Page 29 - Revista EAA - Edição 73
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que é seguido pela tinta branca e, depois, as tintas coloridas.
             v Ao final, ocorre uma pesagem para entrar na carta de
           peso do avião. Normalmente são usadas tintas à base de po-
           liuretano (PU), tipo clearcoat, pois têm cobertura maior e exi-
           gem menos demãos de tinta com menor exalação de partí-
           culas. A aeronave fica mais leve e com brilho e durabilidade   Os produtos
           maiores.  Também são usadas tintas epóxi.           empregados
             O tempo para pintar uma aeronave está vinculado ao   atendem rigorosas
           porte e à constituição da equipe que realizará o trabalho,   especificações
           bem como à complexidade dessa pintura. Se há que fazer   técnicas
           decapagem, dependendo do número de camadas existentes,
           o prazo pode ser maior. Para aeronaves menores o processo
           pode durar apenas quatro dias, mas para um Boeing 737 ou
           Airbus A320, por exemplo, esse prazo pode chegar a 10 ou
           12 dias. Para as asas são necessários mais três dias. Nesse caso,
           em particular pode ser usada tinta antiderrapante, para per-
           mitir que se caminhe sobre elas. Normalmente, as asas não
           apresentam degradação tão grande quanto à fuselagem. Os
           profissionais que realizam essa sequência de atividades pre-
           cisam passar por um rígido processo de qualificação, já que a
           pintura de uma aeronave segue requisitos de qualidade que
           não se assemelham a qualquer outro segmento.
             O consumo de tinta apresenta certa variabilidade em fun-
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           ção da complexidade da pintura, mas fica entre 150 a 200 li-

















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