Page 46 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA
A nova unidade de desconexão de tração integral do Grupo
Scheffler utiliza uma embreagem bidirecional de sentido
único desligável para reduzir significativamente espaço, massa
e custo. A unidade autoenergizada tem atuação hidráulica,
embora atuação eletromecânica também seja possível.
Quando em operação, permite que a árvore de transmissão do
veículo baixe para rotação quase zero, eliminando as perdas
nos mancais, vedadores e na agitação do fluido. Permite
também sincronização imperceptível por não haver queda na
sincronização de torque entre as fases de sincronização e de
travamento como num sincronizador convencional. O torque
de arrasto não pode permitir que as rotações da árvore saiam de
alinhamento antes que a embreagem seja bloqueada
Aplicando aos segmentos A e B
Grande atenção ao detalhe na engenharia de sistemas é fundamental para dar
excelência aos sistemas de tração integral, explicou Ray Kuczera, Ph.D., vice-
-presidente de Engenharia da GKN Driveline Americas. “Ter certeza de que o
sistema de tração integral do veículo possa se comunicar com o resto do carro,
como é controlado e assegurar que ele funcione com o ABS e o controle de tra-
ção, e como integrar o sistema, é crítico. Também, como calibrar o sistema para
que obter o DNA específico da marca”.
Ele mencionou a nova tração integral compacta da GKN para veículos dos
segmentos A, B e C que é compartilhada por dois colegas de plataforma da FCA
– o Fiat 500X 2015, anunciado como o “estrada lisa”, e o Jeep Renegade 2015 que
é “Trail Rated” pela Chrysler indicativo de ser apto ao off-road.
No sistema, a unidade de tomada de força é ligada ao diferencial no eixo
motriz e contém um mecanismo de desconexão rápida e um mecanismo de freio
para fazer parar o sistema de tração integral que fica antes das engrenagens hi- A nova geração de sistemas
póides da unidade. Uma embreagem de atuação eletromecânica localizada no de tração integral com
eixo traseiro divide o torque de tração e em condição de cruzeiro com baixa carga desconexão de eixo será
desengata o sistema de tração integral que fica depois das engrenagens hipoides. mais simples, mais compacta
Vetoração por torque é utilizada entre as rodas traseiras do veículo, a divisão de e de menor custo, disse Rob
torque cuida da distribuição frente/trás quando a tração integral está engatada. Genway-Haden da GKN
A reconexão para tração integral pode ser feita em 300 ms de acordo os en-
genheiros da empresa. Para mais detalhes, veja em http://articles.sae.org/13610/.
“Como uma tração integral que desengata é programada, como engata e de-
sengata, e quão frequentemente e quão rápido o faz, é em que muito desenvolvi-
mento é feito,” disse Genway-Haden. “É bastante crítico sair de tração integral
para a tração dianteira de modo que a transmissão pare de girar tão frequen-
temente quanto possível e se mantenha assim tão demoradamente a ponto de
poder ficar esperando que as condições de piso digam que a tração integral deve
estar pronta para entrar em ação – ao mesmo tempo tão imperceptivelmente para
o motorista quanto possível.
“O grande trabalho necessário para fazer o sistema funcionar do modo que se
quer faz uma enorme diferença”, concluiu. n
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