Page 46 - Revista EAA - Edição 65
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TECNOLOGIA





                                                        A nova unidade de desconexão de tração integral do Grupo
                                                           Scheffler utiliza uma embreagem bidirecional de sentido
                                                      único desligável para reduzir significativamente espaço, massa
                                                         e custo. A unidade autoenergizada tem atuação hidráulica,
                                                             embora atuação eletromecânica também seja possível.
                                                     Quando em operação, permite que a árvore de transmissão do
                                                        veículo baixe para rotação quase zero, eliminando as perdas
                                                            nos mancais, vedadores e na agitação do fluido. Permite
                                                      também sincronização imperceptível por não haver queda na
                                                        sincronização de torque entre as fases de sincronização e de
                                                       travamento como num sincronizador convencional. O torque
                                                    de arrasto não pode permitir que as rotações da árvore saiam de
                                                              alinhamento antes que a embreagem seja bloqueada




           Aplicando aos segmentos A e B
           Grande atenção ao detalhe na engenharia de sistemas é fundamental para dar
           excelência aos sistemas de tração integral, explicou Ray Kuczera, Ph.D., vice-
           -presidente de Engenharia da GKN Driveline Americas. “Ter certeza de que o
           sistema de tração integral do veículo possa se comunicar com o resto do carro,
           como é controlado e assegurar que ele funcione com o ABS e o controle de tra-
           ção, e como integrar o sistema, é crítico. Também, como calibrar o sistema para
           que obter o DNA específico da marca”.
             Ele mencionou a nova tração integral compacta da GKN para veículos dos
           segmentos A, B e C que é compartilhada por dois colegas de plataforma da FCA
           – o Fiat 500X 2015, anunciado como o “estrada lisa”, e o Jeep Renegade 2015 que
           é “Trail Rated” pela Chrysler indicativo de ser apto ao off-road.
             No sistema, a unidade de tomada de força é ligada ao diferencial no eixo
           motriz e contém um mecanismo de desconexão rápida e um mecanismo de freio
           para fazer parar o sistema de tração integral que fica antes das engrenagens hi-  A nova geração de sistemas
           póides da unidade. Uma embreagem de atuação eletromecânica localizada no  de tração integral com
           eixo traseiro divide o torque de tração e em condição de cruzeiro com baixa carga  desconexão de eixo será
           desengata o sistema de tração integral que fica depois das engrenagens hipoides.  mais simples, mais compacta
           Vetoração por torque é utilizada entre as rodas traseiras do veículo, a divisão de  e de menor custo, disse Rob
           torque cuida da distribuição frente/trás quando a tração integral está engatada.  Genway-Haden da GKN
             A reconexão para tração integral pode ser feita em 300 ms de acordo os en-
           genheiros da empresa. Para mais detalhes, veja em http://articles.sae.org/13610/.
             “Como uma tração integral que desengata é programada, como engata e de-
           sengata, e quão frequentemente e quão rápido o faz, é em que muito desenvolvi-
           mento é feito,” disse Genway-Haden. “É bastante crítico sair de tração integral
           para a tração dianteira de modo que a transmissão pare de girar tão frequen-
           temente quanto possível e se mantenha assim tão demoradamente a ponto de
           poder ficar esperando que as condições de piso digam que a tração integral deve
           estar pronta para entrar em ação – ao mesmo tempo tão imperceptivelmente para
           o motorista quanto possível.
             “O grande trabalho necessário para fazer o sistema funcionar do modo que se
           quer faz uma enorme diferença”, concluiu.                       n

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