Page 27 - Revista EAA - Edição 73
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e hidroviário, possibilitem um transporte de Participações Ltda. (EDLP). Além da Ferro-
grãos mais competitivo, incentivando o seu es- grão, haverá subconcessão da Norte-Sul e de
coamento para os portos do Norte e Nordeste e parte da FIOL.
desafogando os do Sul e Sudeste do país. Esses e outros empreendimentos futuros, e,
Em breve, a Ferrovia Norte-Sul chegará a em andamento, exigirão um permanente desen-
Estrela D’Oeste, onde se conectará com a Ma- volvimento local de competências tecnológicas
lha Paulista da Rumo. Serão 2.700 km desde para a produção no Brasil dos veículos e siste-
São Luís/MA a Estrela D’Oeste/SP, mais 900 mas ferroviários, o que já vem sendo proporcio-
km dali até Santos/SP, formando um corredor nado pela indústria ferroviária brasileira.
ininterrupto, na mesma bitola (1,60 m) de alta Os investimentos previstos das atuais con-
capacidade, com mais de 3.600 km. cessionárias, em melhorias na via permanente,
Há ainda a Transnordestina com 1.728 km aquisição de material rodante e expansões, se-
de extensão em linha principal. A ferrovia passa rão imediatos, assim que a renovação antecipada Vicente Abate
por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, ocorra. Para a indústria ferroviária, isso significa
no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no uma continuidade no volume de contratos com
Ceará, e Suape, em Pernambuco. A obra deverá as concessionárias e a manutenção da mão de
ser concluída até 2021. obra atual.
Outro projeto importante é a Ferrovia de In- A indústria e as concessionárias possivel-
tegração Oeste-Leste (FIOL) que se destina a mente demandarão mais trabalhadores especia-
interligar as regiões Norte e Nordeste do Brasil. lizados para atender às suas demandas. A for-
Serão aproximadamente 1.500 km de vias, entre mação desses trabalhadores é uma necessidade
Figueirópolis, no Estado de Tocantins, até Ilhéus, premente para a continuidade do crescimento
no litoral baiano. A FIOL atenderá, principal- do setor ferroviário brasileiro, que desencadeará
mente, à produção de grãos do oeste da Bahia e à maior competitividade nos mercados doméstico
exploração de minério de ferro em Caetité. e externo.
A associação também apoia o PPI (Progra- Com o avanço já proporcionado pelas atuais
ma de Parcerias e Investimentos), com destaque concessionárias ferroviárias de carga, aliado à re-
para a concessão do trecho da Ferrogrão entre pactuação de seus contratos e ao posicionamen-
Lucas do Rio Verde (MT) e Miritituba (PA). to positivo do governo, serão criadas as melhores
A construção da ferrovia tem investimentos condições para o país trilhar o caminho do dese-
previstos de R$ 12 bilhões e sua construção é jado desenvolvimento. n
projetada pelas principais tradings do agrone-
gócio (ADM, Amaggi, Bunge, Cargill e Louis *Vicente Abate é presidente da ABIFER –
Dreyfus), consorciadas com a Estação da Luz Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
Avanço para
o setor: a
renovação
antecipada de
cinco concessões
ferroviárias,
e 13.526
quilômetros de
ferrovias são alvo
dos contratos,
estão previstos
para serem
homologados
ainda neste ano
fevereiro/março/abril 27