Page 23 - Revista EAA - Edição 66
P. 23

A nova linha inclui os motores
                                                                                    Ecotec 2,0-L turbo, a próxima
                                                                                         geração do V-6 3,6-L e o
                                                 V-8 LT1 6,2-L. Quando equipados com caixa automática, os V-6 e V-8
                                                    vêm com a tecnologia Active Fuel Management (gerenciamento
                                                                ativo de combustível), que desativa alguns cilindros


           acima de 12,7 km/l na estrada (esti-  queno), com potência de 461 cv e 63 kgf•m de torque, a versão mais potente
           mada), fazendo deste o Camaro mais   do modelo já produzida.
           econômico de todos os tempos.        Comparado ao motor LS3 da geração anterior do Camaro SS, o novo
                                             desenho dos cabeçotes do LT1 resultou em câmaras de combustão menores,
           Tudo novo no V-6 3,6-L            o que combinado aos pistões também com nova configuração na cabeça, con-
           O renovado 3,6-L representa a quar-  tribui diretamente para a alta compressão e os elevados parâmetros de movi-
           ta geração da família de motores V-6   mentação da mistura proporcionados pela injeção direta.
           de duplo comando de válvulas. Tam-   O motor dispõe de duplo comando de válvulas de fases continuamente va-
           bém disponível para a versão LT, ele   riáveis e cerca de 20% dos seus componentes são específicos da arquitetura do
           produz  a  maior  potência  específica   Camaro, incluindo os coletores de escapamento tubulares do tipo “triplo Y”.
           para um  V-6 de aspiração natural,
           340 cv e 39,2 kgf•m de torque, cer-  Oito ou seis marchas
           tificado pela SAE.                Todas as versões do Camaro 2016 são oferecidas com as novas caixas automá-
             Estruturalmente, o novo  V-6    ticas Hydra-Matic de oito marchas. Para os motores Ecotec 2,0-L turbo e o
           3,6-L tem o bloco do tipo saia longa   V-6 3,6-L, das versões LT, a caixa é a 8L45, enquanto para o V-8 LT1, do SS, é
           (em forma de letra Y) de alumínio,   utilizada a 8L90. A nova 8L45 tem diâmetro e comprimento menores, e pesa
           com capas dos mancais principais de   aproximadamente 15 kg a menos, enquanto a 8L90 também é mais leve que a
           seis parafusos. O ângulo de 60° entre   6L80, de seis marchas. Sua ampla faixa de relações (7,0:1) e a última marcha
           as bancadas foi mantido, mas o di-  numericamente menor oferecem um consumo de combustível estimado em
           âmetro dos cilindros foi aumentado   5% menor que o das caixas de seis marchas.
           de 94 mm para 95 mm, e a distância   Ambas permitem as trocas de marchas por meio de borboletas no volante
           entre os centros dos cilindros passou   e o sistema de controle Gen II utiliza um solenoide de força variável e três
           de 103 mm para 106 mm. Novos res-  sensores de rotação internos. O controlador da caixa é montado externamente
           piros entre as bancadas contribuem   e seu processador executa centenas de cálculos e comandos a cada 6,25 milé-
           para a potência e para melhor fluxo   simos de segundo.
           de óleo lubrificante.                A caixa manual Tremec TR6060, de seis marchas, oferecida para as três
                                             motorizações, apresenta a tecnologia Active Rev Match (casamento de ro-
           O LT1 está de volta               tação ativo), que provê aceleração intermediária automática nas reduções de
           O Camaro SS 2016 é equipado com   marcha para igualar a rotação do motor com aquela determinada pela marcha
           o motor V-8 LT1 6,2-L (bloco pe-  que foi engatada.                                               n

                                                                                                           23
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28