Page 19 - Revista EAA - Edição 70
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cidade de ser um modificador de octanas em  compressão algo acima de 13:1, não só apro-
           misturas com gasolina. Tomando-se por base  veitando melhor a propriedade antidetonante
           três diferentes tipos de misturas de gasolina  do etanol, como aumentando a sua eficiência
           americanas (veja gráfico), ou seja, uma da mais  quando funcionando com gasolina. E os moto-
           baixa octanagem, uma normal e uma premium,  res superalimentados poderiam funcionar com
           entre si elas já apresentam níveis diferentes de  pressão de superalimentação maior que a ado-
           octanas. A partir do momento que se passa a  tada hoje, 1,2 a 1,5 bar, passando a 1,4~1,7 bar,
           adicionar etanol a cada uma delas esse número  realçando a conhecida característica conheci-
           de octanas aumenta. Em um exemplo básico,  da desses motores, elevados potência e torque
           ao se acrescentar 20% de etanol a uma gasolina  com baixo consumo de combustível.
           de octanagem muito baixa, ela pode chegar aos   Tecnicamente seria necessária a realização
           mesmos níveis de octanagem (ou até superior)  de vários ensaios, principalmente nos moto-
           da gasolina que chamamos de normal, e com  res mais antigos da frota circulante, para se
           40% de etanol ela superaria em muito o nú-  constatar o impacto que isso causaria. Em
           mero de octanas da melhor versão. De mesma  princípio, os motores em circulação teriam a
           forma que a gasolina normal dá um salto de  capacidade de, em parte, se adaptar ao novo
           octanagem quando recebe o etanol: com apenas  combustível (ainda que tenham uma taxa de
           20% de etanol ela supera em muito a gasolina  compressão mais baixa) em função das suas
           premium. Esse é o resultado de um trabalho de  possibilidades de ajustes do avanço inicial de
           Stein no paper SAE2012-01-1277.          ignição e da curva de avanço. Em parte por-
             Com esse aumento de octanagem seria pos-  que restaria a questão da formação de mistura
           sível aumentar a taxa de compressão dos moto-  em motores anteriores a 2010 que não contam
           res, o que melhoraria significativamente a sua  com mapeamento para lambdas muito supe-
           eficiência, reduzindo inclusive o compromisso  riores a 1 e poderiam se ressentir da mistura
           de taxa de compressão dos motores flex.   ar-combustível mais pobre. Nos mais antigos,
              O gráfico abaixo mostra o efeito do etanol  a carburador, certamente seria necessária sua
           quando misturado com gasolina. Dessa forma  nova calibração. E ainda que esse motor de
           pode-se chegar a mais de 100 octanas RON  concepção mais antiga não atinja o ponto má-
           com 30% de etanol, o que tornaria possível um  ximo de otimização usando um combustível
           motor flex de aspiração natural com taxa de  com maior quantidade de etanol, ele também



                                  110 - -    -    -    -    -    -    -    -    -    -  - -
                 Motivação             -                                               H -
                   para alta      105 -                                                 -
                                 Número de octanas (-)  -                               -
                octanagem,        100 - -                 RSP              Etanol puro  -
                                                                                        -
                misturas de            -                                                -
                  etanol de        95 -                                                 -

                nível médio        90 - -                             Gasolina básica de   -
                                                                    baixa octanagem
                                                                                        -
                                   85 -
                                                                      Gasolina premium
                                                                                        -
                                       -                              Gasolina comum    -
                                   80 - -    -    -    -    -    -    -    -    -    -  - -
                                      0         20        40        60        80      100
                                                     Teor de etanol (vol.)
                                          Reproduzido de Stein, SAE2012-01-1277



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