Page 39 - Revista EAA - Edição 66
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Arrefecimento direto           Arrefecimento indireto      Arrefecimento indireto e
                        do ar de admissão             do ar de admissão         integrado do ar de admissão





















                      Temp. de saída CAC (ºC)  Δp CAC (mbar)        Δp CAC total (mbar)

           passa pelo módulo de arrefecimento   vantagens sobre o direto. Entre elas:      Figura 2. Comparativo
           do motor, que vai posicionado na ex-  v ar de admissão com temperatura      entre conceitos para CAC
           tremidade frontal do veículo. Na se-  significativamente  mais  baixa  e  está-
           gunda solução, o ar de admissão é res-  veis, especialmente em condições transitórias;
           friado por um radiador de ar/líquido   v componente compacto, pode ser instalado muito próximo ao motor;
           de  arrefecimento  (coolant),  que  pode   v não é necessária disponibilidade de espaço para sua instalação na parte fron-
           ser instalado próximo do motor. Nesse   tal do veículo;
           caso, o líquido de arrefecimento deve   v maior recuperação de densidade do ar de admissão, aumentando a eficiência
           ser resfriado por um radiador de baixa   volumétrica;
           temperatura em um circuito separado,   v melhor resposta dinâmica do motor por causa do posicionamento junto ao
           utilizando uma bomba d’água elétrica.  motor e conseguinte câmara de combustão;
             Existem duas soluções distintas    v menor perda de carga (ou perda de pressão do ar após o compressor), pois
           para a instalação do sistema de arre-  não há necessidade de longas rotas de mangueiras.
           fecimento indireto (iCAC). Na pri-   Nas figuras 2 e 3, estão evidenciados os resultados das simulações que compa-
           meira delas o componente vai insta-  ram os dois conceitos de arrefecimento – levando-se em consideração uma tem-
           lado nas proximidades do motor, caso   peratura de saída do ar de admissão de 60 ºC –, e o comportamento transiente
           onde são necessárias as mangueiras de   durante a aceleração do veículo. Para condições transientes, ficam evidentes as
           admissão de ar; na segunda, vai inte-  vantagens proporcionadas pela inércia térmica do líquido de arrefecimento no
           grado ao motor (i²CAC – integrated   circuito de baixa temperatura. Um teste de bancada realizado com um motor
           indirect Charge Air Cooler), onde o
           próprio  radiador  é  agregado  direta-
           mente ao coletor de admissão. Esta
           última alternativa tem vantagens adi-
           cionais, como menor volume e melhor
           acoplamento ao motor.
             Apesar da maior complexidade
           da existência de um circuito adicio-
           nal para o líquido de arrefecimento, o
           sistema indireto oferece consideráveis



                  Figura 3. Comportamento
                        transiente durante a
                      aceleração do veículo

                                                                                                           39
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