Page 70 - Revista EAA - Edição 67
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ESTUDANTIL             CAPA




           Fórmula



           Universitária





           CONHEÇA A F-INTER,
           NOVA CATEGORIA-
           ESCOLA QUE CONTOU
           COM A COLABORAÇÃO DE
           TRÊS PARTICIPANTES DA
           COMPETIÇÃO SAE BRASIL                                                            “Bem-nascido”: com
                                                                                               193 cv, o F-Inter
           NO PROJETO DE SEU                                                                 chega a 245 km/h   FOTO  FÁBIO OMETTO
           MONOPOSTO   FABIO OMETTO

           A temporada de 2016 do automobilismo brasileiro marcará a estreia da Fórmula   desenvolvimento da aerodinâmica do
           Inter, categoria de monopostos idealizada para revelar talentos e oferecer condi-  novo monoposto, enquanto Vitor fi-
           ções para que pilotos de todas as idades e experiências possam se profissionalizar   cou dedicado aos materiais compósitos
           dentro do esporte.                                                  e Santos, ao chassi.
             Ao mesmo tempo, a modalidade que teve seu nome inspirado no Autó-
           dromo de Interlagos coloca na pista o projeto de um carro totalmente novo,   Projeto avançado
           nacional e que traz em seu desenvolvimento a experiência de três participantes   Construído pela Minelli Racing Cars,
           da Fórmula SAE Brasil. Alunos do curso de Engenharia Mecânica da FEI,   o F-Inter MG-15 é composto por
           Cezar Tadau, Vitor Kamikawa e Luiz Antônio dos Santos foram indicados por   chassi tubular semimonobloco de aço,
           professores para se juntarem ao grupo de construtores do novo carro – o F-Inter   com reforços em compósito de fibra
           MG-15 –, em função do desempenho apresentado por eles na Competição   de carbono; habitáculo, defletor, ae-
           Fórmula SAE Brasil.                                                 rofólios, banco e volante (com painel
             Em 2012, Tadau integrou a equipe da FEI que foi campeã nacional e classifi-  eletrônico) também produzidos com
           cada entre as dez melhores no mundial. Em 2013, foi bicampeão nacional e 8º no   materiais compósitos; e carenagem
           mundial; e no ano passado, fora da equipe nacional, alcançou o 10º lugar no mun-  moldada em plástico reforçado com fi-
           dial. Mesmo sem estarem inscritos nas competições da SAE, Kamikawa e Santos   bra de vidro. O tanque de combustível,
           participaram diretamente desses projetos. “Todo o conhecimento que utilizamos   feito de borracha, tem capacidade para
           no F-Inter teve como base o trabalho feito para a Fórmula SAE, pois a teoria é   30 litros. Segundo Marcos Galassi,
           a mesma, mudando apenas a proporção de carro”, afirma Tadau, responsável pelo   diretor executivo da categoria, o carro
                                                                               tem  cerca  de 95%  dos  componentes
           Aerodinâmica do F-Inter                                             fabricados pela F-Inter.
           foi testada com ensaios                                                As dimensões do monoposto são de
           pesquisados para                                                    4.320/1.800/1.000 mm (comp./larg./
           o F-SAE                                                             alt.), com 2.465 mm de entre-eixos; as

                                                                               bitolas medem 1.800 mm na dianteira
                                                                               e 1.750 mm na traseira. As suspensões,
                                                                               usam dois triângulos com haste de im-
                                                                               pulsão por roda, amortecedores, molas
                                                                               helicoidais e barras estabilizadoras. O
                                                                               sistema de freios, da Wilwood, é for-
                                                                               mado por quatro discos ventilados,
                                                                               pinças de quatro pistões e distribuição

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