Page 43 - Revista EAA - Edição 66
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Integrado ao navegador,
                       o Adaptive Headlight
                       projeta o facho antes
                     da mudança de direção





           de um fio de cabelo (400 nanometros).
           Por conta da extraordinária eficiência
           energética dos OLEDs, a geração de
           calor também é mínima. Segundo a
           BMW, os OLEDs oferecem, ainda,
           soluções inovadoras para o desenho
           dos automóveis, uma vez que as su-
           perfícies luminosas formadas por eles
           podem assumir diversas formas.

           Faróis inteligentes
           Na tecnologia BMW Laserlight, a      A integração da BMW Laserlight com o sistema de navegação, por sua vez,
           consistente e monocromática luz azul   permite ao controle proativo do Adaptive Headlight (farol adaptativo) direcionar
           do laser é gerada por diodos de alto   automaticamente o facho de luz ao virar as esquinas antes mesmo que o moto-
           desempenho dentro dos faróis, e di-  rista movimente o volante.
           recionada por um sistema ótico espe-  A iluminação BMW Laserlight também adiciona uma nova dimensão à fun-
           cial para uma placa de fósforo, a qual   ção Dynamic Light Spot, incluída no sistema Night Vision. Em condições de
           converte o facho em uma luz branca   total escuridão, pessoas e animais podem ser detectados a uma distância de 100
           e muito brilhante. Apesar de consumir   m pela câmera infravermelha, e apontados com a luz dos faróis. Além disso, se
           30% menos em energia, ela é dez ve-  o veículo detecta uma redução da claridade adiante, o sistema Laserlight projeta
           zes mais intensa do que as fontes de   um estreito “corredor de luz”, com a exata largura do automóvel, abrindo uma
           luz halógena, de xenônio ou de LED.   passagem segura através dele.
           Oferecida pela primeira vez em um    O BMW M4 Concept Iconic Ligths apresentou, ainda, um recurso “visio-
           modelo de série no BMW i8, lançado
           em 2013, a tecnologia Laserlight esta-
           beleceu novos padrões de luminosida-
           de; o alcance do seu feixe de luz, que
           pode atingir os 600 metros, é o dobro
           do oferecido pelos sistemas de LED.
             Conectada a outros sistemas do ve-
           ículo, a tecnologia agora combina, por
           exemplo, seu poderoso alcance à fun-
           ção antiofuscamento do BMW Se-
           lective Beam (facho seletivo). A partir
           das informações captadas por uma câ-
           mera a bordo, que detecta a presença
           de outros veículos na via, os atuadores
           dinâmicos entram em ação para que os
           motoristas à frente ou no sentido con-                           BMW Selective Beam: câmera a bordo
           trário não sejam atingidos diretamente                                     identifica outros veículos e
           luminosidade intensa do laser.
                                                                                evita o ofuscamento da luz a laser
                                                                                                           43
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