Page 16 - Revista EAA - Edição 74
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CONECTIVIDADE             INTRODUÇÃO À CONECTIVIDADE




                                                                              Figura 2. A percepção de
                                                                              segurança e conforto durante
            Classificação da transmissão AVL                                  suporta métodos de teste e
                                                                              a condução automatizada

                                                                              validação eficientes no tempo,
                                                                              mantendo a satisfação do
                                                                              cliente final como prioridade.



                                                                              mente projetados. Para cada modo de

                             Seguir em
                 Condução autônoma   velocidade constante  Seguir em  aceleração  Seguir em   Seguir a parada  do veículo  Seguir o carro  Seguir o carro   Seguir o carro   Detecção de objeto  operação, os principais parâmetros físi-
                                        desaceleração
                                                                              cos são calculados durante o tempo de
                                                       que corta à frente
                                                   que se afasta
                                                            que sai da frente
                                                                              execução, que posteriormente consti-
                                                                              tuem os parâmetros de entrada para os
                                                                              para esse modo de teste. Isto oferece
                     20 eventos do veículo: 120            Classificação total da página  algoritmos de avaliação e classificação
                                                         Classificação da transmissão AVL
                                                           Dados de referência mín/máx  a possibilidade de comparar diferentes
                                                                              eventos do mesmo modo de operação
                                                                              entre si. Também facilita a comparação
          Metodologia                                                         de diferentes estados de calibração de
          Com base em um estudo em estrada com cerca de 50 mo-  um mesmo sistema ou com diferentes concorrentes ADAS.
          toristas comuns, as impressões subjetivas durante diferentes
          situações de condução com ADAS ativado foram analisa-  Exemplos de aplicação
          das para encontrar critérios para cada situação de condução.  Em relação ao conforto e medidas de segurança percebidas
          Neste estudo as principais funções ADAS para o controle  durante o ACC são realizados dois tipos específicos de ma-
          longitudinal do veículo, controle lateral, e aviso de mudança  nobras de “detecção de objetos”:
          de faixa, foram avaliadas. Estes critérios foram correlaciona-  1. 80 km/h contra 30 km/h - velocidade relativa de 50
          dos com parâmetros físicos relevantes para cada situação de  km/h - simulando uma situação numa estrada quando o
          condução. Posteriormente, as avaliações subjetivas de espe-  veículo está se aproximando, por exemplo, um veículo agrí-
          cialistas foram correlacionadas a diferentes parâmetros físicos  cola lento;
          por funções de classificação multidimensionais para cada cri-  2. 150 km/h a 80 km/h - velocidade relativa de 70 km/h
         tério. Cada situação de condução pode                                - simulando uma situação em uma es-
         ser avaliada de forma objetiva utilizan-                             trada ao aproximar-se, por exemplo, de
         do critérios tais como: manutenção de                                um caminhão lento na faixa da esquer-
                                                                   Navegação
         distância do veículo à frente (ACC), as-                 Carro para Carro  da que está ultrapassando.
                                                                   Infraestrutura
         sistente de conservação na faixa e aviso                   para Carro   Uma visão mais aprofundada dos
                                                           Sensores
         de mudança de faixa (LCA, LDW).                                      principais critérios do 2º cenário de
                                        TM
            A metodologia do AVL-DRIVE                                        manobra mostra o seguinte:
         para a medição objetiva de dirigibilida-                             u  Primeira reação: O condutor espera
         de foi utilizada para medir a percepção                                 uma primeira reação do sistema
         de segurança e sensação de conforto          Unidades de                ACC a cerca de 150-130 m - cor-
                                                     controle do veículo
         das unidades durante a condução au-                 Teste de hardware em loop  respondente a um tempo total de
         tomatizada. Sensor de reconhecimen-                     Cubo de teste   colisão (TTC) de aproximadamente
                                                                  de condução
         to ambiental para testes em estradas e                                  7,5 segundos. Em uma primeira re-
                                                                     Teste de rua
         novos modos de operação de condução                                     ação mais tarde, a 100 m, aproxima-
                                                                Virtual
         são adicionados para descrever e ava-                       Real        damente, a maioria dos motoristas
                                                            Sensores
         liar  objetivamente  a  condução parcial                                começa a se sentir inseguro - corres-
         ou  totalmente  automática.  Esses  mo-                                 pondente a um TTC de aprox. 5 s.
         dos de operação ADAS são detectados                                  u  50% de energia: os sistemas ACC
         automaticamente por algoritmos de   Figura 3. Fechando a lacuna entre   bem equilibrados têm 50% da
         reconhecimento de padrões especifica-  testes em condições reais e HIL  energia cinética reduzida a uma
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