Page 15 - Revista EAA - Edição 74
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ESPECIAL
ção, etc. – lançando mão de um repertório variado de mode- Figura 1.
Avaliação
los, combinado com a experiência intuitiva do que funciona
de sistemas
melhor em cada caso. Sua principal vantagem é a flexibili-
ADAS com
dade: uma mesma solução tende a ser aplicável a vários pro- procedimentos
blemas diferentes, enquanto sistemas robóticos costumam de condução
ser mais especializados, com cada problema requerendo uma especiais são
necessários para
solução exclusiva.
cada função.
Na prática, os dois paradigmas tendem a coexistir, com so-
As manobras
luções robóticas sendo usadas em problemas mais “estrutura- de condução
dos”, para os quais entradas de dados características e reações podem ser
desejadas podem ser descritas mais facilmente, e soluções de executadas
na estrada
aprendizagem em casos mais “subjetivos”, onde humanos
para testes no
entendem intuitivamente qual reação é mais adequada, mas veículo (acima)
com dificuldade de descrever em termos precisos o porquê. ou dentro
Iníciar Parar Pausa do ambiente
53 [s]
0[%]
Oportunidades e demandas Condução autônoma D-6 3,5 de desen-
Assistente de conservação na faixa
Uso da faixa 3,0 volvimento
Sem dúvida, a maior oportunidade de carreira em carros au- Distância da borda esquerda da faixa 3,0
3,9
Precisão neuronal na faixa
virtual por meio
tônomos está no desenvolvimento dos sistemas de software de simulações
que controlarão os veículos. Para atuar nessa área, o domínio validadas (esq.)
de linguagens de programação tais como Java, Python e C++
é fundamental. Familiaridade com arquiteturas de compu-
tadores, diversas categorias de processadores (CPUs, GPUs,
ASICs), sistemas embarcados e protocolos de rede automo-
bilísticos como CAN serão diferenciais para o profissional conectividade
interessado em fazer carreira nessa área. Novos
À primeira vista, pode parecer que as novas carreiras habi- parâmetros de
O caminho à frente
litadas pelos carros autônomos estarão ao alcance apenas de funcionalidade
futuros profissionais, formados de acordo com suas deman-
das. O domínio de alguns requisitos, como programação, para a condução
pode de fato ser um desafio; mas o profissional interessado
encontra inúmeros recursos disponíveis na internet, muitos assistida
deles gratuitamente.
Para os dispostos a investir em formação, no fim de 2016 a
Udacity lançou um curso pago sobre tecnologias para carros Funcionalidades de condução assistida
autônomos, cobrindo tópicos como detecção de veículos e já têm níveis de segurança e conforto
sinais de trânsito e sistemas capazes de “clonar” o estilo de identificados; portanto, é preciso que
direção de um motorista humano. Dividido em três módulos se definam critérios e parâmetros das
de três meses cada, o preço é um tanto elevado (US$ 840 características de condução automáticas
por módulo), mas inclui diversas facilidades, como acesso a preferidas pelos consumidores
mentores e coaching de carreira.
A tecnologia de direção autônoma trilhou um longo ca- Erich Ramschak, Dr. Jürgen Holzinger e Christian Schyr*
minho desde suas origens, e podemos apenas imaginar o
impacto que carros autônomos terão na indústria automobi- Segurança percebida e conforto são, junto à operação de fa-
lística. Mas podemos estar certos de que serão aqueles com lha segura, os critérios de decisão mais importantes para o
o conhecimento e iniciativa para enfrentar seus desafios que sucesso do mercado de funcionalidades de condução assis-
tirarão o melhor proveito de suas oportunidades. tida em veículos modernos, especialmente em ADAS que
* Dr. Hélio Petroni Filho pertence ao Laboratório de exigem um esforço cada vez maior de desenvolvimento na
Computação de Alto Desempenho da UFES. n fase de desenvolvimento virtual.
abril/maio/junho 15