Page 30 - Revista EAA - Edição 67
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AEROESPACIAL                                                        pilotos possam se comunicar com mensa-
                                                                               gens  digitalmente  entregues,  em  vez  de
           Voo sustentável                                                     confiar apenas em comunicações de voz
                                                                               por rádio, e que trabalhem com informa-
                                                                               ções precisas de localização via satélite. Os
                                                                               dados recebidos da central de tráfego aé-
           Implantação de sistemas de comunicação entre aeronave,              reo, aliás, são convertidos em automação e
           terminal e até oficina é mandatória para um setor                   tudo isso torna o voo mais seguro e rápido.
                                                                                  Mas, o que espera o passageiro? Se-
           que precisa aumentar produtividade e reduzir custos                 gundo Alexandre Villaça Figueiredo, dire-
                                                                               tor de engenharia da Embraer, mais con-
                                                                               forto e rapidez. Baseado nessa crença ele
              pesar de vivenciar um crescimento   rante o Painel Aeroespacial, Luiz Sérgio   sugere a eliminação de bancos do meio, o
           Amédio da demanda de 5% ao ano, a   Chiessi, engenheiro e consultor.  que aumenta a velocidade de embarque
           aviação comercial precisa investir em co-  Ainda de acordo com Chiessi, que   e desembarque: “Aviões com mais espaço
           municação para ganhar tempo e, com isso,   mediou o debate, esses dois sistemas   para que passageiros levem suas malas a
           mais produtividade. Avião parado no solo   devem melhorar muito a situação no   bordo também evitam perda de tempo
           mais tempo do que o necessário significa   setor e contribuir para que continuem   com despacho e espera em esteiras, que,
           perda de dinheiro e passageiro insatisfeito.   crescendo: “Com ou sem crise esse é um   principalmente em trajetos curtos, repre-
             Na tentativa de reduzir tempo entre   setor vibrante”.            sentam uma parcela significativamente do
           embarque e desembarque, além de ma-  Para Carlos Rosley, gerente de enge-  tempo gasto nas viagens”.
           ximizar o uso das pistas do aeroporto e   nharia da RockwellCollins, já em 2025 o   Já  do ponto  de vista ambiental,  a
           carregamento das aeronaves, a aviação   NextGen será uma realidade. O engenhei-  aviação ainda precisará investir mais para
           comercial aposta na implantação de siste-  ro explicou que o sistema está baseado   deixar para trás a má fama, segundo Fer-
           mas de comunicação e gerenciamento de   em seis pilares, todos com siglas de ter-  nando Martini Catalano, da Escola de En-
           tráfego aéreo como o NextGen e o Sesar.   minologias em inglês – ADS-B (Automatic   genharia de São Carlos – USP: “Esse é um
             “A estrutura de controle de tráfego   Dependent Surveillance - Broadcast), Data   negócio global que gera bilhões de dóla-
           de aeronaves no mundo data do pós-  Comm (Data Communications), ERAM (En   res e emprega milhões de pessoas e que
           -guerra, obviamente foram feitos me-  Route Automation Modernization), TAMR   hoje tem apelo mais sustentável, inclusive
           lhoramentos, mas a estrutura básica é   (Terminal Automation Modernization and   para sobreviver. Então é preciso repensar,
           da década de 50. Agora, com o NextGen   Replacement), NVS (National Airspace   principalmente em meio ambiente [um
           a indústria da aviação está passando a   Voice System) e SWIM (System Wide Infor-  dos pilares da sustentabilidade]. O que se
           limpo e fazendo incorporação tecnológi-  mation Management).        gasta nos aeroportos de combustível e
           ca da automação do trafego aéreo, que   Trocando em miúdos, esses  compo-  energia, sem falar no lixo produzido, é im-
           é algo muito importante”, afirmou, du-  nentes permitem que controladores  e   pressionante”, finalizou. [CM, DS, PL e SP] n


















                                                                                                                FOTOS DANIEL DEÁK





           Luiz Sérgio Chiessi       Carlos Rosley            Alexandre V. Figueiredo    Fernando M. Catalano

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