Page 13 - Revista EAA - Edição 74
P. 13
ESPECIAL
Figura 2.
Mobilidade 2.0 –
um ecossistema
de novas relações
V) Uso de soluções de iniciativas emergentes dústrias e a existência de demanda para tais soluções devem
(W3C Automotive and Web Platform Business reforçar a difusão dessas novas soluções.
Group and OpenXC). Na perspectiva técnica, um tema importante é a segurança
de informação e privacidade. Ao se desenvolver ou disponibi-
Desafios para a difusão do Smart Car e lizar uma nova solução, cabe considerar questões sobre quem
soluções de IoT para mobilidade terá permissão para emitir um comando para uma aplica-
As principais barreiras para a difusão do smart car são, pelo ção, como assegurar a privacidade de dados sensíveis, como
lado da oferta, de ordem econômico-regulatória e técnica evitar controle remoto do veículo (hacking). Outras questões
(cibersegurança e interface apropriada). Seu sucesso de- referem-se à facilidade de uso das interfaces como síntese e
pende da tecnologia adequada, de novos modelos de ne- reconhecimento de fala e tempo de resposta, capacidade pre-
gócios e da aceitação pelos usuários. Do lado da demanda, ditiva e de análise de padrões, bem como armazenamento e
a transformação da cultura de uso é um processo que deve processamento de grandes quantidades de dados.
ocorrer gradativamente. A transformação da indústria automobilística em um
O desenvolvimento dos novos modelos de negócios ecossistema de mobilidade conectada, autônoma e compar-
exigirá a transformação da atual cadeia de valor auto- tilhada apresenta diversas oportunidades e desafios para os
mobilística controlada pelas fabricantes tradicionais. Os contendores que farão parte dos novos ecossistemas de mo-
modelos de negócio da IoT automobilística tendem a ser bilidade urbana (Figura 2). A ampliação do uso das TICs
mais abertos, habilitando a participação de outras em- no Smart Car e nos sistemas e serviços para mobilidade ur-
presas e mais voltados para o usuário final (B2C). Essa bana podem exercer uma pressão transformadora na gestão
dinâmica de competição se desenvolverá por meio do es- de tráfego, cobrança pelo uso das vias, novos serviços, que
tabelecimento de novos papéis e relacionamentos entre podem ser mais transformadores do que a pressão exercida
esses atores. Os consumidores, além de proprietários e pelo aquecimento global.
motoristas, passam a fazer parte de novas comunidades de Entretanto, a transformação das soluções de mobilidade
compartilhamento de veículos. A revisão e a redefinição com menor centralidade do carro deve enfrentar resistências.
de papeis mudarão o cenário atual, envolvendo contendo- E neste contexto, a ação dos governos será importante na
res dos setores de tecnologias da informação, entidades de mitigação das barreiras ao uso, seja na facilitação da cons-
regulação e normatização. tituição de novos ambientes de experimentação, para maior
Por exemplo, fabricantes tradicionais de veículos têm es- aprendizagem, ou então na mitigação de barreiras regulató-
tabelecido parcerias com novos entrantes, tais como Tesla e rias que impeçam o aproveitamento do ganho de segurança
Toyota, e a BYD e Daimler. E provedores dos novos serviços proporcionado pela redução de acidentes em resultado con-
de mobilidade poderão desenvolver parcerias com fabrican- dução autônoma.
tes de veículos, tal como ocorre com Renault e Bolloré, para * Marcos de Carvalho Marques e Flávia L. Consoni pertencem
serviço de carsharing, na França. O alinhamento dessas in- ao Instituto de Geociências da Unicamp n
abril/maio/junho 13