Page 12 - Revista EAA - Edição 74
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CONECTIVIDADE             INTRODUÇÃO À CONECTIVIDADE



          Smart Car: desafios e oportunidades

          para a mobilidade urbana




          A transformação das soluções de mobilidade passa pela ação dos
          governos, que serão importantes na constituição de novos ambientes                         conectividade
          de experimentação, aprendizagem e mitigação de barreiras regulatórias

          Marcos de Carvalho Marques e Flávia L. Consoni*

          A emergência de tecnologias como propulsão elétrica, conec-  As preferências dos usuários também estão se alterando.
          tividade e inteligência nos veículos está tornando os veículos  As novas gerações atribuem um sentido mais utilitário, am-
          mais flexíveis, ambientalmente sustentáveis e integráveis à  bientalmente sustentável e menos icônico dos veículos. Estu-
          infraestrutura de energia elétrica. O produto da incorpora-  do da consultoria McKinsey de 2016 indica que, em 2030, a
          ção dessas tecnologias são os smart cars, dotados de uma va-  propriedade do veículo deve perder relevância, ao passo que
          riedade de aplicações e serviços de comunicação de dados,  car-sharing e car-pooling responderão por 30% do crescimen-
          processamento de grandes volumes de informação e da mo-  to das receitas do setor, e estimulará a venda de veículos para
          torização elétrica.                                propósitos específicos. A segmentação de mercados será mais
            As funcionalidades e serviços de informação e automação  baseada em cidades, e as políticas para redução das emissões
          veicular estão se constituindo, inclusive, a partir de um con-  de CO  devem continuar exercendo forte pressão.
                                                                   2
          junto de tecnologias habilitadoras denominado Internet das   A figura 1 ilustra a arquitetura das soluções da IoT auto-
          Coisas (IoT, a sigla em inglês). A IoT é uma infraestrutura  mobilística. A camada inferior contempla sensores, micro-
          global para a sociedade da informação que habilita serviços  controladores, radiocomunicadores que medem, processam,
          avançados por meio da interconexão de coisas (físicas e virtu-  comunicam e atuam a partir de diversas grandezas coletadas
          ais) com base em tecnologias de informação e comunicação  do meio ambiente e do próprio veículo. A radiocomunica-
          (TICs) interoperáveis.                             ção é realizada por meio de protocolos que estão sendo apri-
            A ampliação do uso das TICs nos veículos e infraestruturas  morados para diversas aplicações como, por exemplo, IEEE
          de transporte é a base das novas soluções e oportunidades na  80211p, DASH7, Bluetooth Low Energy (BLE).
                           mobilidade urbana nas Cidades Inteli-  Na camada logo acima, encontram-se os dispositivos que
          Figura 1.        gentes, reduzindo congestionamentos,  combinam esses diversos componentes, formando módulos
          Arquitetura e    baixa qualidade do ar, acidentes devido  inteligentes que são incorporados aos veículos. Esses módu-
          elementos das    à condução inadequada e elevada ocu-  los contemplam ou possibilitam a incorporação de aplicati-
          soluções da IoT   pação de espaços urbanos por veículos.  vos que utilizam interfaces de programação específicas. Com-
          automobilística                                    binações específicas de aplicativos e ambientes operacionais
                                                             constituem distintas plataformas. Segundo a Application De-
                                                             veloper Alliance (2015), destacam-se:
                                                             I) Execução de aplicativos no sistema veicular de entrete-
                                                               nimento (Blackberry QNX CAR, Windows Embedded
                                                               Automotive, Automotive Grade Linux e Android);
                                                             II) Conexão do sistema veicular com smartphone (Airbiqui-
                                                               ty, OpenCar, CloudCar, SmartDeviceLink / AppLink,
                                                               MirrorLink, Apple CarPlay, Google Open Automotive
                                                               Alliance and Windows in the Car);
                                                             III) Acesso remoto ao veículo por meio de uma Application
                                                               Program Interface (API), como (nStar, General Motors
                                                               API, Ford Remote API, Airbiquity);
                                                             IV) Acesso aos dados por meio de uma porta de sistema
                                                               de diagnóstico veicular (On-Board Diagnostics) OB-
                                                               D-II (Dash Labs, Mojio, Carvoyant, MetroMile and
                                                               smartdrive.io);
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