Page 31 - Revista EAA - Edição 67
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Rodrigo Chaves       Emílio K. Matsuo    Reinaldo Muratori   Milton Lubraico     Antônio Carnielli Jr.


           ENGENHEIROS-CHEFES                                                  todas as plantas mundiais também é
                                                                               essencial para que os processos sejam
           O “x” da questão                                                    agilizados e, principalmente, melho-
                                                                               rados. Para Milton Lubraico, diretor de
                                                                               programas de produtos da Ford, traba-
                                                                               lhar globalmente é a chave para trazer
           A produtividade engloba todos os segmentos e precisa ser            eficiência: “A busca por uma plataforma
           pensada desde o início em qualquer projeto; além de estar           global que tenha particularidades dos
                                                                               mercados locais é o grande desafio para
           integrada em todos os departamentos da companhia                    ser competitivo”. Hoje, a Ford trabalha
                                                                               com oito plataformas mundialmente,
                                                                               mas em seus processos de desenvolvi-
             ara o sucesso de projetos das empresas   cedores e obtendo validações graduais”.  mento sempre está atenta à demanda
          Pde automóveis, caminhões e aerona-   Antônio Carnielli Jr., gerente de pro-  dos mercados.
           ves, é preciso pensar na produtividade e   dutividade e tecnologia da Volkswagen   É demanda que rege os negócios na
           seus processos. Esse ‘X’ da questão é o que   do Brasil, contou que ter dinamismo,   MAN. Segundo Rodrigo Chaves, diretor
           trará o sucesso do trabalho, tanto em épo-  flexibilidade e eficiência é o grande de-  de engenharia da empresa, os produtos
           cas de maiores demandas quanto em mo-  safio das fabricantes atualmente. “Pre-  para a América do Sul têm necessidades
           mentos de crise, nos quais todos os proces-  cisamos  apostar  em  ideias  inovadoras   especiais, diferentemente de mercados
           sos precisam estar mais enxutos.  que tenham a produtividade como pilar   maduros: “Veículo de baixo custo, altos
             Para Emílio Kanuzoli Matsuo, vice-  principal. A Volkswagen apostou em   impostos, diferentes combustíveis, ge-
           -presidente e engenheiro-chefe da Em-  tecnologia e processos”. Entre algumas   renciamento da frota e rastreamento
           braer, o desenvolvimento integrado do   ações adotadas pela companhia, Car-  são características do nosso mercado. E,
           produto desde o início já define 85% do   nielli apresentou o processo K-DPM, que   uma empresa global precisa equacionar
           valor do produto: “Isso mostra a impor-  faz a interligação de todas as áreas e é   todas essas questões e oferecer o me-
           tância na fase de concepção do compo-  um banco de dados que fica disponível   lhor custo-benefício para o cliente. Os
           nente, pois é nela que você define o seu   para a VW no mundo inteiro. Além disso,   desafios do engenheiro-chefe é atender
           DNA”, explicou. O engenheiro mostrou   ele explicou que todos os desenvolvi-  a essa demanda e compatibilizar esses
           que, no caso da Embraer, além de co-  mentos de produtos começam a ser fei-  produtos com os dois tipos de mercado:
           meçar a pensar na produtividade desde   tos na fábrica digital, que compreende   maduros e emergentes. A flexibilidade
           o  início,  foi  preciso  fazer  uma  revisão   um conjunto de tecnologias e integram   de produção modular e de plataformas
           completa de todo o processo de desen-  diversas informações em um ambiente   é uma saída que gera benefícios”, fina-
           volvimento: “Percebemos que tínhamos   virtual.  “Todo o  processo  pode ser  fei-  lizou. Mediou o Painel o diretor de pla-
           muito retrabalho e adicionamos uma   to em nossa fábrica digital, e isso reduz   nejamento e engenharia da Mitsubishi
           fase de rebalanceamento com fases já   custos e antecipa problemas”, explicou.  Motors, Reinaldo Muratori.  [CM, DS, PL
           definidas, integrando parceiros e forne-  Um banco de dados acessados por   e SP]                 n

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