Page 30 - Revista EAA - Edição 73
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AEROESPACIAL
















          tros para uma aeronave narrow-body (B737 / A320). O custo
          final varia de empresa para empresa, pois depende se a pin-
          tura foi feita internamente ou foi terceirizada, da negociação
          com os fabricantes das tintas, bem como do processo adotado
          para a pintura.
            Em função de prevenir corrosões, a pintura pode aumentar
          significativamente a vida útil da aeronave. Entretanto, pintar
          toda ou apenas uma parte da aeronave é opção do operador.
          O ideal seria pintá-la por completo, mas por questões estéti-  para suportar as mais variadas condições, inclusive a incidên-
          cas ou de custo, algumas empresas optam por pintar somente  cia de raios UV um grande fator na sua degradação.
          a metade superior da fuselagem, deixando a parte inferior   Um cuidado adicional há que ser tomado. Partes da ae-
          com a cor “aluminizada” natural do material. Mas mesmo  ronave como peças polidas, sensores, antenas, faróis, janelas,
          que parte da superfície não seja pintada, o restante passa por  peças que já vêm com tratamentos superficiais específicos,
          um processo anticorrosão.                          além de entradas de ar e áreas de tomada estática, não podem
            A espessura da camada é definida pelo fabricante da tinta  receber pintura. O mesmo ocorre com os bordos de ataque,
          e tem como objetivo a proteção da estrutura, bem como obter  inclusive dos winglets, superfícies muito afetadas por erosão.
          um bom aspecto visual.  Primer mais tinta chegam a ter, em   Quando há uma campanha temporária em meio a uma
          média, uma densidade de 123 a 130 micra, e essa espessura  ação de marketing, compreendendo ilustrações e/ou mensa-
          (camada por camada) é apurada por meio de um medidor  gens, onde aeronaves recebem pinturas especiais e complexas,
          por ultrassom ao longo da fuselagem. Outro fator importan-  pode ser usado o método tradicional. Mas dada a demora e
          te no processo de pintura é a aplicação das cores.  Cada cor  elevado consumo de tinta adota-se a adesivagem de uso tem-
          – e consequente a pigmentação para sua obtenção –  possui  porário sobre a pintura original.
          um poder de cobertura diferente, sendo que cores claras de-  Uma superfície que sempre chamou a atenção é o nariz
          mandam mais camadas do que cores escuras.          da aeronave, onde fica o radar, coberto e protegido pelo
            Também inerente à pintura é o peso que agrega à aerona-  radome. Essa área especialmente sensível era normalmente
          ve, que varia dependendo do número de camadas, e implica  destacada na cor preta, com uma tinta antiestática. Agora,
          em maior ou menor consumo de combustível. É difícil esti-  sobre ela é aplicada a mesma tinta do restante do avião,
          mar um parâmetro de consumo versus o peso da tinta, pois  além de passar por uma medição de condutividade que
          depende muito do modelo de aeronave e da sua rotina ope-  não é feita no restante da superfície.
          racional.  Esses são dados aferidos de forma muito particular   Embora a maior parte de uma aeronave seja constituída
          por cada operador.                                 de alumínio, nas aeronaves mais modernas os materiais com-
            A validade ou durabilidade depende da exposição da ae-  postos têm ganhado espaço. Para superfícies constituídas por
          ronave, da matéria-prima e do processo utilizado. Com a im-  esses materiais é usado o mesmo tipo de tinta, porém com
          plantação de procedimentos mais modernos, a vida útil da  uma preparação diferente. Às vezes, com a presença de um
          pintura está se ampliando em função da utilização de uma  primer especial e tintas com cobre na sua constituição, permi-
          pigmentação mais resistente aos raios ultravioleta, podendo  tindo maior condutividade naquela superfície.
          chegar a até 10 anos.                                O ambiente onde a pintura é realizada é um hangar de-
            Quanto aos agentes que influenciam na durabilidade,  dicado e controlado tanto quanto à umidade (30% a 75%)
          como atrito e grandes variações de temperatura – lembrando  quanto à temperatura para obedecer às condições de cada
          que uma aeronave pode estar em uma temperatura “escal-  fabricante de tinta. A tinta é preparada em uma sala especial,
          dante” em terra e 50 graus Celsius negativos em altitude de  obedecendo aos parâmetros fornecidos pelo fabricante, e a  FOTOS LATAM
          cruzeiro –, as tintas de uso aeronáutico já são desenvolvidas  temperatura no hangar de pintura é de cerca de 30 °C duran-
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