Page 25 - Revista EAA - Edição 66
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de máxima de até 250 km/h. Instalado
em um espaço mínimo deste equipa-
mento, o banco de provas de altitude
simula o fator de pressão atmosférica,
o que é especialmente relevante para
ensaios relativos à emissão de gases de
escapamento e de potência. A variação
vai desde abaixo do nível do mar até
4.200 m de altitude.
O túnel de vento térmico também
permite testar a confiabilidade térmi-
ca, porém é utilizado principalmente
para ensaios de potência de refrigera-
ção e de fluxo do ar. Por esse motivo,
sua escala de temperatura se limita a
valores positivos (de 20 a 45 °C), mas
a simulação de velocidade sobe para
280 km/h.
O túnel de vento ambiental cobre a Nos três túneis de
maior variedade de condições naturais. vento do EVZ, os
Nesse caso, são possíveis temperaturas modelos enfrentam
de -20°C a 55 °C, além das simulações condições entre
de radiação solar, chuva ou neve. Uma -10 e 45 °C, comsol,
base rolante para motos permite, pela chuva ou neve
primeira vez, realizar ensaios ambien- (acima e ao lado).
tais nesses veículos. Ensaios térmicos
Na câmara de frio são testadas medem a potência
as partidas nessa condição e desen- e o fluxo do ar
volvidos os sistemas de calefação e de arrefecimento,
de climatização, com ensaios rela- a até 280 km/h
cionados ao descongelamento e an-
tiembaçamento.
No EVZ, os veículos não são mais
expostos à temperatura investigada no
túnel de vento, mas, sim, previamente
acondicionados nas salas de aclimata-
ção. Deste modo, a utilização do banco
de provas é otimizada e o consumo de
energia é reduzido, já que estas câma-
ras são menores e podem ser refrigera-
das de forma mais eficiente.
Vantagens concentradas
O EVZ proporciona à BMW um
campo de provas muito versátil no
coração da sua rede de pesquisa e de-
senvolvimento, agrupando em um só
núcleo todo o seu conhecimento de
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