Page 40 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA






             Pressão no lado do ar de admissão     Temperatura no lado do ar de admissão


            Dinamômetro de   Rolo, Potência (kW)  identica  Temperatura   média do tubo de   ressonância (°C)  -5 ºC em média


                                 Saída


                                                Resistência ao fluxo do compressor   para o tubo de ressonância (mbar)   Max. diferença de temperatura após o  resfriador do ar de admissão indireta (°C)













            Pressão relativa   do compressor (-)       Max. diferença de   temperatura entre os  tubos de ressonância (°C)  Figura 4.



                                                                                                Comparativo
                                                                                                entre CAC
                                                                                                direto e
               Rotação do motor (1.000rpm)                  Rotação do motor (1.000rpm)         indireto em
                                                                                                teste de túnel
                Arrefecimento direto  Arrefecimento indireto                                    de vento


           downsized de três cilindros e 1,2 litro, funcionando a 1.400 rpm, mostra que a   Ao longo dos próximos anos, existe
           redução da temperatura do ar de 60 ºC para 30 ºC proporciona um aumento de   uma tendência crescente de utilização
           torque da ordem de 15% – com consumo específico em nível semelhante.  dos sistemas indiretos de arrefecimen-
             Isso pode ser explicado em função da maior massa de ar resultante da aplica-  to do ar de admissão nas futuras pla-
           ção do turbocompressor. A redução da temperatura do ar de admissão também   taformas que usarão motores turbo-
           pode ser usada para reduzir o consumo específico a um determinado torque, onde   coprimidos. O desempenho térmico e
           o avanço da centelha otimizará a eficácia da combustão que, consequentemente,   as vantagens nas respostas dinâmicas,
           necessitará de menor quantidade de combustível para manter o nível de torque.   associados à clara tendência de inte-
           A redução no consumo de combustível é da ordem de 2,7%.             gração direta com coletor de admissão,
             A avaliação de um veículo com motor de 2,0 l em um túnel de vento climático   juntamente com o downsizing dos
           mostra uma comparação entre os sistemas direto e indireto de arrefecimento do   motores, confirmam essa predisposi-
           ar de admissão, ambos em condição de saída de plena carga (figura 4). Com a oti-  ção. A demanda por baixas tempera-
           mização da concepção do sistema de arrefecimento indireto, foi possível reduzir   turas do líquido de arrefecimento dos
           a pressão da saída do ar de admissão em até 80%. A pressão da carga necessária   circuitos também viabilizaria poten-
           pode ser reduzida para até 0,2 bar, condição que pode ser usada para aumentar a   ciais demandas adicionais em termos
           potência ou reduzir o consumo de combustível.                       de refrigeração para componentes de
             As temperaturas mais baixas (-5 ºC) de saída do ar resfriado do sistema in-  veículos hibridizados e unidades de ar-
           direto de arrefecimento, em comparação com o sistema direto, juntamente com   mazenamento de energia elétrica.   n
           a estabilidade de temperatura após o trocador de calor indireto (ΔT <1 ºC), pro-
                                                                                  *Edison Miyauchi, Luis Baumgartner e Diego
           duziram significativa melhora na combustão para reduzir o consumo de com-
                                                                                  Erberelli são da MAHLE Behr Gerenciamento
           bustível (figura 4).                                                   Térmico do Brasil Ltda.
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