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que é seguido pela tinta branca e, depois, as tintas coloridas.
v Ao final, ocorre uma pesagem para entrar na carta de
peso do avião. Normalmente são usadas tintas à base de po-
liuretano (PU), tipo clearcoat, pois têm cobertura maior e exi-
gem menos demãos de tinta com menor exalação de partí-
culas. A aeronave fica mais leve e com brilho e durabilidade Os produtos
maiores. Também são usadas tintas epóxi. empregados
O tempo para pintar uma aeronave está vinculado ao atendem rigorosas
porte e à constituição da equipe que realizará o trabalho, especificações
bem como à complexidade dessa pintura. Se há que fazer técnicas
decapagem, dependendo do número de camadas existentes,
o prazo pode ser maior. Para aeronaves menores o processo
pode durar apenas quatro dias, mas para um Boeing 737 ou
Airbus A320, por exemplo, esse prazo pode chegar a 10 ou
12 dias. Para as asas são necessários mais três dias. Nesse caso,
em particular pode ser usada tinta antiderrapante, para per-
mitir que se caminhe sobre elas. Normalmente, as asas não
apresentam degradação tão grande quanto à fuselagem. Os
profissionais que realizam essa sequência de atividades pre-
cisam passar por um rígido processo de qualificação, já que a
pintura de uma aeronave segue requisitos de qualidade que
não se assemelham a qualquer outro segmento.
O consumo de tinta apresenta certa variabilidade em fun-
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ção da complexidade da pintura, mas fica entre 150 a 200 li-
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