Page 45 - Revista EAA - Edição 65
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A unidade de
desconexão da
tração integral da
Schaeffler pode
ser integrada a um
módulo de tração
traseira, como
mostrado
para promover a funcionalidade de custos e peso. Alguns fabricantes não querem intervenção do motorista, en-
acoplamento em condições extremas, quanto outros querem um seletor de tração integral no carro”, observou Paul
ao mesmo tempo em que minimiza Olexa, vice-presidente de Vendas e Marketing de Transmissão da ZF North
o volume de instalação. O desenho America, que fornece para o sistema da picape RAM. Sua empresa desenvol-
também elimina mancais e anéis de veu um portfólio de desconexão de tração integral a partir de um sistema de
vedação para reduzir o arrasto interno embreagem viscosa relativamente simples com controle eletrônico que engata e
em aproximadamente 14%. desengata em milissegundos.
“O mercado está realmente se expandindo e não há “tamanho único”, dis-
Nada de um “tamanho único” se. Reduzir perdas por patinagem e atrito geral foi a premissa de projeto do
O mercado de utilitários crossover ECOnnect da ZF, uma variedade de soluções de tração integral dotadas de
está levando a uma demanda de des- função de desconexão. A linha de produtos, incluindo módulos de tração tra-
conexão “inteligente” de eixo, dizem seira tanto de uma embreagem quanto de duas, objetiva atender arquiteturas de
especialistas, depois de bom aprovei- tração integral baseadas em tração dianteira e reduzir o delta de consumo entre
tamento no segmento de picapes – a o veículo tração-dianteira de base e a versão de tração integral. Comparado com
RAM 1500 traz uma desconexão do um sistema de tração integral permanente, o sistema de desconexão reduz as
eixo dianteiro como parte do seu pa- perdas por atrito da tração integral em até 90% quando em modo desconectado,
cote de redução de consumo de com- diz a ZF.
bustível. O Jeep Renegade 2015, ba- As ações de engatar e desengatar são feitas utilizando atuadores eletromecâ-
seado na arquitetura FCA de tração nicos ou eletromagnéticos calibrados para equilíbrio ótimo entre velocidade de
dianteira em vez da configuração de engate e operação imperceptível. Para detalhes, ver Technical Paper SAE 2013-
tração traseira tradicional, oferece de- 01-0362, “AWD Disconnect Solutions, ZF ECOnnect”, que trata de elementos
sengate do eixo traseiro (via tecnolo- de projeto, desempenho e controles específicos, bem como resultados de testes.
gia de transmissão da American Axle “Pegamos uma variedade de frutas ao fácil alcance nas tecnologias básicas de
& Manufacturing) quando a tração tração integral e agora temos os sistemas de desconexão e, em alguns veículos,
4x4 não é necessária. eixo traseiro de acionamento elétrico que permite iniciar a marcha por esse modo
“Num mundo perfeito quer-se e talvez recuperar alguma energia das frenagens”, disse Olexa. O eixo traseiro elé-
desconectar a unidade de tomada de trico da ZF (e-RAD, e-rear axle drive) atualmente sendo desenvolvido é o único
força, a árvore de transmissão, o mó- até agora, idealizado para funcionar em conjunto com um trem motriz de tração
dulo do eixo traseiro e as semiárvores, dianteira convencional. Olexa disse que alguns fabricantes estão pensando num
mas para conseguir isso haverá mais eixo traseiro convencional que ofereça algum grau de assistência elétrica.
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