Page 38 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA




           Gerenciamento térmico para



           a economia de combustível





           COM A PROLIFERAÇÃO DO DOWNSIZING NOS MOTORES                        dos turbos é o significativo aumento
           DE COMBUSTÃO INTERNA DE CICLO OTTO, TORNA-SE                        da temperatura do ar de entrada, que
           IMPRESCINDÍVEL O PERFEITO CONTROLE TÉRMICO DO SEU                   pode causar impactos negativos como:
           FUNCIONAMENTO. ALÉM DE GARANTIR SUA INTEGRIDADE DE                  v em função da temperatura a den-
           FUNCIONAMENTO, A GESTÃO DA TEMPERATURA COLABORA                       sidade do ar diminui, conduzindo
           SIGNIFICATIVAMENTE PARA A REDUÇÃO DO CONSUMO                          menor quantidade de oxigênio para
           DE COMBUSTÍVEL       EDISON MIYAUCHI, LUIS BAUMGARTNER E DIEGO ERBERELLI*  os cilindros;
                                                                               v altas temperaturas de combustão au-
                                                                                 mentam os óxidos de azoto;
           Uma das principais preocupações da indústria automobilística mundial na atua-  v a tendência à detonação aumenta
           lidade é com o controle do consumo de combustível e, consequentemente, com   com o aumento da temperatura na
           as emissões de poluentes. As metas estabelecidas no país pelo Inovar-Auto in-  câmara de combustão;
           dicam que o combustível consumido por nossa frota deve reduzir, em média, de   v em geral, a carga térmica nos compo-
           12% a 18% até 2017. Portanto, várias frentes vêm sendo abordadas nesse sentido.   nentes do motor também aumenta.
           Algumas das formas de se obter esse resultado, como os carros híbridos ou elé-  Portanto, para que se obtenha me-
           tricos, ainda esbarram em altos custos de implantação ou mesmo em limitações   lhores condições de combustão, o ar de
           técnicas que ainda não foram totalmente resolvidas. Soluções mais “simples” e   admissão tem de ser arrefecido após
           menos dispendiosas a serem implementadas nos motores do ciclo Otto, que ain-  a ação do turbo. Como consequência
           da contam com amplas possibilidades de desenvolvimento, são as mais viáveis   do downsizing, os pontos de operação
           para o momento.                                                     do motor são deslocados em direção a
             Uma das principais medidas para a redução de consumo de combustível nos   uma carga mais elevada e a uma velo-
           motores é a redução do seu tamanho, o que usualmente é feito por meio da di-  cidade de mapeamento do motor mais
           minuição da sua cilindrada e/ou do número dos cilindros. Para compensar essas   baixa, aumentando a sua eficiência.
           perdas e manter a potência desse novo motor em níveis similares ou superiores
           aos dos maiores, os turbocompressores têm se mostrado a melhor solução.  Arrefecendo o ar de admissão
             A sua introdução, no entanto, exigiu o aprimoramento de tecnologias que   O arrefecimento do ar de admissão
           compatibilizassem características de funcionamento e maior desempenho com   pode ser realizado, basicamente, por
           menores níveis de consumo de combustível. Um dos efeitos colaterais do uso   meio de dois diferentes conceitos: ar-
                                                                               refecimento direto do ar de admissão
                                                                               (Direct Charge Air Cooling)  e arrefe-
                                                                               cimento indireto do ar de admissão
                                                                               (Indirect Charge Air Cooling) (figura
                                                                               1). A primeira solução é, até o presen-
                                                                               te momento, a mais aplicada. O ar de
                                                                               admissão é resfriado por um radiador
                                                                               do tipo ar/ar, usando o ar externo que

                                                                                                                FOTOS DIVULGAÇÃO

                                                                               Figura 1. Conceitos de
                                                                               Charge air cooler disponíveis

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