Page 15 - Revista EAA - Edição 74
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ESPECIAL



           ção, etc. – lançando mão de um repertório variado de mode-                            Figura 1.
                                                                                                 Avaliação
           los, combinado com a experiência intuitiva do que funciona
                                                                                                 de sistemas
           melhor em cada caso. Sua principal vantagem é a flexibili-
                                                                                                 ADAS com
           dade: uma mesma solução tende a ser aplicável a vários pro-                           procedimentos
           blemas diferentes, enquanto sistemas robóticos costumam                               de condução
           ser mais especializados, com cada problema requerendo uma                             especiais são
                                                                                                 necessários para
           solução exclusiva.
                                                                                                 cada função.
             Na prática, os dois paradigmas tendem a coexistir, com so-
                                                                                                 As manobras
           luções robóticas sendo usadas em problemas mais “estrutura-                           de condução
           dos”, para os quais entradas de dados características e reações                       podem ser
           desejadas podem ser descritas mais facilmente, e soluções de                          executadas
                                                                                                 na estrada
           aprendizagem em casos mais  “subjetivos”, onde humanos
                                                                                                 para testes no
           entendem intuitivamente qual reação é mais adequada, mas                              veículo (acima)
           com dificuldade de descrever em termos precisos o porquê.                             ou dentro
                                                                                 Iníciar   Parar   Pausa  do ambiente
                                                                                53 [s]
                                                                                     0[%]
           Oportunidades e demandas                                              Condução autônoma   D-6  3,5  de desen-
                                                                               Assistente de conservação na faixa
                                                                                Uso da faixa   3,0  volvimento
           Sem dúvida, a maior oportunidade de carreira em carros au-           Distância da borda esquerda da faixa  3,0
                                                                                            3,9
                                                                                Precisão neuronal na faixa
                                                                                                 virtual por meio
           tônomos está no desenvolvimento dos sistemas de software                              de simulações
           que controlarão os veículos. Para atuar nessa área, o domínio                         validadas (esq.)
           de linguagens de programação tais como Java, Python e C++
           é fundamental. Familiaridade com arquiteturas de compu-
           tadores, diversas categorias de processadores (CPUs, GPUs,
           ASICs), sistemas embarcados e protocolos de rede automo-
           bilísticos como CAN serão diferenciais para o profissional                                  conectividade
           interessado em fazer carreira nessa área.          Novos
           À primeira vista, pode parecer que as novas carreiras habi- parâmetros de
           O caminho à frente

           litadas pelos carros autônomos estarão ao alcance apenas de   funcionalidade
           futuros profissionais, formados de acordo com suas deman-
           das. O domínio de alguns requisitos, como programação,   para a condução
           pode de fato ser um desafio; mas o profissional interessado
           encontra inúmeros recursos disponíveis na internet, muitos   assistida
           deles gratuitamente.
             Para os dispostos a investir em formação, no fim de 2016 a
           Udacity lançou um curso pago sobre tecnologias para carros   Funcionalidades de condução assistida
           autônomos, cobrindo tópicos como detecção de veículos e   já têm níveis de segurança e conforto
           sinais de trânsito e sistemas capazes de “clonar” o estilo de   identificados; portanto, é preciso que
           direção de um motorista humano. Dividido em três módulos   se definam critérios e parâmetros das
           de três meses cada, o preço é um tanto elevado (US$ 840   características de condução automáticas
           por módulo), mas inclui diversas facilidades, como acesso a   preferidas pelos consumidores
           mentores e coaching de carreira.
             A tecnologia de direção autônoma trilhou um longo ca-  Erich Ramschak, Dr. Jürgen Holzinger e Christian Schyr*
           minho  desde  suas  origens,  e podemos  apenas  imaginar o
           impacto que carros autônomos terão na indústria automobi-  Segurança percebida e conforto são, junto à operação de fa-
           lística. Mas podemos estar certos de que serão aqueles com  lha segura, os critérios de decisão mais importantes para o
           o conhecimento e iniciativa para enfrentar seus desafios que  sucesso do mercado de funcionalidades de condução assis-
           tirarão o melhor proveito de suas oportunidades.   tida em veículos modernos, especialmente em ADAS que
           * Dr. Hélio Petroni Filho pertence ao Laboratório de   exigem um esforço cada vez maior de desenvolvimento na

            Computação de Alto Desempenho da UFES.         n fase de desenvolvimento virtual.
           abril/maio/junho                                                                                 15
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