Page 20 - Revista EAA - Edição 70
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TECNOLOGIA


                                                      -                                            E30

                                                      -
                                      Recentes        - •  = data point                       87     87 AKI E0
                                                      -
                                 experimentos         - -             E30 (12:1)
                                destacaram os         - -                       Potência constante
          Em um motor de        benefícios dos        -
          pesquisa de alta                            - -                      • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •
          compressão, a           combustíveis        - IMEP  -  • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •  E0 (9.2:1) • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •  • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •
          alta octanagem                                                                               • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •
          da E30 permite                de alta       - -
          a duplicação de           octanagem         -                           87
          torque disponível                           -                                       E0 (12:1)
          em comparação          para motores         - -
          com a da gasolina                           -
          E0 87 AKI                  a gasolina       - -  -   -    -    -    -   -    -    -    -    -   -
          Splliter e Sybist.                             1200    1600      2000      2400      2800      3200
          Oak Ridge                                               Rotações do motor (RPM)
          National Laboratory

                              se beneficiaria muito desse maior número de   Na atualidade, quando se analisam as dife-
                              octanas. Já um motor de nova geração, com   rentes tecnologias disponíveis para melhorar a
                              uma calibração de fábrica prevendo um com-  eficiência dos motores de combustão interna,
                              bustível com maior octanagem, teria o máxi-  o etanol geralmente apresenta uma vantagem
                              mo de aproveitamento.                    competitiva  importante.  Esses  resultados  se
                                A mudança realizada pelo governo brasilei-  destacam sempre que ele está associado a uma
                              ro de aumentar o percentual de etanol à ga-  maior taxa de compressão, a um turbocom-
                              solina de 22% para 27%, em março de 2015,   pressor, aos  comandos  de válvulas variáveis,
                              não modificou (aumentou) o número de octa-  à injeção direta, portanto, a combinação com
                              nas, pois essa mudança pode ser feita em uma   uma ou várias dessas tecnologias aumentam as
                              gasolina básica de baixa octanagem. Se essa   chances de se transformar o compromisso flex
                              adição for feita a partir da gasolina usada na   em benefício flex. Melhor dizendo, diminuirá
                              mistura de 22%, aqui apontada como normal,   sensivelmente a preocupação com a eficiência
                              já teríamos um combustível em torno das 100   de cada combustível separadamente.
                              RON ou mais, em vez da 92 RON que temos.    Todas essas novas tecnologias adéquam-se
                              Portanto, o ideal para os motores mais mo-  muito bem ao etanol. A combinação downsi-
                              dernos e futuros teria sido manter a gasolina   zing, turbo e injeção direta, que faz parte do
                              normal como base para receber o etanol, o que   conjunto das principais soluções para redu-
                              não tem sido feito, até mesmo porque a espe-  zir o consumo de combustível e as emissões,
                              cificação atual da ANP o permite. Com isso   funciona muito melhor com o etanol. São
                              teríamos uma gasolina normal igual à Podium   tecnologias ótimas para gasolinas com alta
                              para toda a frota.                       octanagem, que proporcionam vaporização
                                Hoje já se fala em motores com benefício   elevada, resfriam a mistura, permitem uma
                              flex, que estão pautados para uma redução da   maior agressividade nas taxas efetivas, permi-
                              diferença entre as taxas mínimas e máximas   tem uma temperatura final de combustão me-
                              de compressão para que possam ser usados   nor, protegem a turbina do turbocompressor,
                              com gasolina ou etanol. E na medida em que   não ocasionam problemas para o catalisador,
                              se aumenta a quantidade do etanol à gasoli-  enfim, o etanol gera uma série de vantagens
                              na, a tendência é que essa discrepância fique   quando combinado à gasolina.
                              significativamente reduzida. Mas, para isso,   O Brasil precisa passar por uma signifi-
                              é preciso que se usem as melhores gasolinas   cativa mudança de infraestrutura de energia
                              possíveis (com maior octanagem).         mais limpa.                           n
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