Page 39 - Revista EAA - Edição 66
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Arrefecimento direto Arrefecimento indireto Arrefecimento indireto e
do ar de admissão do ar de admissão integrado do ar de admissão
Temp. de saída CAC (ºC) Δp CAC (mbar) Δp CAC total (mbar)
passa pelo módulo de arrefecimento vantagens sobre o direto. Entre elas: Figura 2. Comparativo
do motor, que vai posicionado na ex- v ar de admissão com temperatura entre conceitos para CAC
tremidade frontal do veículo. Na se- significativamente mais baixa e está-
gunda solução, o ar de admissão é res- veis, especialmente em condições transitórias;
friado por um radiador de ar/líquido v componente compacto, pode ser instalado muito próximo ao motor;
de arrefecimento (coolant), que pode v não é necessária disponibilidade de espaço para sua instalação na parte fron-
ser instalado próximo do motor. Nesse tal do veículo;
caso, o líquido de arrefecimento deve v maior recuperação de densidade do ar de admissão, aumentando a eficiência
ser resfriado por um radiador de baixa volumétrica;
temperatura em um circuito separado, v melhor resposta dinâmica do motor por causa do posicionamento junto ao
utilizando uma bomba d’água elétrica. motor e conseguinte câmara de combustão;
Existem duas soluções distintas v menor perda de carga (ou perda de pressão do ar após o compressor), pois
para a instalação do sistema de arre- não há necessidade de longas rotas de mangueiras.
fecimento indireto (iCAC). Na pri- Nas figuras 2 e 3, estão evidenciados os resultados das simulações que compa-
meira delas o componente vai insta- ram os dois conceitos de arrefecimento – levando-se em consideração uma tem-
lado nas proximidades do motor, caso peratura de saída do ar de admissão de 60 ºC –, e o comportamento transiente
onde são necessárias as mangueiras de durante a aceleração do veículo. Para condições transientes, ficam evidentes as
admissão de ar; na segunda, vai inte- vantagens proporcionadas pela inércia térmica do líquido de arrefecimento no
grado ao motor (i²CAC – integrated circuito de baixa temperatura. Um teste de bancada realizado com um motor
indirect Charge Air Cooler), onde o
próprio radiador é agregado direta-
mente ao coletor de admissão. Esta
última alternativa tem vantagens adi-
cionais, como menor volume e melhor
acoplamento ao motor.
Apesar da maior complexidade
da existência de um circuito adicio-
nal para o líquido de arrefecimento, o
sistema indireto oferece consideráveis
Figura 3. Comportamento
transiente durante a
aceleração do veículo
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