Page 44 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA
nário”: os diodos High Power Laser
(Laser de Alta Potência), que proje-
tam informações diretamente sobre a
estrada, logo à frente do veículo, per-
mitindo ao motorista permanecer to-
talmente concentrado na direção em
meio à escuridão.
Desenhos inovadores
O sistema de iluminação Laserlight
abre novas perspectivas para os proje-
tistas da BMW. O próprio M4 Con-
cept Iconic Lights apresentou uma
nova interpretação do inconfundível
padrão de faróis duplos circulares da
marca alemã, incorporando a eles lis-
tras azuis de LED muito estreitas
quando o carro está em movimento.
Na traseira, as lanternas de OLE-
BMW Laserlight traz novas ideias Ds com estilo M (a subsidiária de es-
ao design, até para os tradicionais portivos da marca) do carro-conceito
faróis circulares da marca (acima). exibem uma versão própria da ilumi-
As lanternas traseiras de OLEDs nação em “L”, outra característica de
permitem efeitos tridimensionais design da BMW. Graças à estrutura
e personalizados (abaixo) bidimensional dos diodos orgânicos
(com espessura máxima 1,5 mm), as
superfícies luminosas das lanternas
poderão ser posicionadas de forma a
produzirem efeitos tridimensionais.
Quando desconectados, os OLEDs
mantém a aparência refletiva.
Ao mesmo tempo, a possibilida-
de de ativação individualizada dos
segmentos destas superfícies permite
criar efeitos luminosos diferentes para
cada modo de condução. Por exem-
plo, enquanto nas atuais lanternas de
LED o desenho da luz traseira em “L”
é largo e iluminado uniformemente,
no painel de OLEDs um padrão com
formato próprio pode ser usado para
o modo Sport, ativando somente al-
guns dos segmentos; a luz pode apa-
recer, então, como um estreito e bem
definido filete de luz. De acordo com
a fabricante, a tecnologia OLED será
incorporada aos veículos de série em
um futuro próximo. n
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