Page 24 - Revista EAA - Edição 66
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CAMPO DE TESTES CAPA
BMW recria o mundo câmaras de teste, nove salas de acli-
matação (soakrooms) e uma completa
no laboratório estrutura de suporte. De acordo com
a fábrica alemã, desde o planejamento,
o novo complexo foi concebido para
operar de forma sustentável. Ainda
conforme a empresa, além de realizar
NOVO COMPLEXO DE PROVAS PERMITE FÁBRICA ALEMÃ os ensaios atuais relativos ao desenho
SUBMETER SEUS VEÍCULOS A TODAS AS CONDIÇÕES e à confiabilidade, o EVZ cumpre re-
CLIMÁTICAS E AMBIENTAIS EM UM SÓ LUGAR, A QUALQUER quisitos importantes para impulsionar
HORA E QUANTAS VEZES QUISER FÁBIO OMETTO o desenvolvimento de temas como a
Efficient Dynamics (estratégia de ino-
vação tecnológica da marca para o au-
Ao longo da vida útil do veículo, todos os seus sistemas devem resistir a condições mento da eficiência energética), gestão
climáticas como chuva, neve, calor e frio, ou diferenças de pressão atmosférica, inteligente da energia, propulsões hí-
para funcionarem perfeitamente. Para desenhá-los e testá-los de forma adequada, bridas e mobilidade sem emissões.
os fabricantes precisam executar demorados e custosos programas de ensaio em “O EVZ é um canivete suíço para
campo. Entretanto, com a inauguração do Centro de Experimentação Energé- a BMW no que se refere ao desenvol-
tica e Ambiental, o EVZ (sigla, em alemão, de Energie - und umwelttechnischen vimento de novas soluções para uma
Versuchszentrum), a BMW traz o clima de qualquer parte do mundo para dentro mobilidade sustentável. Aqui temos
do laboratório, o que, segundo ela, torna o processo de desenvolvimento de seus tudo o que necessitamos para a con-
automóveis e motocicletas mais confiável, ágil e econômico. fiabilidade de hoje e, ao mesmo tempo,
O EVZ foi construído estrategicamente dentro do Centro de Pesquisa e podemos antecipar temas que serão
Inovação da BMW, o FIZ (sigla de Forschungs - und Innovationszentrums), que da atualidade dentro de cinco ou dez
ocupa uma área total de 345.800 m², anos”, afirmou Peter Hoff, da área de
em Munique. Inaugurado em 2011, planejamento do EVZ.
o novo conjunto de instalações, que Nos testes de consumo, técnicos
demandou o investimento de 130 mi- analisam, em tempo real, a ação Túneis do tempo
lhões de euros, compreende três gran- das condições climáticas sobre a Apesar de cumprirem funções diferen-
des túneis de vento climáticos, duas eficiência de energia tes, os três túneis de vento que com-
põem o EVZ são geometricamente
idênticos. Em todos o ar circula no
sentido vertical e, para isso, o venti-
lador de cada um deles – que mede
4.750 mm de diâmetro, com potência
entre 1.500 e 2.060 kW e regime má-
ximo de rotações de 455 a 518 rpm –,
fica a cerca de 15 m de altura do piso
de medição, denominado “plenum”.
A escala de variação de temperatu-
ra do túnel de vento climático vai de
-10°C a 45 °C. Um solárium reproduz a
radiação do Sol. Nele se efetuam os en-
saios relativos à confiabilidade térmica,
potência de refrigeração e climatização,
bem como ao arrefecimento dos freios.
O ventilador também permite realizar FOTOS DIVULGAÇÃO
provas de alta dinâmica, com velocida-
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