Page 25 - Revista EAA - Edição 66
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de máxima de até 250 km/h. Instalado
           em um espaço mínimo deste equipa-
           mento, o banco de provas de altitude
           simula o fator de pressão atmosférica,
           o que é especialmente relevante para
           ensaios relativos à emissão de gases de
           escapamento e de potência. A variação
           vai desde abaixo do nível do mar até
           4.200 m de altitude.
             O túnel de vento térmico também
           permite testar a confiabilidade térmi-
           ca, porém é utilizado principalmente
           para ensaios de potência de refrigera-
           ção e de fluxo do ar. Por esse motivo,
           sua escala de temperatura se limita a
           valores positivos (de 20 a 45 °C), mas
           a simulação de velocidade sobe para
           280 km/h.
             O túnel de vento ambiental cobre a                                              Nos três túneis de
           maior variedade de condições naturais.                                            vento do EVZ, os
           Nesse caso, são possíveis temperaturas                                            modelos enfrentam
           de -20°C a 55 °C, além das simulações                                             condições entre
           de radiação solar, chuva ou neve. Uma                                             -10 e 45 °C, comsol,
           base rolante para motos permite, pela                                             chuva ou neve
           primeira vez, realizar ensaios ambien-                                            (acima e ao lado).
           tais nesses veículos.                                                             Ensaios térmicos
             Na câmara de frio são testadas                                                  medem a potência
           as partidas nessa condição e desen-                                               e o fluxo do ar
           volvidos os sistemas de calefação e                                               de arrefecimento,
           de climatização, com ensaios rela-                                                a até 280 km/h
           cionados ao descongelamento e an-
           tiembaçamento.
             No EVZ, os veículos não são mais
           expostos à temperatura investigada no
           túnel de vento, mas, sim, previamente
           acondicionados nas salas de aclimata-
           ção. Deste modo, a utilização do banco
           de provas é otimizada e o consumo de
           energia é reduzido, já que estas câma-
           ras são menores e podem ser refrigera-
           das de forma mais eficiente.
           Vantagens concentradas

           O EVZ proporciona à  BMW  um
           campo de provas muito versátil no
           coração da sua rede de pesquisa e de-
           senvolvimento, agrupando em um só
           núcleo todo o seu conhecimento de

                                                                                                           25
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