Page 27 - Revista EAA - Edição 73
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e hidroviário, possibilitem um  transporte  de  Participações Ltda. (EDLP). Além da Ferro-
           grãos mais competitivo, incentivando o seu es-  grão, haverá subconcessão da Norte-Sul e de
           coamento para os portos do Norte e Nordeste e  parte da FIOL.
           desafogando os do Sul e Sudeste do país.   Esses e outros empreendimentos futuros, e,
             Em breve, a Ferrovia Norte-Sul chegará a  em andamento, exigirão um permanente desen-
           Estrela D’Oeste, onde se conectará com a Ma-  volvimento local de competências tecnológicas
           lha Paulista da Rumo. Serão 2.700 km desde  para a produção no Brasil dos veículos e siste-
           São Luís/MA a Estrela D’Oeste/SP, mais 900  mas ferroviários, o que já vem sendo proporcio-
           km dali até Santos/SP, formando um corredor  nado pela indústria ferroviária brasileira.
           ininterrupto, na mesma bitola (1,60 m) de alta   Os investimentos previstos das atuais con-
           capacidade, com mais de 3.600 km.        cessionárias, em melhorias na via permanente,
             Há ainda a Transnordestina com 1.728 km  aquisição de material rodante e expansões, se-
           de extensão em linha principal. A ferrovia passa  rão imediatos, assim que a renovação antecipada   Vicente Abate
           por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins,  ocorra. Para a indústria ferroviária, isso significa
           no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no  uma continuidade no volume de contratos com
           Ceará, e Suape, em Pernambuco. A obra deverá  as concessionárias e a manutenção da mão de
           ser concluída até 2021.                  obra atual.
             Outro projeto importante é a Ferrovia de In-  A indústria e as concessionárias possivel-
           tegração Oeste-Leste (FIOL) que se destina a  mente demandarão mais trabalhadores especia-
           interligar as regiões Norte e Nordeste do Brasil.  lizados para atender às suas demandas. A for-
           Serão aproximadamente 1.500 km de vias, entre  mação desses trabalhadores é uma necessidade
           Figueirópolis, no Estado de Tocantins, até Ilhéus,  premente para a continuidade do crescimento
           no litoral baiano. A FIOL atenderá, principal-  do setor ferroviário brasileiro, que desencadeará
           mente, à produção de grãos do oeste da Bahia e à  maior competitividade nos mercados doméstico
           exploração de minério de ferro em Caetité.  e externo.
             A associação também apoia o PPI (Progra-  Com o avanço já proporcionado pelas atuais
           ma de Parcerias e Investimentos), com destaque  concessionárias ferroviárias de carga, aliado à re-
           para a concessão do trecho da Ferrogrão entre  pactuação de seus contratos e ao posicionamen-
           Lucas do Rio Verde (MT) e Miritituba (PA).  to positivo do governo, serão criadas as melhores
           A construção da ferrovia tem investimentos  condições para o país trilhar o caminho do dese-
           previstos de R$ 12 bilhões e sua construção é  jado desenvolvimento.           n
           projetada pelas principais tradings do agrone-
           gócio (ADM, Amaggi, Bunge, Cargill e Louis  *Vicente Abate é presidente da ABIFER –
           Dreyfus), consorciadas com a Estação da Luz  Associação Brasileira da Indústria Ferroviária

                                                                                             Avanço para
                                                                                             o setor: a
                                                                                             renovação
                                                                                             antecipada de
                                                                                             cinco concessões
                                                                                             ferroviárias,
                                                                                             e 13.526
                                                                                             quilômetros de
                                                                                             ferrovias são alvo
                                                                                             dos contratos,
                                                                                             estão previstos
                                                                                             para serem
                                                                                             homologados
                                                                                             ainda neste ano






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