Page 22 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA
O PRIMEIRO MOTOR TURBO,
O RENOVADO V-6 E O RETORNO DO
V-8 LT1 COMBINAM-SE A CÂMBIOS
AUTOMÁTICOS DE OITO MARCHAS
OU MANUAL DE SEIS
FÁBIO OMETTO
Camaro 2016 vem com
novos trens de força
A sexta geração do Chevrolet Camaro, apresentada em maio, traz mais de- com o máximo ocorrendo de 3.000
sempenho, tecnologia e refinamento. O Camaro 2016 chega com seis combi- a 4.500 rpm.
nações de trem de força inteiramente novas, que complementam sua estrutura O turbocompressor gera acima de
mais forte e leve, proporcionando, segundo a General Motors Co., mais agili- 1,4 bar de pressão e o desenho de seu
dade e rapidez ao icônico muscle car. duplo caracol ajuda a extrair o má-
A nova linha inclui os motores Ecotec 2,0-L turbo, a próxima geração do ximo da potência do motor, pratica-
V-6 3,6-L e o V-8 LT1 6,2-L. Os três têm injeção direta de combustível, o mente eliminando a hesitação (tur-
que permitiu aumentar a taxa de compressão para maior equilíbrio entre de- bo lag) e permitindo respostas mais
sempenho e consumo. Quando equipados com caixa automática, os novos V-6 rápidas às solicitações do acelerador.
e V-8 também contam com a tecnologia Active Fuel Management (gerencia- Também para reduzir o consumo e
mento ativo de combustível), que desativa alguns cilindros em condição de elevar o desempenho, as válvulas de
baixa carga e velocidade constante, reduzindo o consumo de combustível; no alívio do turbo (wastegate) e a de re-
V-6 de 3,6litros, dois cilindros são desativados, enquanto no V-8 LT1 quatro circulação (by-pass) possuem contro-
deles ficam inoperantes. le eletrônico.
O Ecotec 2.0-L turbo e o 3.6-L são oferecidos com o novo câmbio au- O Ecotec 2,0-L turbo também
tomático Hydra-Matic 8L45, de oito marchas – derivado do Hydra-Matic conta com acelerador eletrônico e
8L90, de mesmo número de marchas e que equipa o Camaro SS –, mas di- tensionador hidráulico da corrente
mensionado para o nível de desempenho dos motores menores. Todas as de acionamento dos comandos de
versões do Camaro 2016 são oferecidas – também – com opção de câmbio válvulas, que mantém a tensão corre-
manual de seis marchas. ta por toda a vida útil do motor. Os
dois comandos contam com variador
Ecotec 2,0-L em detalhes de fase do tipo contínuo. De acor-
O motor da versão de entrada do Camaro LT é o novo Ecotec 2,0-L turbo- do com a fábrica, este permitirá ao
comprimido de quatro cilindros em linha, certificado pela SAE com 278 cv modelo esportivo acelerar de zero a
e 40,7 kgf•m de torque. De acordo com a GM, ele oferece uma larga faixa 96,5 km/h em menos de seis segun- FOTOS DIVULGAÇÃO
de utilização, na qual 90% do torque é disponível entre 2.100 e 3.000 rpm, dos e alcançar a média de consumo
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