Page 30 - Revista EAA - Edição 73
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AEROESPACIAL
tros para uma aeronave narrow-body (B737 / A320). O custo
final varia de empresa para empresa, pois depende se a pin-
tura foi feita internamente ou foi terceirizada, da negociação
com os fabricantes das tintas, bem como do processo adotado
para a pintura.
Em função de prevenir corrosões, a pintura pode aumentar
significativamente a vida útil da aeronave. Entretanto, pintar
toda ou apenas uma parte da aeronave é opção do operador.
O ideal seria pintá-la por completo, mas por questões estéti- para suportar as mais variadas condições, inclusive a incidên-
cas ou de custo, algumas empresas optam por pintar somente cia de raios UV um grande fator na sua degradação.
a metade superior da fuselagem, deixando a parte inferior Um cuidado adicional há que ser tomado. Partes da ae-
com a cor “aluminizada” natural do material. Mas mesmo ronave como peças polidas, sensores, antenas, faróis, janelas,
que parte da superfície não seja pintada, o restante passa por peças que já vêm com tratamentos superficiais específicos,
um processo anticorrosão. além de entradas de ar e áreas de tomada estática, não podem
A espessura da camada é definida pelo fabricante da tinta receber pintura. O mesmo ocorre com os bordos de ataque,
e tem como objetivo a proteção da estrutura, bem como obter inclusive dos winglets, superfícies muito afetadas por erosão.
um bom aspecto visual. Primer mais tinta chegam a ter, em Quando há uma campanha temporária em meio a uma
média, uma densidade de 123 a 130 micra, e essa espessura ação de marketing, compreendendo ilustrações e/ou mensa-
(camada por camada) é apurada por meio de um medidor gens, onde aeronaves recebem pinturas especiais e complexas,
por ultrassom ao longo da fuselagem. Outro fator importan- pode ser usado o método tradicional. Mas dada a demora e
te no processo de pintura é a aplicação das cores. Cada cor elevado consumo de tinta adota-se a adesivagem de uso tem-
– e consequente a pigmentação para sua obtenção – possui porário sobre a pintura original.
um poder de cobertura diferente, sendo que cores claras de- Uma superfície que sempre chamou a atenção é o nariz
mandam mais camadas do que cores escuras. da aeronave, onde fica o radar, coberto e protegido pelo
Também inerente à pintura é o peso que agrega à aerona- radome. Essa área especialmente sensível era normalmente
ve, que varia dependendo do número de camadas, e implica destacada na cor preta, com uma tinta antiestática. Agora,
em maior ou menor consumo de combustível. É difícil esti- sobre ela é aplicada a mesma tinta do restante do avião,
mar um parâmetro de consumo versus o peso da tinta, pois além de passar por uma medição de condutividade que
depende muito do modelo de aeronave e da sua rotina ope- não é feita no restante da superfície.
racional. Esses são dados aferidos de forma muito particular Embora a maior parte de uma aeronave seja constituída
por cada operador. de alumínio, nas aeronaves mais modernas os materiais com-
A validade ou durabilidade depende da exposição da ae- postos têm ganhado espaço. Para superfícies constituídas por
ronave, da matéria-prima e do processo utilizado. Com a im- esses materiais é usado o mesmo tipo de tinta, porém com
plantação de procedimentos mais modernos, a vida útil da uma preparação diferente. Às vezes, com a presença de um
pintura está se ampliando em função da utilização de uma primer especial e tintas com cobre na sua constituição, permi-
pigmentação mais resistente aos raios ultravioleta, podendo tindo maior condutividade naquela superfície.
chegar a até 10 anos. O ambiente onde a pintura é realizada é um hangar de-
Quanto aos agentes que influenciam na durabilidade, dicado e controlado tanto quanto à umidade (30% a 75%)
como atrito e grandes variações de temperatura – lembrando quanto à temperatura para obedecer às condições de cada
que uma aeronave pode estar em uma temperatura “escal- fabricante de tinta. A tinta é preparada em uma sala especial,
dante” em terra e 50 graus Celsius negativos em altitude de obedecendo aos parâmetros fornecidos pelo fabricante, e a FOTOS LATAM
cruzeiro –, as tintas de uso aeronáutico já são desenvolvidas temperatura no hangar de pintura é de cerca de 30 °C duran-
30 fevereiro/março/abril