Page 40 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA
Pressão no lado do ar de admissão Temperatura no lado do ar de admissão
Dinamômetro de Rolo, Potência (kW) identica Temperatura média do tubo de ressonância (°C) -5 ºC em média
Saída
Resistência ao fluxo do compressor para o tubo de ressonância (mbar) Max. diferença de temperatura após o resfriador do ar de admissão indireta (°C)
Pressão relativa do compressor (-) Max. diferença de temperatura entre os tubos de ressonância (°C) Figura 4.
Comparativo
entre CAC
direto e
Rotação do motor (1.000rpm) Rotação do motor (1.000rpm) indireto em
teste de túnel
Arrefecimento direto Arrefecimento indireto de vento
downsized de três cilindros e 1,2 litro, funcionando a 1.400 rpm, mostra que a Ao longo dos próximos anos, existe
redução da temperatura do ar de 60 ºC para 30 ºC proporciona um aumento de uma tendência crescente de utilização
torque da ordem de 15% – com consumo específico em nível semelhante. dos sistemas indiretos de arrefecimen-
Isso pode ser explicado em função da maior massa de ar resultante da aplica- to do ar de admissão nas futuras pla-
ção do turbocompressor. A redução da temperatura do ar de admissão também taformas que usarão motores turbo-
pode ser usada para reduzir o consumo específico a um determinado torque, onde coprimidos. O desempenho térmico e
o avanço da centelha otimizará a eficácia da combustão que, consequentemente, as vantagens nas respostas dinâmicas,
necessitará de menor quantidade de combustível para manter o nível de torque. associados à clara tendência de inte-
A redução no consumo de combustível é da ordem de 2,7%. gração direta com coletor de admissão,
A avaliação de um veículo com motor de 2,0 l em um túnel de vento climático juntamente com o downsizing dos
mostra uma comparação entre os sistemas direto e indireto de arrefecimento do motores, confirmam essa predisposi-
ar de admissão, ambos em condição de saída de plena carga (figura 4). Com a oti- ção. A demanda por baixas tempera-
mização da concepção do sistema de arrefecimento indireto, foi possível reduzir turas do líquido de arrefecimento dos
a pressão da saída do ar de admissão em até 80%. A pressão da carga necessária circuitos também viabilizaria poten-
pode ser reduzida para até 0,2 bar, condição que pode ser usada para aumentar a ciais demandas adicionais em termos
potência ou reduzir o consumo de combustível. de refrigeração para componentes de
As temperaturas mais baixas (-5 ºC) de saída do ar resfriado do sistema in- veículos hibridizados e unidades de ar-
direto de arrefecimento, em comparação com o sistema direto, juntamente com mazenamento de energia elétrica. n
a estabilidade de temperatura após o trocador de calor indireto (ΔT <1 ºC), pro-
*Edison Miyauchi, Luis Baumgartner e Diego
duziram significativa melhora na combustão para reduzir o consumo de com-
Erberelli são da MAHLE Behr Gerenciamento
bustível (figura 4). Térmico do Brasil Ltda.
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