Page 32 - Revista EAA - Edição 67
P. 32
COMPRAS a sobrevivência nesse cenário. Diversas
empresas têm conhecimento naquilo que
Eficiência na gestão fazem, mas estão falindo por não se cerca-
rem de qualidade na área administrativa e
financeira”, ressaltou.
O trabalho em conjunto com os forne-
Painel discutiu a importância da produtividade, cedores também foi apontado pelo diretor
do gerenciamento e da localização em um de compras na América Latina da Bosch,
Giulianno Ampudia, como um caminho a
cenário de perdas econômicas ser seguido. “Um trabalho benfeito com
fornecedores pode identificar potenciais
de melhorias para todos. Há oportunida-
s ganhos de eficiência e produtividade lização com o impacto da desvalorização des e caminhos para serem explorados”,
Ocontra o crescimento dos custos, a im- do real no preço das matérias-primas e das disse. Também para o diretor de compras
portância da qualidade da gestão e as opor- peças importadas?”, questionou. da Fiat Chrsyler Automobiles, Roger Dias,
tunidades reais da localização, como estra- Para o diretor de compras da Merce- o momento é de foco em programas para
tégias do setor para enfrentar um cenário des-Benz, Erodes Berbetz, no momento a melhoria dos processos de seleção de
de recessão prolongada, foram os principais atual a conversa com fornecedores, com fornecedores e de gestão: “Devemos dire-
temas de debate do Painel de Compras. objetivo de gerar um volume maior de cionar esforços para as questões de produ-
Após apresentar um panorama da exportação, é uma das estratégias que po- tividade quando ela é plena, o que não é o
situação atual brasileira em relação às dem ser adotadas. Além disso, a eficiência caso agora”.
previsões de produção de veículos, das na administração das empresas do setor Sobre as oportunidades reais no cená-
vendas de componentes às fabricantes e ganha ainda mais importância: “Precisa- rio atual, a possibilidade de ganhos com a
do crescimento dos custos, o mediador do mos manter a produtividade, mas é neces- exportação foi sinalizada como a principal
encontro, Christian Murayama, consultor sário sempre buscar melhorias na gestão”, saída pelos participantes da mesa, que
da KPMG, provocou os participantes da disse Erodes. ainda relacionaram entre os principais de-
mesa a se posicionarem a respeito da es- A procura pelo equilíbrio entre o tra- safios a busca constante por uma melhor
tratégia de suprimentos para os próximos balho “modo de sobrevivência” dos próxi- localização – algo que não seja somente re-
anos. “Qual a importância dos ganhos de mos três anos e a manutenção de níveis de ativo à desvalorização cambial –, a compe-
produtividade, da qualidade de gestão de produção que permitam uma retomada titividade com outros mercados emergen-
fornecedores e da habilidade de realizar entre 2018 e 2019 foi o ponto para o qual tes, como a China e a Índia, e a atratividade
adaptações a curto e médio prazo nesse o diretor de compras da ZF, Tarcísio Costa, nacional para a instalação de parceiros de
cenário? Quais as oportunidades de loca- chamou atenção: “Existem caminhos para outros países. [CM, DS, PL e SP] n
FOTOS DANIEL DEÁK
Giulianno Ampudia, Roger Dias,
Christian Murayama, Erodes
Berbetz e Tarcísio Costa
32