Page 70 - Revista EAA - Edição 67
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ESTUDANTIL CAPA
Fórmula
Universitária
CONHEÇA A F-INTER,
NOVA CATEGORIA-
ESCOLA QUE CONTOU
COM A COLABORAÇÃO DE
TRÊS PARTICIPANTES DA
COMPETIÇÃO SAE BRASIL “Bem-nascido”: com
193 cv, o F-Inter
NO PROJETO DE SEU chega a 245 km/h FOTO FÁBIO OMETTO
MONOPOSTO FABIO OMETTO
A temporada de 2016 do automobilismo brasileiro marcará a estreia da Fórmula desenvolvimento da aerodinâmica do
Inter, categoria de monopostos idealizada para revelar talentos e oferecer condi- novo monoposto, enquanto Vitor fi-
ções para que pilotos de todas as idades e experiências possam se profissionalizar cou dedicado aos materiais compósitos
dentro do esporte. e Santos, ao chassi.
Ao mesmo tempo, a modalidade que teve seu nome inspirado no Autó-
dromo de Interlagos coloca na pista o projeto de um carro totalmente novo, Projeto avançado
nacional e que traz em seu desenvolvimento a experiência de três participantes Construído pela Minelli Racing Cars,
da Fórmula SAE Brasil. Alunos do curso de Engenharia Mecânica da FEI, o F-Inter MG-15 é composto por
Cezar Tadau, Vitor Kamikawa e Luiz Antônio dos Santos foram indicados por chassi tubular semimonobloco de aço,
professores para se juntarem ao grupo de construtores do novo carro – o F-Inter com reforços em compósito de fibra
MG-15 –, em função do desempenho apresentado por eles na Competição de carbono; habitáculo, defletor, ae-
Fórmula SAE Brasil. rofólios, banco e volante (com painel
Em 2012, Tadau integrou a equipe da FEI que foi campeã nacional e classifi- eletrônico) também produzidos com
cada entre as dez melhores no mundial. Em 2013, foi bicampeão nacional e 8º no materiais compósitos; e carenagem
mundial; e no ano passado, fora da equipe nacional, alcançou o 10º lugar no mun- moldada em plástico reforçado com fi-
dial. Mesmo sem estarem inscritos nas competições da SAE, Kamikawa e Santos bra de vidro. O tanque de combustível,
participaram diretamente desses projetos. “Todo o conhecimento que utilizamos feito de borracha, tem capacidade para
no F-Inter teve como base o trabalho feito para a Fórmula SAE, pois a teoria é 30 litros. Segundo Marcos Galassi,
a mesma, mudando apenas a proporção de carro”, afirma Tadau, responsável pelo diretor executivo da categoria, o carro
tem cerca de 95% dos componentes
Aerodinâmica do F-Inter fabricados pela F-Inter.
foi testada com ensaios As dimensões do monoposto são de
pesquisados para 4.320/1.800/1.000 mm (comp./larg./
o F-SAE alt.), com 2.465 mm de entre-eixos; as
bitolas medem 1.800 mm na dianteira
e 1.750 mm na traseira. As suspensões,
usam dois triângulos com haste de im-
pulsão por roda, amortecedores, molas
helicoidais e barras estabilizadoras. O
sistema de freios, da Wilwood, é for-
mado por quatro discos ventilados,
pinças de quatro pistões e distribuição
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