Page 49 - Revista EAA - Edição 66
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bastecidos simultaneamente, cada qual  Segundo a
           com um líquido diferente. Fora isso,  fabricante,
           ainda conforme a nanoFlowcell, sua  as células de
           excelente escalabilidade, construção  fluxo possuem
           simples e fácil operação dão à bateria  capacidade de
           de  fluxo decisivas vantagens para a  600 Wh/kg
           aplicação em automóveis elétricos.

           Baixa voltagem
           Os  sistemas  de  tração  de  baixa  vol-
           tagem começaram a ser usados em
           veículos com potência muito baixa   nanoFlowcell está apto a resolver este problema. “Aqui nós geramos correntes
           (< 5 kW) como os carrinhos de gol-  altíssimas e com voltagem muito baixa, perfeitas para o uso em sistemas de
           fe e scooters elétricos. “A potência de   baixa-voltagem”, justificou.
           tração exigida sempre restringiu o   Fora isso, também conforme o representante da nanoFlowcell, os sistemas
           espectro de aplicações para o siste-  de baixa-voltagem oferecem diversas vantagens sobre os de alta usados em ve-
           ma de baixa voltagem. Os níveis de   ículos elétricos atualmente. Segundo La Vecchia, enquanto os modelos atuais,
           potência  de  tração  necessários  aos   de alta-voltagem, exigem contato completo e proteção para descargas elétricas,
           veículos exigem correntes altíssimas,   isto não é necessário nos veículos de baixa voltagem. De acordo com a ECE-R
           e por isso necessitam de cabos com   100 (norma europeia para homologação de Veículos Elétricos), as medidas de
           diâmetro excepcionalmente maior,   prevenção a contatos acidentais não são mais necessárias para os sistemas de
           além de mais eficácia para evitar   baixa voltagem. E isso também possibilita a homologação muito mais rápida
           perdas de transmissão com sistemas   destes veículos, pois a segurança funcional é mais simples de ser realizada. Se-
           de alta voltagem”, detalhou o dire-  gundo ele, a empresa está buscando a rápida homologação do Quantino, como
           tor técnico. Entretanto, ele ressalta, o   preparativo para a sua produção em massa, e o primeiro protótipo estará pronto
                                             para trafegar nas ruas ainda em 2015.
           A previsão da nanoFlowcell é         Para finalizar, o executivo revelou que a tecnologia da célula de fluxo tam-
           de que o primeiro protótipo do    bém  é  interessante  para  setores  como  o  aeroespacial,  ferroviário,  navegação,
           Quantino estará homologado e      transporte rodoviário e construção civil, e que já existem conversas iniciais para
           pronto para rodar ainda este ano  projetos de cooperação com companhias internacionais líderes nesses setores. n































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