Page 26 - Revista EAA - Edição 66
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CAMPO DE TESTES CAPA
que aumenta o número de medições
por veículo. Além disso, diferentes
departamentos técnicos podem rea-
lizar provas com o mesmo protótipo,
Inovação: uma base rolante para permitindo que em um só processo
motos instalada no túnel de de testes possam ser provados vários
vento ambiental permite, pela componentes ao mesmo tempo.
primeira vez, efetuar ensaios Outro importante aspecto do
deste tipo em veículos de EVZ é a redução das diferenças entre
duas rodas, segundo a BMW as condições de prova e as situações
reais a que os clientes expõem seus
veículos. Com o novo centro de ex-
perimentação, o Grupo BMW busca
comprovar, por exemplo, os ciclos de
consumo de combustível de forma
mais próxima dos motoristas comuns,
refletindo seus comportamentos reais
ao volante.
O EVZ também tornou possí-
vel medir o consumo em tempo real
durante ciclos com carga especial-
mente elevada, como os exigidos em
altas velocidades, e tudo em condições
confiabilidade. Dessa forma, os pesquisadores envolvidos podem se reunir de ambientais reais como vento contra,
imediato e acompanhar diretamente a evolução do ensaio. Se for necessário, temperatura e altitude. Além disso,
o arranjo do novo centro de experimentação permite que se retire facilmente ao contrário dos testes em estrada, no
o veículo do banco de provas para repará-lo ou modificá-lo nas oficinas inte- EVZ o consumo de combustível pode
gradas a ele. ser medido “online”, uma vez que os
Segundo a fabricante, a entrada em funcionamento do novo complexo de engenheiros ficam conectados du-
provas trouxe numerosas vantagens. Inicialmente, em função de seu extraor- rante todo o ciclo e podem verificar
dinário realismo da simulação ambiental, o EVZ torna possível analisar, pela o quanto o veículo consome em cada
primeira vez, como influem todas as condições ambientais no veículo e em seus momento; deste modo, eles podem
componentes, independentemente da estação do ano. Outro recurso inédito é comprovar qual margem de carga
a possibilidade de recriar dentro do banco de provas trajetos de testes dinâmi- pressupõe um consumo maior, entre
cos sob as intempéries ambientais; com exceção de forças verticais, dinâmica outras verificações.
transversal, movimentos de direção e vento lateral, todos os fatores podem ser Contudo, a BMW não preten-
reproduzidos sobre o veículo durante o percurso. Deste modo, de acordo a fá- de que o EVZ substitua totalmente
brica, o EVZ combina a realidade de movimento por uma estrada, incluindo as provas em campo, mas, sim, que as
os fatores do ambiente – como fluxo de ar, temperatura, precipitações, radiação complemente de maneira eficiente. Por
solar, umidade do ar e altitude –, com as propriedades características de um exemplo, os ensaios relativos à valora-
banco de provas (entre elas, as condições de prova constantes e reproduzíveis), ção subjetiva de características de con-
o que é um requisito fundamental para que os resultados das medições possam dução – como comodidade, resposta ao
ser comparados de forma ótima. arranque ou aceleração transversal em
Graças à independência das condições externas, tais como as estações do ano, trajetos inclinados ou curvas – devem
precipitações etc., o calendário de ensaios se modifica consideravelmente com continuar efetuados em estradas ou
o EVZ. Isto significa, entre outras coisas, que para o mesmo número de provas em campos de provas, já que só assim,
já não é preciso tantos protótipos, visto que os ensaios não têm de ser realizados segundo a fabricante, é possível avaliar
simultaneamente; assim, o mesmo objeto pode ser submetido a mais testes, o realmente esses fatores. n
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