Page 17 - Revista EAA - Edição 74
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ESPECIAL



             distância de aproximadamente 50 m do veículo da frente
                                                                       Sistema de visualização
             - correspondente a um TTC de aproximadamente 4,5 s.
             Os sistemas ACC com uma primeira reação retardada
             têm que frear mais intensamente para evitar que fiquem                     Motores lineares
                                                                           Sistema de
             muito próximos do objetivo. Neste caso, o conforto e a         direção
             segurança percebida são influenciados.
           u  Pista de desaceleração: A pista de desaceleração é um
             critério de conforto clássico. Uma pista plana e suave                      Interfaces
                                                                                         do sensor
             proporciona mais conforto do que uma pista irregular.                                   Plataforma
                                                                         ECUs do Veículo            de simulação
             Diferentes fabricantes têm filosofias diferentes sobre a
             forma da pista.
           u  TTC: é um critério clássico para a segurança percebida.                   Dinamômetros
             O TTC mínimo em relação à velocidade real do veículo,                      de rolo
             ao se aproximar de um objeto lento na frente, foi iden-
             tificado como um parâmetro muito importante para a
                                                                           Sistema de               Célula de
             segurança percebida.                                         trem de força       teste do veículo
           u Distância final: O controle da distância objetivo é um
             exemplo de uma consideração combinada de conforto   Figura 4. Exemplo de banco de provas
             e segurança percebida. No melhor dos casos, o veículo
             irá atingir a distância pretendida num caso de limite   zadas, como controlador automático de velocidade e sistema
             aperiódico como o comportamento e executa uma    de estacionamento automático requerem uma grande quan-
             transição bem calibrada para a velocidade constante.   tidade de validações funcionais e não funcionais envolvendo
             Isso proporciona conforto elevado e também uma   diferentes ambientes, condições e configuração de cada sis-
             percepção alta de segurança.                     tema. Utilizar um campo de provas ou uma pista real pode
                                                              adicionar variações de condições ambientais, manobras ex-
           Testes e Validações                                tremas em condições de clima e iluminação adversas. Porém,
           A integração e validação de ADAS e funções de condução  a inserção de falhas elétricas ou eletrônicas nos veículos em
           automática requerem novas tratativas durante o processo de  teste não podem ser executadas em uma pista pública.
           desenvolvimento veicular. O conceito do AVL DrivingCu-  Para contornar a situação mostrada anteriormente, um
             TM
           be  combina um banco de provas dinâmico para sistemas  dos métodos de validação já consolidado seria a integração
           de direção, frenagem e propulsão integrados com o veículo  da unidade em teste com um ambiente virtual para que seja
           completo, juntamente com um modelo matemático operan-  possível executar diversas rotinas de
           do em um ambiente virtual. Sensores físicos e/ou modelos  testes em diferentes condições, poden-  Figura 5.
           do comportamento destes sensores realizam a conexão entre  do ter uma lista de manobras virtuais a   Integração
           as unidades de controle em teste e o ambiente que está sen-  serem realizadas.            dos bancos
           do simulado. O ambiente de teste pro-                                                       de provas
           posto preenche a lacuna entre sistemas
           HIL (Hardware-In-the-Loop) con-              Simulação
                                                        do veículo
           vencionais, simuladores de condução e
           testes em condições reais, possibilitan-
           do testes mais eficazes e em condições
           de condução adversas, porém dentro de   Atuadores                         Simulação de     Simulação
                                                  do veículo          Interface                       de meio
           um ambiente controlado.                                                     sensor         ambiente
             A validação de funções de dire-
                                                   Unidades
           ção automática em todas as possíveis   de controle    Sensores reais    Sensor de injeção
                                                  do veículo
           condições e variações, por exemplo:
           funções como sistema de frenagem                          Veículo
           autônoma, controle de velocidade de
           cruzeiro adaptativo e direção assistida,
                                                                      Célula de teste do veículo
           ou ainda, funções totalmente automati-

           abril/maio/junho                                                                                 17
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