Page 19 - Revista EAA - Edição 70
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cidade de ser um modificador de octanas em compressão algo acima de 13:1, não só apro-
misturas com gasolina. Tomando-se por base veitando melhor a propriedade antidetonante
três diferentes tipos de misturas de gasolina do etanol, como aumentando a sua eficiência
americanas (veja gráfico), ou seja, uma da mais quando funcionando com gasolina. E os moto-
baixa octanagem, uma normal e uma premium, res superalimentados poderiam funcionar com
entre si elas já apresentam níveis diferentes de pressão de superalimentação maior que a ado-
octanas. A partir do momento que se passa a tada hoje, 1,2 a 1,5 bar, passando a 1,4~1,7 bar,
adicionar etanol a cada uma delas esse número realçando a conhecida característica conheci-
de octanas aumenta. Em um exemplo básico, da desses motores, elevados potência e torque
ao se acrescentar 20% de etanol a uma gasolina com baixo consumo de combustível.
de octanagem muito baixa, ela pode chegar aos Tecnicamente seria necessária a realização
mesmos níveis de octanagem (ou até superior) de vários ensaios, principalmente nos moto-
da gasolina que chamamos de normal, e com res mais antigos da frota circulante, para se
40% de etanol ela superaria em muito o nú- constatar o impacto que isso causaria. Em
mero de octanas da melhor versão. De mesma princípio, os motores em circulação teriam a
forma que a gasolina normal dá um salto de capacidade de, em parte, se adaptar ao novo
octanagem quando recebe o etanol: com apenas combustível (ainda que tenham uma taxa de
20% de etanol ela supera em muito a gasolina compressão mais baixa) em função das suas
premium. Esse é o resultado de um trabalho de possibilidades de ajustes do avanço inicial de
Stein no paper SAE2012-01-1277. ignição e da curva de avanço. Em parte por-
Com esse aumento de octanagem seria pos- que restaria a questão da formação de mistura
sível aumentar a taxa de compressão dos moto- em motores anteriores a 2010 que não contam
res, o que melhoraria significativamente a sua com mapeamento para lambdas muito supe-
eficiência, reduzindo inclusive o compromisso riores a 1 e poderiam se ressentir da mistura
de taxa de compressão dos motores flex. ar-combustível mais pobre. Nos mais antigos,
O gráfico abaixo mostra o efeito do etanol a carburador, certamente seria necessária sua
quando misturado com gasolina. Dessa forma nova calibração. E ainda que esse motor de
pode-se chegar a mais de 100 octanas RON concepção mais antiga não atinja o ponto má-
com 30% de etanol, o que tornaria possível um ximo de otimização usando um combustível
motor flex de aspiração natural com taxa de com maior quantidade de etanol, ele também
110 - - - - - - - - - - - - -
Motivação - H -
para alta 105 - -
Número de octanas (-) - -
octanagem, 100 - - RSP Etanol puro -
-
misturas de - -
etanol de 95 - -
nível médio 90 - - Gasolina básica de -
baixa octanagem
-
85 -
Gasolina premium
-
- Gasolina comum -
80 - - - - - - - - - - - - -
0 20 40 60 80 100
Teor de etanol (vol.)
Reproduzido de Stein, SAE2012-01-1277
abril/maio/junho 19