Page 33 - Revista EAA - Edição 67
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José Almeida           Eduardo Takeshi












           Foto de painel da apresentação                        Christiano Blume,      Hayram Nicacio
           TELEMÁTICA E INFOTAINMENT

           Nas nuvens                        fazer melhor, mas ainda temos obstáculos   oferecemos o FMS (Fleet Management
                                             como infraestrutura (conexão e veloci-
                                                                               System Standard) para veículos comer-
                                             dade) que precisam ser melhorados para   ciais, com processador dentro da má-
                                             que essa conectividade se torne uma rea-  quina”, contou Christiano Blume, execu-
           A evolução entre a                lidade”, afirmou Almeida.         tivo da fabricante.
                                                                                  Blume disse ainda que esse sistema
                                                O executivo considerou que, além dos
           conectividade de veículos         desafios da própria tecnologia de cone-  contou com quatro atualizações e conse-
           e as informações já é             xão, muitas outras questões ainda preci-  guiu harmonizar, em uma única versão,
           uma realidade. Mas                sam ser discutidas: “É preciso pensar na   caminhões e ônibus: “Essa tecnologia
                                             segurança da rede, definir responsáveis
                                                                               contou com um crescimento de 600%
           fazer a conversão desses          por essa proteção, escolher protocolos e   nos mercados da Europa e da América
           sistemas e armazenar              analisar todos esses custos”.     do Norte. Mas, há poucos anos, esses
                                                Para Eduardo Takeshi, gerente de de-
           dados ainda é um                  senvolvimento de negócios M2M e Nu-  equipamentos começaram a ser cada vez
                                                                               mais exigidos nos mercados emergentes,
           obstáculo a ser superado          vem da Telefônica/Vivo, é preciso investir   como no Brasil. Assim, todos os nossos ve-
                                             cada vez mais na criação de sistemas de   ículos já saem de fábrica com algum tipo
                                             comunicação robustos que aguentem   de serviço de telemática”.
              conectividade  dos veículos traz van-  todo o tráfego de informações: “Sabemos   No ano passado, a Volvo lançou no
           A tagens antes inimagináveis para a   que o Brasil tem uma das maiores capa-  Brasil a versão do FMS gerenciada pela
           indústria – mais segurança e um melhor   cidades para liderar o mercado de M2M   nuvem – o RFMS (Remote Fleet Manage-
           controle de tráfego, o que evita cada vez   (Machine-to-Machine) do mundo e que o   ment System Standard).  A  nova  versão
           mais  acidentes  e  oferece  a  possibilidade   próximo smartphone sem dúvida será o   ainda passa por um grupo de estudo da
           de diminuir os congestionamentos, assim   veículo. Com isso em mente, temos que   Anfavea (Associação Nacional dos Fabri-
           como uma melhora significativa do geren-  analisar a cobertura oferecida e o que se   cantes de Veículos Automotores) para
           ciamento de frotas. “Passamos da seguran-  pode mudar. Regulamentação, infraestru-  definição de protocolos. “A introdução
           ça passiva e estamos seguindo a uma se-  tura  e drives de demanda são questões   na Europa já está acontecendo. Por aqui
           gurança cada vez mais ativa”, exemplificou   que necessitam ser trabalhadas e que vão   ainda precisamos definir algumas normas
           José Almeida, gerente de desenvolvimen-  direcionar os futuros investimentos”.  para sua utilização. Essa nova tecnologia
           to de negócios da Frescale.          Na  prática,  algumas  empresas  já   trará inúmeros benefícios, como os de
             Todos  esses  benefícios,  já  em  práti-  estão começando a oferecer a conecti-  monetização do serviço, minimização de
           ca na Europa, ainda estão se adequando   vidade  nuvem,  principalmente  para  o   instalações de dispositivos no veículo e de
           em relação à questão de segurança dos   gerenciamento de frota. A Volvo é uma   possível aplicação em todas as marcas”,
           dados aqui no Brasil: “Sabemos que por   delas. “Atualmente, temos uma base de   finalizou Blume, que participou do even-
           maior que seja o processador colocado   270 mil veículos conectados. Começa-  to mediado por Hayram Nicacio, da HNX
           nos veículos, o sistema de nuvem pode   mos o nosso trabalho em 2000, quando   Consulting Services.  [CM, DS, PL e SP] n

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