Page 30 - Revista EAA - Edição 67
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AEROESPACIAL pilotos possam se comunicar com mensa-
gens digitalmente entregues, em vez de
Voo sustentável confiar apenas em comunicações de voz
por rádio, e que trabalhem com informa-
ções precisas de localização via satélite. Os
dados recebidos da central de tráfego aé-
Implantação de sistemas de comunicação entre aeronave, reo, aliás, são convertidos em automação e
terminal e até oficina é mandatória para um setor tudo isso torna o voo mais seguro e rápido.
Mas, o que espera o passageiro? Se-
que precisa aumentar produtividade e reduzir custos gundo Alexandre Villaça Figueiredo, dire-
tor de engenharia da Embraer, mais con-
forto e rapidez. Baseado nessa crença ele
pesar de vivenciar um crescimento rante o Painel Aeroespacial, Luiz Sérgio sugere a eliminação de bancos do meio, o
Amédio da demanda de 5% ao ano, a Chiessi, engenheiro e consultor. que aumenta a velocidade de embarque
aviação comercial precisa investir em co- Ainda de acordo com Chiessi, que e desembarque: “Aviões com mais espaço
municação para ganhar tempo e, com isso, mediou o debate, esses dois sistemas para que passageiros levem suas malas a
mais produtividade. Avião parado no solo devem melhorar muito a situação no bordo também evitam perda de tempo
mais tempo do que o necessário significa setor e contribuir para que continuem com despacho e espera em esteiras, que,
perda de dinheiro e passageiro insatisfeito. crescendo: “Com ou sem crise esse é um principalmente em trajetos curtos, repre-
Na tentativa de reduzir tempo entre setor vibrante”. sentam uma parcela significativamente do
embarque e desembarque, além de ma- Para Carlos Rosley, gerente de enge- tempo gasto nas viagens”.
ximizar o uso das pistas do aeroporto e nharia da RockwellCollins, já em 2025 o Já do ponto de vista ambiental, a
carregamento das aeronaves, a aviação NextGen será uma realidade. O engenhei- aviação ainda precisará investir mais para
comercial aposta na implantação de siste- ro explicou que o sistema está baseado deixar para trás a má fama, segundo Fer-
mas de comunicação e gerenciamento de em seis pilares, todos com siglas de ter- nando Martini Catalano, da Escola de En-
tráfego aéreo como o NextGen e o Sesar. minologias em inglês – ADS-B (Automatic genharia de São Carlos – USP: “Esse é um
“A estrutura de controle de tráfego Dependent Surveillance - Broadcast), Data negócio global que gera bilhões de dóla-
de aeronaves no mundo data do pós- Comm (Data Communications), ERAM (En res e emprega milhões de pessoas e que
-guerra, obviamente foram feitos me- Route Automation Modernization), TAMR hoje tem apelo mais sustentável, inclusive
lhoramentos, mas a estrutura básica é (Terminal Automation Modernization and para sobreviver. Então é preciso repensar,
da década de 50. Agora, com o NextGen Replacement), NVS (National Airspace principalmente em meio ambiente [um
a indústria da aviação está passando a Voice System) e SWIM (System Wide Infor- dos pilares da sustentabilidade]. O que se
limpo e fazendo incorporação tecnológi- mation Management). gasta nos aeroportos de combustível e
ca da automação do trafego aéreo, que Trocando em miúdos, esses compo- energia, sem falar no lixo produzido, é im-
é algo muito importante”, afirmou, du- nentes permitem que controladores e pressionante”, finalizou. [CM, DS, PL e SP] n
FOTOS DANIEL DEÁK
Luiz Sérgio Chiessi Carlos Rosley Alexandre V. Figueiredo Fernando M. Catalano
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