Page 69 - Revista EAA - Edição 67
P. 69

voos, os dados gerados são alinhados   Existe muito monitoramento para detectar eventuais desvios. Se algo ocorre,
           com os da modelagem. Simuladores   e não deveria estar acontecendo segundo os manuais, o fabricante providencia
           antes das aeronaves prontas aumen-  um boletim e as devidas mudanças  nos  manuais e só aí é incrementado nos
           tam a segurança dos voos de teste.   simuladores.  Novamente, e sempre, essas atualizações têm de ser homologadas
           Não  servem  para  treinamento  por   pelos órgãos reguladores.
           não estarem homologados, somente     Para um futuro mais imediato, espera-se que os simuladores se tornem mais
           para testes.                      viáveis economicamente, com sistemas mais simplificados, porém, com mais
             O centro de treinamento também   recursos e aprimoramentos de hardware e software, melhorando ainda mais a
           deve ser homologado.  A autoridade   disponibilidade desses equipamentos. É, obrigatoriamente, uma atividade de de-
           de um outro país até pode, eventual-  senvolvimento continuado.
           mente, aceitar a certificação da Anac   O FFS é uma ferramenta de importância sem igual. Com o aumento do
           brasileira, validando a mesma para   tráfego aéreo, sempre há a necessidade de recursos mais completos e mais
           treinamento de seus pilotos.  Não é   precisos, em terra e no ar.  A aviação tem proporcionado isso em prol da se-
           qualquer local que pode receber um   gurança e, como consequência e retribuição, uma maior segurança na aviação
           equipamento de grande porte para   deve muito aos simuladores.                                    n
           simulação. É necessária uma locali-                  (Agradecimentos: Azul; CAE; GOL/Lockheed Martin e Helibrás)
           dade específica para instalação, com
           uma estrutura com especificações
           próprias para suportar os esforços
           que um simulador produz.  O am-
           biente  deve ser controlado em  ter-
           mos de temperatura e umidade, bem
           como haver infraestrutura predial
           adequada e com grupo de manuten-
           ção 24 x 7, escaladores, instrutores e
           profissionais de órgãos reguladores.
             Nem a empresa que treina nem a
           companhia aérea podem fazer mu-
           danças no simulador. Dependendo
           do contrato, a companhia aérea pode
           propor mudanças ou sugestões.  A
           companhia aérea pode pedir para
           incluir  opcionais  e  até  personalizar.
           Mudar o software depende só do
           fabricante.  Se o fabricante cria uma
           novidade, aí é inserido em todos (ex.:
           aproximação específica para um de-
           terminado aeroporto) e, caso ocorra
           algo novo, a companhia aérea leva ao
           fabricante para introduzir no pacote
           de voo e aí é introduzido no simula-
           dor, se for o caso.





                               Um IPT, fase
                          importante e que
                             precede o FFS

                                                                                                           69
   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74