Page 24 - Revista EAA - Edição 66
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CAMPO DE TESTES                      CAPA




           BMW recria o mundo                                                  câmaras de teste, nove salas de acli-

                                                                               matação (soakrooms) e uma completa
           no laboratório                                                      estrutura de suporte. De acordo com
                                                                               a fábrica alemã, desde o planejamento,
                                                                               o novo complexo foi concebido para
                                                                               operar de forma sustentável. Ainda
                                                                               conforme a empresa, além de realizar
           NOVO COMPLEXO DE PROVAS PERMITE FÁBRICA ALEMÃ                       os ensaios atuais relativos ao desenho
           SUBMETER SEUS VEÍCULOS A TODAS AS CONDIÇÕES                         e à confiabilidade, o EVZ cumpre re-
           CLIMÁTICAS E AMBIENTAIS EM UM SÓ LUGAR, A QUALQUER                  quisitos importantes para impulsionar
           HORA E QUANTAS VEZES QUISER                  FÁBIO OMETTO           o desenvolvimento de temas como a
                                                                               Efficient Dynamics (estratégia de ino-
                                                                               vação tecnológica da marca para o au-
           Ao longo da vida útil do veículo, todos os seus sistemas devem resistir a condições   mento da eficiência energética), gestão
           climáticas como chuva, neve, calor e frio, ou diferenças de pressão atmosférica,   inteligente da energia, propulsões hí-
           para funcionarem perfeitamente. Para desenhá-los e testá-los de forma adequada,   bridas e mobilidade sem emissões.
           os fabricantes precisam executar demorados e custosos programas de ensaio em   “O EVZ é um canivete suíço para
           campo. Entretanto, com a inauguração do Centro de Experimentação Energé-  a BMW no que se refere ao desenvol-
           tica e Ambiental, o EVZ (sigla, em alemão, de Energie - und umwelttechnischen   vimento de novas soluções para uma
           Versuchszentrum), a BMW traz o clima de qualquer parte do mundo para dentro   mobilidade sustentável. Aqui temos
           do laboratório, o que, segundo ela, torna o processo de desenvolvimento de seus   tudo o que necessitamos para a con-
           automóveis e motocicletas mais confiável, ágil e econômico.         fiabilidade de hoje e, ao mesmo tempo,
             O EVZ foi construído estrategicamente dentro do Centro de Pesquisa e   podemos antecipar temas que serão
           Inovação da BMW, o FIZ (sigla de Forschungs - und Innovationszentrums), que   da atualidade dentro de cinco ou dez
           ocupa uma área total de 345.800 m²,                                 anos”, afirmou Peter Hoff, da área de
           em Munique. Inaugurado em 2011,                                     planejamento do EVZ.
           o novo conjunto de instalações, que  Nos testes de consumo, técnicos
           demandou o investimento de 130 mi-  analisam, em tempo real, a ação   Túneis do tempo
           lhões de euros, compreende três gran-  das condições climáticas sobre a   Apesar de cumprirem funções diferen-
           des  túneis de  vento climáticos, duas  eficiência de energia       tes, os três túneis de vento que com-
                                                                               põem  o  EVZ  são  geometricamente
                                                                               idênticos.  Em  todos  o  ar  circula  no
                                                                               sentido vertical e, para isso, o venti-
                                                                               lador de cada um deles – que mede
                                                                               4.750 mm de diâmetro, com potência
                                                                               entre 1.500 e 2.060 kW e regime má-
                                                                               ximo de rotações de 455 a 518 rpm –,
                                                                               fica a cerca de 15 m de altura do piso
                                                                               de medição, denominado “plenum”.
                                                                                  A escala de variação de temperatu-
                                                                               ra do túnel de vento climático vai de
                                                                               -10°C a 45 °C. Um solárium reproduz a
                                                                               radiação do Sol. Nele se efetuam os en-
                                                                               saios relativos à confiabilidade térmica,
                                                                               potência de refrigeração e climatização,
                                                                               bem como ao arrefecimento dos freios.
                                                                               O ventilador também permite realizar  FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                                               provas de alta dinâmica, com velocida-

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