Page 22 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA





                                                                                  O PRIMEIRO MOTOR TURBO,
                                                                          O RENOVADO V-6 E O RETORNO DO
                                                                           V-8 LT1 COMBINAM-SE A CÂMBIOS
                                                                           AUTOMÁTICOS DE OITO MARCHAS
                                                                                         OU MANUAL DE SEIS
                                                                                                    FÁBIO OMETTO














           Camaro 2016 vem com


           novos trens de força






           A sexta geração do Chevrolet Camaro, apresentada em maio, traz mais de-  com o máximo ocorrendo de 3.000
           sempenho, tecnologia e refinamento. O Camaro 2016 chega com seis combi-  a 4.500 rpm.
           nações de trem de força inteiramente novas, que complementam sua estrutura   O turbocompressor gera acima de
           mais forte e leve, proporcionando, segundo a General Motors Co., mais agili-  1,4 bar de pressão e o desenho de seu
           dade e rapidez ao icônico muscle car.                               duplo caracol ajuda a extrair o má-
             A nova linha inclui os motores Ecotec 2,0-L turbo, a próxima geração do   ximo da potência do motor, pratica-
           V-6 3,6-L e o V-8 LT1 6,2-L. Os três têm injeção direta de combustível, o   mente eliminando a hesitação (tur-
           que permitiu aumentar a taxa de compressão para maior equilíbrio entre de-  bo lag) e permitindo respostas mais
           sempenho e consumo. Quando equipados com caixa automática, os novos V-6   rápidas às solicitações do acelerador.
           e V-8 também contam com a tecnologia Active Fuel Management (gerencia-  Também para reduzir o consumo e
           mento ativo de combustível), que desativa alguns cilindros em condição de   elevar o desempenho, as válvulas de
           baixa carga e velocidade constante, reduzindo o consumo de combustível; no   alívio do turbo (wastegate) e a de re-
           V-6 de 3,6litros, dois cilindros são desativados, enquanto no V-8 LT1 quatro   circulação (by-pass) possuem contro-
           deles ficam inoperantes.                                            le eletrônico.
             O Ecotec 2.0-L turbo e o 3.6-L são oferecidos com o novo câmbio au-  O Ecotec 2,0-L turbo também
           tomático Hydra-Matic 8L45, de oito marchas – derivado do Hydra-Matic   conta com acelerador eletrônico e
           8L90, de mesmo número de marchas e que equipa o Camaro SS –, mas di-  tensionador hidráulico da corrente
           mensionado para o nível de desempenho dos motores menores. Todas as   de acionamento dos comandos de
           versões do Camaro 2016 são oferecidas – também – com opção de câmbio   válvulas, que mantém a tensão corre-
           manual de seis marchas.                                             ta por toda a vida útil do motor. Os
                                                                               dois comandos contam com variador
           Ecotec 2,0-L em detalhes                                            de fase do tipo contínuo. De acor-
           O motor da versão de entrada do Camaro LT é o novo Ecotec 2,0-L turbo-  do com a fábrica, este permitirá ao
           comprimido de quatro cilindros em linha, certificado pela SAE com 278 cv   modelo esportivo acelerar de zero a
           e 40,7 kgf•m de torque. De acordo com a GM, ele oferece uma larga faixa   96,5 km/h em menos de seis segun- FOTOS DIVULGAÇÃO
           de utilização, na qual 90% do torque é disponível entre 2.100 e 3.000 rpm,   dos e alcançar a média de consumo

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