Page 33 - Revista EAA - Edição 67
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José Almeida Eduardo Takeshi
Foto de painel da apresentação Christiano Blume, Hayram Nicacio
TELEMÁTICA E INFOTAINMENT
Nas nuvens fazer melhor, mas ainda temos obstáculos oferecemos o FMS (Fleet Management
como infraestrutura (conexão e veloci-
System Standard) para veículos comer-
dade) que precisam ser melhorados para ciais, com processador dentro da má-
que essa conectividade se torne uma rea- quina”, contou Christiano Blume, execu-
A evolução entre a lidade”, afirmou Almeida. tivo da fabricante.
Blume disse ainda que esse sistema
O executivo considerou que, além dos
conectividade de veículos desafios da própria tecnologia de cone- contou com quatro atualizações e conse-
e as informações já é xão, muitas outras questões ainda preci- guiu harmonizar, em uma única versão,
uma realidade. Mas sam ser discutidas: “É preciso pensar na caminhões e ônibus: “Essa tecnologia
segurança da rede, definir responsáveis
contou com um crescimento de 600%
fazer a conversão desses por essa proteção, escolher protocolos e nos mercados da Europa e da América
sistemas e armazenar analisar todos esses custos”. do Norte. Mas, há poucos anos, esses
Para Eduardo Takeshi, gerente de de-
dados ainda é um senvolvimento de negócios M2M e Nu- equipamentos começaram a ser cada vez
mais exigidos nos mercados emergentes,
obstáculo a ser superado vem da Telefônica/Vivo, é preciso investir como no Brasil. Assim, todos os nossos ve-
cada vez mais na criação de sistemas de ículos já saem de fábrica com algum tipo
comunicação robustos que aguentem de serviço de telemática”.
conectividade dos veículos traz van- todo o tráfego de informações: “Sabemos No ano passado, a Volvo lançou no
A tagens antes inimagináveis para a que o Brasil tem uma das maiores capa- Brasil a versão do FMS gerenciada pela
indústria – mais segurança e um melhor cidades para liderar o mercado de M2M nuvem – o RFMS (Remote Fleet Manage-
controle de tráfego, o que evita cada vez (Machine-to-Machine) do mundo e que o ment System Standard). A nova versão
mais acidentes e oferece a possibilidade próximo smartphone sem dúvida será o ainda passa por um grupo de estudo da
de diminuir os congestionamentos, assim veículo. Com isso em mente, temos que Anfavea (Associação Nacional dos Fabri-
como uma melhora significativa do geren- analisar a cobertura oferecida e o que se cantes de Veículos Automotores) para
ciamento de frotas. “Passamos da seguran- pode mudar. Regulamentação, infraestru- definição de protocolos. “A introdução
ça passiva e estamos seguindo a uma se- tura e drives de demanda são questões na Europa já está acontecendo. Por aqui
gurança cada vez mais ativa”, exemplificou que necessitam ser trabalhadas e que vão ainda precisamos definir algumas normas
José Almeida, gerente de desenvolvimen- direcionar os futuros investimentos”. para sua utilização. Essa nova tecnologia
to de negócios da Frescale. Na prática, algumas empresas já trará inúmeros benefícios, como os de
Todos esses benefícios, já em práti- estão começando a oferecer a conecti- monetização do serviço, minimização de
ca na Europa, ainda estão se adequando vidade nuvem, principalmente para o instalações de dispositivos no veículo e de
em relação à questão de segurança dos gerenciamento de frota. A Volvo é uma possível aplicação em todas as marcas”,
dados aqui no Brasil: “Sabemos que por delas. “Atualmente, temos uma base de finalizou Blume, que participou do even-
maior que seja o processador colocado 270 mil veículos conectados. Começa- to mediado por Hayram Nicacio, da HNX
nos veículos, o sistema de nuvem pode mos o nosso trabalho em 2000, quando Consulting Services. [CM, DS, PL e SP] n
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