Page 28 - Revista EAA - Edição 73
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AEROESPACIAL
A pintura nos aviões
Por trás das belas pinturas dos aviões há sensíveis da aeronave, para que não prejudiquem certos pa-
um elaborado e exaustivo processo que râmetros de voo.
é controlado rigidamente pelas empresas v Decapagem e/ou lixamento: é feita via remoção química
aéreas, órgãos reguladores e até por ou mecânica. Um decapante fica em contato com a superfície
questões ambientais durante duas a cinco horas, ocorrendo uma reação e degra-
dando a tinta ou, por outro lado, o processo chamado sanding,
João Tilki
lixamento propriamente dito. O processo químico leva cerca
Mais comumente associada à identidade visual de compa- de dois dias (para um B737). O material que se solta da ae-
nhias aéreas ou de seus proprietários, a pintura de uma ae- ronave vai escorrendo, dissolvido, sobre um piso já preparado
ronave envolve materiais e técnicas específicas para obter o para receber estes resíduos. A aplicação é feita por meio de
resultado desejado. Trata-se de um processo longo e meticu- uma pistola para ter mais uniformidade e melhor cobertura.
loso, feito com planejamento, já que a aeronave que passará A camada que não se destacar é removida com espátula. Em
por este processo estará fora de operação por algum tempo, aeronaves mais antigas esse processo pode demorar mais em
exigindo, portanto, que sua pintura seja feita preferencial- função de várias camadas aplicadas. Se necessário aplica-se
mente durante uma parada de manutenção mais longa. A o decapante novamente. Na sequência, é feita a lavagem da
pintura visa, além de proporcionar estética, proteger a su- aeronave para retirar qualquer resíduo que tenha restado do
perfície da aeronave. Normalmente podem existir algumas decapante. Essa é uma parte crucial do processo de qualida-
diferenças entre alguns processos e materiais utilizados por de de pintura porque vai desengordurar a estrutura e preparar
fabricantes, portanto companhias e empresas que realizam a superfície como se fosse a superfície original da aeronave.
esta tarefa dependem das normas e procedimentos adotados Se há materiais compostos em diversas áreas, eles não po-
por cada uma. Para entender um pouco mais, seguem aspec- dem passar por este processo e têm de ser mascarados como
tos dos bastidores dessa operação tão importante. em outras superfícies. Posteriormente passarão pelo recurso
A pintura é um processo que não concorre com nenhum de abrasão, lixamento. Todo o procedimento segue parâme-
outro. Quando uma aeronave está passando por esse proce- tros estipulados para cada aeronave em questão. Alguns não
dimento, é impossível realizar qualquer atividade paralela. podem ser usados dentro da legislação brasileira, outros a em-
O início da preparação/lavagem é fundamental para obter presa opta por não usar por serem nocivos à saúde e outros,
uma pintura satisfatória. Quanto mais limpa, melhor será a ainda, porque tornam a operação muito lenta. Quanto maior
aderência. E esse é um procedimento que compreende vá- a temperatura, mais rápido o decapante reage. A empresa
rias etapas: avalia quais dos produtos se enquadram melhor no processo,
v Logo após chegar ao hangar de pintura, ocorre a pre- e não se utiliza nada que não conste no manual da aeronave.
paração das áreas que não podem ser submetidas a produtos v Na sequência, é feito o lixamento para retirada de even-
químicos e à própria pintura. É o envelopamento ou mas- tuais rebarbas e é feita uma nova limpeza usando solventes re-
caramento. Nessa fase, há que ser feita a proteção em áreas comendados pelo manual. Posteriormente, aplica-se o primer,
Exemplo de adesivagem e, na foto
à direita, aeronave sendo levada JOÃO TILKI
para o hangar de pintura FOTOS EMBRAER
28 fevereiro/março/abril