Page 31 - Revista EAA - Edição 73
P. 31
Na página anterior
aeronave no processo
de decapagem,
aplicação do primer
e o mascaramento
visando o esquema de
pintura e, nesta página
o resultado final
te o procedimento. Já que quanto mais quente mais rápida é -se sua aderência e espessura final, além de passar por uma
a cura da tinta, esse procedimento é feito em um ambiente inspeção visual quanto ao brilho, escorrimentos e eventuais
mantido a 60 °C. efeitos negativos da aplicação. Se não estiver satisfatório, tem
Além do hangar propriamente dito há cabines de pintura de refazer. As normas regem a pintura aeronáutica podem
para peças menores. O processo gera resíduos que são eli- variar de país para país, mas, além disso, as companhias aé-
minados e tratados, ou reciclados de acordo com rigorosas reas adotam suas próprias regras que podem conter detalhes
normas de controle. Essas instalações são providas de filtros e requisitos adicionais que diferenciem o resultado final. Um
para reter elementos em suspensão, evitando que eles inva- fabricante de aeronaves pode decidir, por exemplo, especifi-
dam o meio ambiente. Também há as ETEs (Estações de car suas tintas de acordo com as suas próprias normas, e isso
Tratamento de Efluentes), para onde vão os líquidos resul- independe de órgãos reguladores.
tantes da lavagem. Para se ter uma ideia da complexidade A evolução nos processos e nos materiais tem sido cons-
que envolve o processo de pintura, devido a questões am- tante, acompanhando tendências e necessidades cada vez
bientais e de infraestrutura de algumas regiões de alguns mais específicas da indústria aeroespacial, onde a tecnologia
países, os aviões precisam ser enviados para outro local para caminha lado a lado com o objetivo de alcançar produtos
serem pintados. com desempenhos cada vez melhores. n
170329_Anuncio_Congresso_GF.pdf 1 29/03/2017 15:29:37
Após a conclusão da pintura, ela é avaliada observando- (Agradecimentos: Embraer / GOL / LATAM)
C
M
Y
CM
MY
CY
CMY
K