Page 36 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA
ABS para motocicletas – a tecnologia
que pode salvar muitas vidas
O CONSTANTE RISCO NAS ESTRADAS E RUAS DA AMÉRICA de frenagem aplicada pelo motoci-
DO SUL FAZ COM QUE A MAIORIA DOS MOTOCICLISTAS SEJA clista. Uma recente pesquisa realiza-
OBRIGADA A REALIZAR FRENAGENS DE EMERGÊNCIA COM da na América do Sul mostrou que,
FREQUÊNCIA. O ABS É UMA TECNOLOGIA QUE PODE EVITAR em situações de emergência, 40% dos
MUITOS ACIDENTES COMISSÃO TÉCNICA DA SEGURANÇA DA SAE BRASIL condutores freiam com pouca força
devido ao receio de travar as rodas e
O número de vendas de motos no ano de 2000 foi de 574.149 motos e em 2014 consequentemente perder o controle
o total de motos vendidas foi de 1.430.393 motos, mostrando um acréscimo de da motocicleta.
aproximadamente 250%. Durante esse período atingimos o pico de mais de dois Não é simples nem fácil o proces-
milhões de motos vendidas no ano de 2011, ou seja, o mercado sofreu um au- so de frenagem em uma motocicleta,
mento considerável e o número de motos circulando no Brasil atualmente é mui- especialmente quando se tem que fa-
to maior. Da mesma forma, nos últimos 10 anos o número de acidentes fatais zer uma frenagem de emergência. A
cresceu mais do que o dobro, e tem crescido de forma proporcional. dificuldade é ainda maior quando o
No Brasil, como em todo o mundo, mais de 50% dos acidentes são cau- piso se encontra molhado ou escor-
sados ou por queda, provocada por frenagem inadequada, ou por baixa força regadio, encontrar o limite de atrito
nestas condições torna-se quase im-
Total de Vendas no Atacado possível. O ABS específico para motos
desenvolvido pela Bosch permite que
o motociclista faça uma frenagem de
Volume em Milhões evitando que a moto fique instável. A
emergência de forma fácil e tranquila,
empresa é a pioneira em sistemas de
segurança ativos, e o primeiro ABS
para veículos de passeio foi introduzi-
do em 1978. Seis anos após iniciou-se
o desenvolvimento de ABS dedica-
do para motocicletas, de lá até aqui o
peso da unidade de controle foi redu-
Ano
Figura 1. Fonte - Abraciclo zido continuamente e passou de 4 kg
para apenas 700 g, permitindo que até
motocicletas menores utilizem essa
Sem reação tecnologia, expandindo o sistema de
segurança ativa.
Queda causada por
frenagem errada
Potência de frenagem insuficiente Figura 2. Reações dos
motociclistas em acidentes de
Manobra evasiva
moto; amostra de 226 acidentes
Abandono da trajetória da curva representativos do alemão
German In-Depth Accident FOTOS DIVULGAÇÃO
Outras reações
Study GIDAS 2001-2004
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