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CAMPO DE TESTES                      CAPA





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                                                                               por veículo. Além disso, diferentes
                                                                               departamentos técnicos podem rea-
                                                                               lizar provas com o mesmo protótipo,
                                             Inovação: uma base rolante para   permitindo que em um só processo
                                             motos instalada no túnel de       de testes possam ser provados vários
                                             vento ambiental permite, pela     componentes ao mesmo tempo.
                                             primeira vez, efetuar ensaios        Outro importante aspecto do
                                             deste tipo em veículos de         EVZ é a redução das diferenças entre
                                             duas rodas, segundo a BMW         as condições de prova e as situações
                                                                               reais a que os clientes expõem seus
                                                                               veículos. Com o novo centro de ex-
                                                                               perimentação, o Grupo BMW busca
                                                                               comprovar, por exemplo, os ciclos de
                                                                               consumo de combustível de forma
                                                                               mais próxima dos motoristas comuns,
                                                                               refletindo seus comportamentos reais
                                                                               ao volante.
                                                                                  O EVZ também tornou possí-
                                                                               vel medir o consumo em tempo real
                                                                               durante ciclos com carga especial-
                                                                               mente elevada, como os exigidos em
                                                                               altas velocidades, e tudo em condições
           confiabilidade. Dessa forma, os pesquisadores envolvidos podem se reunir de   ambientais reais como vento contra,
           imediato e acompanhar diretamente a evolução do ensaio. Se for necessário,   temperatura e altitude. Além disso,
           o arranjo do novo centro de experimentação permite que se retire facilmente   ao contrário dos testes em estrada, no
           o veículo do banco de provas para repará-lo ou modificá-lo nas oficinas inte-  EVZ o consumo de combustível pode
           gradas a ele.                                                       ser medido “online”, uma vez que os
             Segundo a fabricante, a entrada em funcionamento do novo complexo de   engenheiros ficam conectados du-
           provas trouxe numerosas vantagens. Inicialmente, em função de seu extraor-  rante todo o ciclo e podem verificar
           dinário realismo da simulação ambiental, o EVZ torna possível analisar, pela   o quanto o veículo consome em cada
           primeira vez, como influem todas as condições ambientais no veículo e em seus   momento; deste modo, eles podem
           componentes, independentemente da estação do ano. Outro recurso inédito é   comprovar qual margem de carga
           a possibilidade de recriar dentro do banco de provas trajetos de testes dinâmi-  pressupõe um consumo maior, entre
           cos sob as intempéries ambientais; com exceção de forças verticais, dinâmica   outras verificações.
           transversal, movimentos de direção e vento lateral, todos os fatores podem ser   Contudo, a BMW não preten-
           reproduzidos sobre o veículo durante o percurso. Deste modo, de acordo a fá-  de que o EVZ substitua totalmente
           brica, o EVZ combina a realidade de movimento por uma estrada, incluindo   as provas em campo, mas, sim, que as
           os fatores do ambiente – como fluxo de ar, temperatura, precipitações, radiação   complemente de maneira eficiente. Por
           solar, umidade do ar e altitude –, com as propriedades características de um   exemplo, os ensaios relativos à valora-
           banco de provas (entre elas, as condições de prova constantes e reproduzíveis),   ção subjetiva de características de con-
           o que é um requisito fundamental para que os resultados das medições possam   dução – como comodidade, resposta ao
           ser comparados de forma ótima.                                      arranque ou aceleração transversal em
             Graças à independência das condições externas, tais como as estações do ano,   trajetos inclinados ou curvas – devem
           precipitações etc., o calendário de ensaios se modifica consideravelmente com   continuar efetuados em estradas ou
           o EVZ. Isto significa, entre outras coisas, que para o mesmo número de provas   em campos de provas, já que só assim,
           já não é preciso tantos protótipos, visto que os ensaios não têm de ser realizados   segundo a fabricante, é possível avaliar
           simultaneamente; assim, o mesmo objeto pode ser submetido a mais testes, o   realmente esses fatores.    n

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