Page 29 - Revista EAA - Edição 67
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FERROVIÁRIO                                                         soas podem confiar nas máquinas e os
                                                                               trens da Linha 4 evidenciaram isso. Tem
           Pelos trilhos da automação                                          gente que viaja apertado só para poder
                                                                               andar no primeiro vagão”.
                                                                                  Apesar de coisa antiga no transporte
                                                                               de passageiros, linhas operadas de forma
           Com trens e linhas monitoradas e gerenciadas                        automatizada no transporte de carga é
           automaticamente, o transporte de passageiros e de                   ainda coisa nova. Rafael Batista, gerente-
                                                                               -geral de eletroeletrônica e projetos es-
           cargas ganha mais produtividade                                     peciais da MRS Logística S.A., falou sobre
                                                                               o CBTC – Comunication Base Train Con-
                                                                               trol –, sistema implantado pela empre-
              uando o assunto é mobilidade, pelo   ela traz para as operações é fundamental.  sa e que permite o monitoramento e o
          Qmenos na teoria, todos concordam     Exemplo disso, Jorge Martins Secall,   controle de ferrovias de trens de carga:
           que não se pode aumentar a produtivi-  diretor da Estação da Luz Participações   “Somos os primeiros do mundo a operar
           dade  de  operações  de  transporte  sem   (EDLP), citou as operações do Metrô de   carga de forma automatizada no Brasil, o
           levar em conta a segurança. Dessa for-  São Paulo, que, desde sua implantação   que é um orgulho”, salientou.
           ma, aumentar a capacidade produtiva   já opera de forma automatizada: “A au-  O sistema, implantado com sucesso
           de uma linha férrea sem colocar em ris-  tomação no metrô é ideia antiga, na Eu-  pela empresa, permite, de forma segura,
           co a vida das pessoas que operam o sis-  ropa começou com a Victoria Line, em   encurtar tempo e distância entre os trens
           tema ou são atendidas por ele se torna-  1968, mais ou menos na mesma época   que operam nas mesmas linhas. No pro-
           ria uma equação complicada não fosse   que o metrô foi implantado em São Pau-  jeto foi preciso considerar fatores como
           pela automação.                   lo que, naquela época, já tinha uma auto-  tecnologia e sinalização. Além disso, a
             Apesar de o cenário nacional para a   mação parcial do sistema. Falamos agora   empresa precisou implantar um centro
           expansão de ferrovias não ser favorável,   é em como operar o metrô com maior   de operações e sistemas de bordo nos
           com planos ainda aquém da demanda   eficiência”.                    veículos. “Antes, a única informação do
           existente, como apontou Jean Carlos   Para Secall, os seres humanos são   maquinista era a velocidade da máqui-
           Pejó, representante da Asociación Lati-  bons controladores, não supervisores.   na; hoje, ele conta com inúmeros dados,
           noamericana de Ferrocarrilles (Afaf) e   E para quem ainda não se sente seguro   inclusive informações de veículos à sua
           consultor da JC Pejó Consultoria, que me-  com a automação dos trilhos, sugeriu um   frente, que permitem que ele tome uma
           diou o Painel Ferroviário, a discussão em   passeio na Linha Amarela do metrô de   decisão mais acertada durante a opera-
           torno da automação e dos benefícios que   São Paulo: “A prática mostrou que as pes-  ção”, explicou Batista.  [CM, DS, PL e SP] n






























           Rafael Batista                    Jorge Martins Secall               Jean Carlos Pejó

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