Page 36 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA




           ABS para motocicletas – a tecnologia



           que pode salvar muitas vidas





           O CONSTANTE RISCO NAS ESTRADAS E RUAS DA AMÉRICA                    de frenagem aplicada pelo motoci-
           DO SUL FAZ COM QUE A MAIORIA DOS MOTOCICLISTAS SEJA                 clista. Uma recente pesquisa realiza-
           OBRIGADA A REALIZAR FRENAGENS DE EMERGÊNCIA COM                     da na América do Sul mostrou que,
           FREQUÊNCIA. O ABS É UMA TECNOLOGIA QUE PODE EVITAR                  em situações de emergência, 40% dos
           MUITOS ACIDENTES       COMISSÃO TÉCNICA DA SEGURANÇA DA SAE BRASIL  condutores freiam com pouca força
                                                                               devido ao receio de travar as rodas e
           O número de vendas de motos no ano de 2000 foi de 574.149 motos e em 2014   consequentemente perder o controle
           o total de motos vendidas foi de 1.430.393 motos, mostrando um acréscimo de   da motocicleta.
           aproximadamente 250%. Durante esse período atingimos o pico de mais de dois   Não é simples nem fácil o proces-
           milhões de motos vendidas no ano de 2011, ou seja, o mercado sofreu um au-  so de frenagem em uma motocicleta,
           mento considerável e o número de motos circulando no Brasil atualmente é mui-  especialmente quando se tem que fa-
           to maior.  Da mesma forma, nos últimos 10 anos o número de acidentes fatais   zer  uma frenagem de emergência. A
           cresceu mais do que o dobro, e tem crescido de forma proporcional.   dificuldade é ainda maior quando o
              No Brasil, como em todo o mundo, mais de 50% dos acidentes são cau-  piso se encontra molhado ou escor-
           sados ou por queda, provocada por frenagem inadequada, ou por baixa força   regadio, encontrar o limite de atrito
                                                                               nestas  condições  torna-se  quase  im-
                                    Total de Vendas no Atacado                 possível. O ABS específico para motos
                                                                               desenvolvido pela Bosch permite que
                                                                               o motociclista faça uma frenagem de
             Volume em Milhões                                                 evitando que a moto fique instável. A
                                                                               emergência de forma fácil e tranquila,

                                                                               empresa é a pioneira em sistemas de
                                                                               segurança ativos, e o primeiro ABS
                                                                               para veículos de passeio foi introduzi-
                                                                               do em 1978. Seis anos após iniciou-se
                                                                               o desenvolvimento de ABS dedica-
                                                                               do para motocicletas, de lá até aqui o
                                                                               peso da unidade de controle foi redu-
                                             Ano
           Figura 1. Fonte - Abraciclo                                         zido continuamente e passou de 4 kg
                                                                               para apenas 700 g, permitindo que até
                                                                               motocicletas menores utilizem essa
                                                Sem reação                     tecnologia,  expandindo  o  sistema  de
                                                                               segurança ativa.
                                                Queda causada por
                                                frenagem errada

                                                Potência de frenagem insuficiente  Figura 2. Reações dos
                                                                               motociclistas em acidentes de
                                                Manobra evasiva
                                                                               moto; amostra de 226 acidentes
                                                Abandono da trajetória da curva  representativos do alemão
                                                                               German In-Depth Accident         FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                Outras reações
                                                                               Study GIDAS 2001-2004

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