Page 48 - Revista EAA - Edição 66
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ENERGIA ALTERNATIVA
Os modelos da família Quant
aliam o visual futurista do
painel digital à nobreza do
acabamento em madeira
líquidos iônicos (usualmente sais me-
tálicos em solução aquosa) com cargas
distintas: um positivo e outro negativo.
Estes líquidos são bombeados até duas
células (câmaras) da bateria, dispostas
lado a lado. Entre elas, uma membra-
na permite que os elétrons passem de
um lado para o outro, num processo
conhecido como “combustão fria”, na
qual as reações de oxidação e de re-
dade total é de 500 litros (divididos entre dois tanques de 250 litros), no Quantino dução acontecem ao mesmo tempo,
o volume disponível é de 350 litros (2 x 175 litros). Entretanto, também segundo formando um tipo de célula de bateria
a empresa que desenvolveu o modelo, o inovador conceito de tração, aliado ao de líquido iônico com fluxo cruzado, e
sistema de baixa voltagem e à tecnologia nanoFlowcell, conferem ao Quantino a emitem, apenas, vapor d´água. A cor-
extraordinária autonomia que pode passar de 1.000 quilômetros. rente elétrica gerada por este processo
“Estamos alcançando excepcionais coeficientes de desempenho em operação é utilizada, então, para mover o veículo.
totalmente elétrica. Como um veículo para o público em geral, o Quantino re- Segundo a nanoFlowcell, sua bate-
presenta um conceito relativamente econômico e com grande potencial para o ria de fluxo proporciona uma energia
futuro”, avaliou o representante da empresa. específica cinco vezes maior à de uma
bateria de íons de lítio (600 Wh/kg
Energia eletrolítica contra 120 Wh/kg, aproximadamen-
As células de fluxo ou baterias de fluxo (flow batteries) combinam aspectos de uma te). A empresa atribui este desempe-
bateria eletroquímica tradicional com as de uma célula de combustível. O sistema nho às características dos recém-de-
é alimentado a partir de dois tanques separados e reabastecíveis, que contém os senvolvidos fluidos eletrolíticos, sem
dar mais detalhes. A empresa também
assegura que suas células de fluxo po-
dem atingir até 10.000 ciclos de recar-
ga sem sofrer o efeito memória (perda
da capacidade de recarga após algum
tempo de uso) e “quase” sem apresen-
tar autodescarga.
O processo de reabastecimento dos
tanques é similar ao que é feito hoje
nas bombas de combustível, com a
única diferença de que ambos são rea-
Conhecida como combustão fria, a
reação eletrolítica ocorrida dentro
das células de fluxo libera apenas
eletricidade e vapor d´água, com
emissão zero de poluentes
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