Page 18 - Revista EAA - Edição 73
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TECNOLOGIA           CAPA


          Thermal Management: fazendo uso das perdas

          térmicas para reduzir o consumo de combustível





          Como utilizar os 56% de energia térmica            v  E apenas, durante o ciclo, 24,5% da energia é repassada à
          disponível – e desperdiçada – para de                transmissão para que o veículo cumpra sua função
          alguma forma diminuir outras perdas ou               O conceito básico de “thermal management” é utilizar os
          regenerar parte dessa energia. Ela pode,           56% de energia térmica disponível para de alguma forma di-
          entre outras soluções, ser usada para              minuir as outras perdas ou ainda para regenerar parte dessa
          aumentar mais rapidamente a temperatura            energia perdida.  Podemos, por exemplo, utilizar essa energia
          do óleo do motor e da transmissão                  para ajudar a aumentar mais rapidamente a temperatura do
                                                             óleo do motor e da transmissão.
          Kevin Laboe e Erlon Rodrigues
                                                               Como no ciclo de emissões (e no uso normal do cliente),
                                                             o motor e a transmissão partem frios, até o óleo do motor
          Uma área cada vez mais explorada para reduzir o consumo  e da transmissão atingirem seus regimes de funcionamento
          de combustível, sem grande aumento de custo e complexida-  normais (por volta de 110 °C e de 80 °C respectivamente),
          de, é o chamado “gerenciamento térmico do motopropulsor”  as perdas por atrito são maiores do que seriam se o moto-
          ou “thermal management”. Estudando a distribuição de ener-  propulsor estivesse mais quente. Isto porque a viscosidade
          gia do combustível em uma picape média (para o mercado  do óleo e, portanto, o atrito hidrodinâmico, reduzem com o
          americano) com motor V-6 a gasolina durante o ciclo “EPA  aumento da temperatura – figura 1.
          city accumulated”, temos que:                        Analisemos o caso do câmbio: o motor esquenta muito
          v  35% da energia sai pelo escapamento, na forma de calor  mais rápido que ele. Já no motor, o líquido de arrefecimento
          v  21% é perdida para o sistema de arrefecimento do motor   esquenta mais rápido que o óleo. Assim, podemos transfe-
               56% da energia é desperdiçada na forma de calor  rir calor do sistema de arrefecimento do motor diretamente
          v  9% é gasta em atrito e bombeamento (as bombas de água  para o óleo do câmbio utilizando um trocador de calor.  A
            e óleo entram nesta conta)                       viscosidade reduzida do óleo aquecido aumenta a eficiência
          v  8% perde-se esquentando o motor durante o ciclo,   de transmissão em todas as marchas. Analisando a figura 2,
            pois no início do teste de emissões e consumo o motor   vemos que, no caso da sexta marcha, por exemplo, o torque
            está frio                                        resistente de acionamento cai de 21 Nm para aproximada-
          v  2,4% é inevitavelmente perdida por convecção e irradiação  mente 16,8 Nm, quando o óleo passa de 50 °C para 94 °C,
                                                                     uma redução de 20% no atrito.
          Figura 1                                                     O mesmo tipo de efeito acontece no motor e,
                                  Viscosidade x Temp.                como lá o líquido de arrefecimento esquenta mais
                                                                     rápido que o óleo, também podemos utilizar o lí-
                                                                     quido de arrefecimento para transferir calor para o
                                                                     óleo e reduzir atrito na fase de aquecimento. Essa é
                                                                     a primeira e mais difundida utilização do “thermal
                                                                     management”: estratégias para efetivamente trans-
           Viscosidade, cSt                                          ferir calor do motor para o óleo do câmbio e para
                                                                     o óleo do motor de modo a maximizar a eficiência
                                                                     do motopropulsor, reduzindo as viscosidades.
                                                                       Na figura 3 vemos um sistema de refrigeração
                                                                     adaptado para possibilitar o gerenciamento da
                                                                     temperatura do óleo do câmbio. No gráfico vemos
                                                                     a comparação das temperaturas do líquido de arre-
                                                                     fecimento e do óleo do câmbio com (linhas azuis)
                                                                     e sem o “thermal management” (linhas verdes). Po-
                                    Temperatura °C                   demos ver que a velocidade de aquecimento do
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