Page 37 - Revista EAA - Edição 66
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Funcionamento do sistema
           O ABS de nona geração da Bosch tem
           um portfólio completo. ABS base e
           plus oferecem a função antitravamen-
                                                                                      Produtos topo de linha com eCBS
           to básica com funções avançadas que                                        ABS 9 avançado
           não permitem que a roda traseira deixe
           de tocar o solo. O ABS mais avança-
           do é capaz de aumentar a pressão nos
           freios de forma ativa e possibilita ainda
           outras funções como eCBS (sistema
                                                                                                Início da produção
           de freios combinado eletrônico).
             A  motocicleta  deve  ser  equipada  Figura 3. ABS Bosch para motocicletas: evolução técnica
           com sensores de velocidade nas rodas
           dianteira e traseira que vão transmitir                    Motociclista aplica o freio
           a velocidade exata de cada roda para
           a unidade eletrônica de controle do
                                                                      De acordo com a força de
           ABS. O sistema então calcula quando
                                                                      frenagem, é calculada a
           a roda está prestes a travar e faz um                      pressão de frenagem para
           controle ideal de frenagem, manten-                        a outra roda (distribuição
           do durante toda a aplicação do freio                       da força de frenagem)
           a melhor aderência entre o solo e o
                                                                      Através do acionamento
           pneu. Os acréscimos e decréscimos de                       das válvulas e da bomba, é
           pressão nos freios são feitos de forma                     determinada o aumento de
           independente e controlado por vál-                         pressão sobre a outra roda
           vulas e bomba. Como consequência,  Figura 4. eCBS – Conceito básico e propósito
           pode-se atingir uma distância míni-
           ma de parada além de manter a esta-  ferência de carga muito maior do que nos veículos convencionais, o controle de
           bilidade  da  motocicleta  em  diversas   pressão sofre alternâncias mais drásticas.
           condições tais como asfalto seco/mo-  ABS 9M Light é o modelo mais simples e de baixo custo. Esse sistema de 1
           lhado, areia, pedriscos etc... reduzindo   canal executa o controle apenas na roda dianteira. ABS 9M base oferece o siste-
           significantemente o risco de queda   ma anti-travamento nas duas rodas e o sistema ABS 9M plus tem um sistema
           resultante da frenagem.           avançado com sensor de pressão que permite a detecção de situações onde a roda
             Quando se fala em ABS para mo-  tende a se desprender do solo e evita que isso ocorra. O sistema mais avançado de
           tocicletas existem diversas particu-  ABS para motos é o ABS 9M avançado, que permite o uso do sistema combina-
           laridades do sistema. Por exemplo, o   do eletrônico (eCBS). Isso significa que se o motociclista aplicar somente um dos
           travamento da roda dianteira tem um   freios (dianteiro ou traseiro) o sistema é capaz de ativamente aumentar a pressão
           impacto muito maior em estabilidade   no freio que não foi aplicado, sem aumentar a força que o piloto aplica.
           para a motocicleta do que para veí-  Para muitas pessoas não há prazer maior do que dirigir uma motocicleta em
           culos convencionais. Além disso, uma   uma atividade de lazer, enquanto para diversas outras a motocicleta é um meio
           força de frenagem muito grande na   de transporte rápido e efetivo. O sistema ABS da Bosch pode ser aplicado para
           frente, quando em piso seco, pode pro-  todos os tipos de motocicletas, aumentando consideravelmente a segurança nas
           vocar o levantamento da roda traseira   ruas e estradas. Em veículos de quatro  ou mais rodas os sistemas de segurança
           e consequentemente perda de ação do   ativos contribuíram bastante para a redução no número de acidentes, no entanto
           freio traseiro  e, quase sempre, perda de   dirigir uma motocicleta é uma atividade de muito risco ainda hoje. O número de
           controle e queda.                 acidentes com motocicletas ainda é muito elevado, especialmente se comparado
             Quando se fala em transferência de   com outros meios de transporte. Um estudo efetuado na Suécia concluiu que
           carga, as motocicletas também exigem   38% dos acidentes com ferimentos e 48% dos acidentes graves e fatais com mo-
           um maior desafio. Por ter uma trans-  tocicletas poderiam ser evitados com o ABS.                 n

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