Page 31 - Revista EAA - Edição 73
P. 31

Na página anterior
                                                                                            aeronave no processo
                                                                                            de decapagem,
                                                                                            aplicação do primer
                                                                                            e o mascaramento
                                                                                            visando o esquema de
                                                                                            pintura e, nesta página
                                                                                            o resultado final

           te o procedimento. Já que quanto mais quente mais rápida é  -se sua aderência e espessura final, além de passar por uma
           a cura da tinta, esse procedimento é feito em um ambiente  inspeção visual quanto ao brilho, escorrimentos e eventuais
           mantido a 60 °C.                                   efeitos negativos da aplicação.  Se não estiver satisfatório, tem
             Além do hangar propriamente dito há cabines de pintura  de refazer. As normas regem a pintura aeronáutica podem
           para peças menores. O processo gera resíduos que são eli-  variar de país para país, mas, além disso, as companhias aé-
           minados e tratados, ou reciclados de acordo com rigorosas  reas adotam suas próprias regras que podem conter detalhes
           normas de controle. Essas instalações são providas de filtros  e requisitos adicionais que diferenciem o resultado final. Um
           para reter elementos em suspensão, evitando que eles inva-  fabricante de aeronaves pode decidir, por exemplo, especifi-
           dam o meio ambiente. Também há as ETEs (Estações de  car suas tintas de acordo com as suas próprias normas, e isso
           Tratamento de Efluentes), para onde vão os líquidos resul-  independe de órgãos reguladores.
           tantes da lavagem. Para se ter uma ideia da complexidade   A evolução nos processos e nos materiais tem sido cons-
           que envolve o processo de pintura, devido a questões am-  tante,  acompanhando tendências  e necessidades  cada vez
           bientais e de infraestrutura de algumas regiões de alguns  mais específicas da indústria aeroespacial, onde a tecnologia
           países, os aviões precisam ser enviados para outro local para  caminha lado a lado com o objetivo de alcançar produtos
           serem pintados.                                    com desempenhos cada vez melhores.    n
         170329_Anuncio_Congresso_GF.pdf   1   29/03/2017   15:29:37
             Após a conclusão da pintura, ela é avaliada observando-  (Agradecimentos: Embraer / GOL / LATAM)
















 C
 M
 Y
 CM
 MY
 CY
 CMY
 K
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36