagens”, disse Olexa. O eixo traseiro elé-
           desconectar a unidade de tomada de   trico da ZF (e-RAD, e-rear axle drive) atualmente sendo desenvolvido é o único
           força, a árvore de transmissão, o mó-  até agora, idealizado para funcionar em conjunto com um trem motriz de tração
           dulo do eixo traseiro e as semiárvores,   dianteira convencional. Olexa disse que alguns fabricantes estão pensando num
           mas para conseguir isso haverá mais   eixo traseiro convencional que ofereça algum grau de assistência elétrica.

                                                                                                           45
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50