Page 49 - Revista EAA - Edição 66
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bastecidos simultaneamente, cada qual Segundo a
com um líquido diferente. Fora isso, fabricante,
ainda conforme a nanoFlowcell, sua as células de
excelente escalabilidade, construção fluxo possuem
simples e fácil operação dão à bateria capacidade de
de fluxo decisivas vantagens para a 600 Wh/kg
aplicação em automóveis elétricos.
Baixa voltagem
Os sistemas de tração de baixa vol-
tagem começaram a ser usados em
veículos com potência muito baixa nanoFlowcell está apto a resolver este problema. “Aqui nós geramos correntes
(< 5 kW) como os carrinhos de gol- altíssimas e com voltagem muito baixa, perfeitas para o uso em sistemas de
fe e scooters elétricos. “A potência de baixa-voltagem”, justificou.
tração exigida sempre restringiu o Fora isso, também conforme o representante da nanoFlowcell, os sistemas
espectro de aplicações para o siste- de baixa-voltagem oferecem diversas vantagens sobre os de alta usados em ve-
ma de baixa voltagem. Os níveis de ículos elétricos atualmente. Segundo La Vecchia, enquanto os modelos atuais,
potência de tração necessários aos de alta-voltagem, exigem contato completo e proteção para descargas elétricas,
veículos exigem correntes altíssimas, isto não é necessário nos veículos de baixa voltagem. De acordo com a ECE-R
e por isso necessitam de cabos com 100 (norma europeia para homologação de Veículos Elétricos), as medidas de
diâmetro excepcionalmente maior, prevenção a contatos acidentais não são mais necessárias para os sistemas de
além de mais eficácia para evitar baixa voltagem. E isso também possibilita a homologação muito mais rápida
perdas de transmissão com sistemas destes veículos, pois a segurança funcional é mais simples de ser realizada. Se-
de alta voltagem”, detalhou o dire- gundo ele, a empresa está buscando a rápida homologação do Quantino, como
tor técnico. Entretanto, ele ressalta, o preparativo para a sua produção em massa, e o primeiro protótipo estará pronto
para trafegar nas ruas ainda em 2015.
A previsão da nanoFlowcell é Para finalizar, o executivo revelou que a tecnologia da célula de fluxo tam-
de que o primeiro protótipo do bém é interessante para setores como o aeroespacial, ferroviário, navegação,
Quantino estará homologado e transporte rodoviário e construção civil, e que já existem conversas iniciais para
pronto para rodar ainda este ano projetos de cooperação com companhias internacionais líderes nesses setores. n
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