Page 12 - Revista EAA - Edição 74
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CONECTIVIDADE INTRODUÇÃO À CONECTIVIDADE
Smart Car: desafios e oportunidades
para a mobilidade urbana
A transformação das soluções de mobilidade passa pela ação dos
governos, que serão importantes na constituição de novos ambientes conectividade
de experimentação, aprendizagem e mitigação de barreiras regulatórias
Marcos de Carvalho Marques e Flávia L. Consoni*
A emergência de tecnologias como propulsão elétrica, conec- As preferências dos usuários também estão se alterando.
tividade e inteligência nos veículos está tornando os veículos As novas gerações atribuem um sentido mais utilitário, am-
mais flexíveis, ambientalmente sustentáveis e integráveis à bientalmente sustentável e menos icônico dos veículos. Estu-
infraestrutura de energia elétrica. O produto da incorpora- do da consultoria McKinsey de 2016 indica que, em 2030, a
ção dessas tecnologias são os smart cars, dotados de uma va- propriedade do veículo deve perder relevância, ao passo que
riedade de aplicações e serviços de comunicação de dados, car-sharing e car-pooling responderão por 30% do crescimen-
processamento de grandes volumes de informação e da mo- to das receitas do setor, e estimulará a venda de veículos para
torização elétrica. propósitos específicos. A segmentação de mercados será mais
As funcionalidades e serviços de informação e automação baseada em cidades, e as políticas para redução das emissões
veicular estão se constituindo, inclusive, a partir de um con- de CO devem continuar exercendo forte pressão.
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junto de tecnologias habilitadoras denominado Internet das A figura 1 ilustra a arquitetura das soluções da IoT auto-
Coisas (IoT, a sigla em inglês). A IoT é uma infraestrutura mobilística. A camada inferior contempla sensores, micro-
global para a sociedade da informação que habilita serviços controladores, radiocomunicadores que medem, processam,
avançados por meio da interconexão de coisas (físicas e virtu- comunicam e atuam a partir de diversas grandezas coletadas
ais) com base em tecnologias de informação e comunicação do meio ambiente e do próprio veículo. A radiocomunica-
(TICs) interoperáveis. ção é realizada por meio de protocolos que estão sendo apri-
A ampliação do uso das TICs nos veículos e infraestruturas morados para diversas aplicações como, por exemplo, IEEE
de transporte é a base das novas soluções e oportunidades na 80211p, DASH7, Bluetooth Low Energy (BLE).
mobilidade urbana nas Cidades Inteli- Na camada logo acima, encontram-se os dispositivos que
Figura 1. gentes, reduzindo congestionamentos, combinam esses diversos componentes, formando módulos
Arquitetura e baixa qualidade do ar, acidentes devido inteligentes que são incorporados aos veículos. Esses módu-
elementos das à condução inadequada e elevada ocu- los contemplam ou possibilitam a incorporação de aplicati-
soluções da IoT pação de espaços urbanos por veículos. vos que utilizam interfaces de programação específicas. Com-
automobilística binações específicas de aplicativos e ambientes operacionais
constituem distintas plataformas. Segundo a Application De-
veloper Alliance (2015), destacam-se:
I) Execução de aplicativos no sistema veicular de entrete-
nimento (Blackberry QNX CAR, Windows Embedded
Automotive, Automotive Grade Linux e Android);
II) Conexão do sistema veicular com smartphone (Airbiqui-
ty, OpenCar, CloudCar, SmartDeviceLink / AppLink,
MirrorLink, Apple CarPlay, Google Open Automotive
Alliance and Windows in the Car);
III) Acesso remoto ao veículo por meio de uma Application
Program Interface (API), como (nStar, General Motors
API, Ford Remote API, Airbiquity);
IV) Acesso aos dados por meio de uma porta de sistema
de diagnóstico veicular (On-Board Diagnostics) OB-
D-II (Dash Labs, Mojio, Carvoyant, MetroMile and
smartdrive.io);
12 abril/maio/junho