Page 23 - Revista EAA - Edição 66
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A nova linha inclui os motores
Ecotec 2,0-L turbo, a próxima
geração do V-6 3,6-L e o
V-8 LT1 6,2-L. Quando equipados com caixa automática, os V-6 e V-8
vêm com a tecnologia Active Fuel Management (gerenciamento
ativo de combustível), que desativa alguns cilindros
acima de 12,7 km/l na estrada (esti- queno), com potência de 461 cv e 63 kgf•m de torque, a versão mais potente
mada), fazendo deste o Camaro mais do modelo já produzida.
econômico de todos os tempos. Comparado ao motor LS3 da geração anterior do Camaro SS, o novo
desenho dos cabeçotes do LT1 resultou em câmaras de combustão menores,
Tudo novo no V-6 3,6-L o que combinado aos pistões também com nova configuração na cabeça, con-
O renovado 3,6-L representa a quar- tribui diretamente para a alta compressão e os elevados parâmetros de movi-
ta geração da família de motores V-6 mentação da mistura proporcionados pela injeção direta.
de duplo comando de válvulas. Tam- O motor dispõe de duplo comando de válvulas de fases continuamente va-
bém disponível para a versão LT, ele riáveis e cerca de 20% dos seus componentes são específicos da arquitetura do
produz a maior potência específica Camaro, incluindo os coletores de escapamento tubulares do tipo “triplo Y”.
para um V-6 de aspiração natural,
340 cv e 39,2 kgf•m de torque, cer- Oito ou seis marchas
tificado pela SAE. Todas as versões do Camaro 2016 são oferecidas com as novas caixas automá-
Estruturalmente, o novo V-6 ticas Hydra-Matic de oito marchas. Para os motores Ecotec 2,0-L turbo e o
3,6-L tem o bloco do tipo saia longa V-6 3,6-L, das versões LT, a caixa é a 8L45, enquanto para o V-8 LT1, do SS, é
(em forma de letra Y) de alumínio, utilizada a 8L90. A nova 8L45 tem diâmetro e comprimento menores, e pesa
com capas dos mancais principais de aproximadamente 15 kg a menos, enquanto a 8L90 também é mais leve que a
seis parafusos. O ângulo de 60° entre 6L80, de seis marchas. Sua ampla faixa de relações (7,0:1) e a última marcha
as bancadas foi mantido, mas o di- numericamente menor oferecem um consumo de combustível estimado em
âmetro dos cilindros foi aumentado 5% menor que o das caixas de seis marchas.
de 94 mm para 95 mm, e a distância Ambas permitem as trocas de marchas por meio de borboletas no volante
entre os centros dos cilindros passou e o sistema de controle Gen II utiliza um solenoide de força variável e três
de 103 mm para 106 mm. Novos res- sensores de rotação internos. O controlador da caixa é montado externamente
piros entre as bancadas contribuem e seu processador executa centenas de cálculos e comandos a cada 6,25 milé-
para a potência e para melhor fluxo simos de segundo.
de óleo lubrificante. A caixa manual Tremec TR6060, de seis marchas, oferecida para as três
motorizações, apresenta a tecnologia Active Rev Match (casamento de ro-
O LT1 está de volta tação ativo), que provê aceleração intermediária automática nas reduções de
O Camaro SS 2016 é equipado com marcha para igualar a rotação do motor com aquela determinada pela marcha
o motor V-8 LT1 6,2-L (bloco pe- que foi engatada. n
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