Page 37 - Revista EAA - Edição 66
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Funcionamento do sistema
O ABS de nona geração da Bosch tem
um portfólio completo. ABS base e
plus oferecem a função antitravamen-
Produtos topo de linha com eCBS
to básica com funções avançadas que ABS 9 avançado
não permitem que a roda traseira deixe
de tocar o solo. O ABS mais avança-
do é capaz de aumentar a pressão nos
freios de forma ativa e possibilita ainda
outras funções como eCBS (sistema
Início da produção
de freios combinado eletrônico).
A motocicleta deve ser equipada Figura 3. ABS Bosch para motocicletas: evolução técnica
com sensores de velocidade nas rodas
dianteira e traseira que vão transmitir Motociclista aplica o freio
a velocidade exata de cada roda para
a unidade eletrônica de controle do
De acordo com a força de
ABS. O sistema então calcula quando
frenagem, é calculada a
a roda está prestes a travar e faz um pressão de frenagem para
controle ideal de frenagem, manten- a outra roda (distribuição
do durante toda a aplicação do freio da força de frenagem)
a melhor aderência entre o solo e o
Através do acionamento
pneu. Os acréscimos e decréscimos de das válvulas e da bomba, é
pressão nos freios são feitos de forma determinada o aumento de
independente e controlado por vál- pressão sobre a outra roda
vulas e bomba. Como consequência, Figura 4. eCBS – Conceito básico e propósito
pode-se atingir uma distância míni-
ma de parada além de manter a esta- ferência de carga muito maior do que nos veículos convencionais, o controle de
bilidade da motocicleta em diversas pressão sofre alternâncias mais drásticas.
condições tais como asfalto seco/mo- ABS 9M Light é o modelo mais simples e de baixo custo. Esse sistema de 1
lhado, areia, pedriscos etc... reduzindo canal executa o controle apenas na roda dianteira. ABS 9M base oferece o siste-
significantemente o risco de queda ma anti-travamento nas duas rodas e o sistema ABS 9M plus tem um sistema
resultante da frenagem. avançado com sensor de pressão que permite a detecção de situações onde a roda
Quando se fala em ABS para mo- tende a se desprender do solo e evita que isso ocorra. O sistema mais avançado de
tocicletas existem diversas particu- ABS para motos é o ABS 9M avançado, que permite o uso do sistema combina-
laridades do sistema. Por exemplo, o do eletrônico (eCBS). Isso significa que se o motociclista aplicar somente um dos
travamento da roda dianteira tem um freios (dianteiro ou traseiro) o sistema é capaz de ativamente aumentar a pressão
impacto muito maior em estabilidade no freio que não foi aplicado, sem aumentar a força que o piloto aplica.
para a motocicleta do que para veí- Para muitas pessoas não há prazer maior do que dirigir uma motocicleta em
culos convencionais. Além disso, uma uma atividade de lazer, enquanto para diversas outras a motocicleta é um meio
força de frenagem muito grande na de transporte rápido e efetivo. O sistema ABS da Bosch pode ser aplicado para
frente, quando em piso seco, pode pro- todos os tipos de motocicletas, aumentando consideravelmente a segurança nas
vocar o levantamento da roda traseira ruas e estradas. Em veículos de quatro ou mais rodas os sistemas de segurança
e consequentemente perda de ação do ativos contribuíram bastante para a redução no número de acidentes, no entanto
freio traseiro e, quase sempre, perda de dirigir uma motocicleta é uma atividade de muito risco ainda hoje. O número de
controle e queda. acidentes com motocicletas ainda é muito elevado, especialmente se comparado
Quando se fala em transferência de com outros meios de transporte. Um estudo efetuado na Suécia concluiu que
carga, as motocicletas também exigem 38% dos acidentes com ferimentos e 48% dos acidentes graves e fatais com mo-
um maior desafio. Por ter uma trans- tocicletas poderiam ser evitados com o ABS. n
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