Page 13 - Revista EAA - Edição 74
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ESPECIAL


           Figura 2.
           Mobilidade 2.0 –
           um ecossistema
           de novas relações






















           V) Uso de soluções de iniciativas emergentes       dústrias e a existência de demanda para tais soluções devem
             (W3C Automotive and Web Platform Business        reforçar a difusão dessas novas soluções.
             Group and OpenXC).                                 Na perspectiva técnica, um tema importante é a segurança
                                                              de informação e privacidade. Ao se desenvolver ou disponibi-
           Desafios para a difusão do Smart Car e             lizar uma nova solução, cabe considerar questões sobre quem
           soluções de IoT para mobilidade                    terá permissão para emitir um comando para uma aplica-
           As principais barreiras para a difusão do smart car são, pelo  ção, como assegurar a privacidade de dados sensíveis, como
           lado da oferta, de ordem econômico-regulatória e técnica  evitar controle remoto do veículo (hacking). Outras questões
           (cibersegurança  e  interface  apropriada).  Seu  sucesso  de-  referem-se à facilidade de uso das interfaces como síntese e
           pende da tecnologia adequada, de novos modelos de ne-  reconhecimento de fala e tempo de resposta, capacidade pre-
           gócios e da aceitação pelos usuários. Do lado da demanda,  ditiva e de análise de padrões, bem como armazenamento e
           a transformação da cultura de uso é um processo que deve  processamento de grandes quantidades de dados.
           ocorrer gradativamente.                              A transformação da indústria automobilística em um
             O desenvolvimento dos novos modelos de negócios  ecossistema de mobilidade conectada, autônoma e compar-
           exigirá a transformação da atual cadeia de valor auto-  tilhada apresenta diversas oportunidades e desafios para os
           mobilística controlada pelas fabricantes tradicionais. Os  contendores que farão parte dos novos ecossistemas de mo-
           modelos de negócio da IoT automobilística tendem a ser  bilidade urbana (Figura 2). A ampliação do uso das TICs
           mais abertos, habilitando a participação de outras em-  no Smart Car e nos sistemas e serviços para mobilidade ur-
           presas e mais voltados para o usuário final (B2C). Essa  bana podem exercer uma pressão transformadora na gestão
           dinâmica de competição se desenvolverá por meio do es-  de tráfego, cobrança pelo uso das vias, novos serviços, que
           tabelecimento de novos papéis e relacionamentos entre  podem ser mais transformadores do que a pressão exercida
           esses atores. Os consumidores, além de proprietários e  pelo aquecimento global.
           motoristas, passam a fazer parte de novas comunidades de   Entretanto, a transformação das soluções de mobilidade
           compartilhamento de veículos. A revisão e a redefinição  com menor centralidade do carro deve enfrentar resistências.
           de papeis mudarão o cenário atual, envolvendo contendo-  E neste contexto, a ação dos governos será importante na
           res dos setores de tecnologias da informação, entidades de  mitigação das barreiras ao uso, seja na facilitação da cons-
           regulação e normatização.                          tituição de novos ambientes de experimentação, para maior
             Por exemplo, fabricantes tradicionais de veículos têm es-  aprendizagem, ou então na mitigação de barreiras regulató-
           tabelecido parcerias com novos entrantes, tais como Tesla e  rias que impeçam o aproveitamento do ganho de segurança
           Toyota, e a BYD e Daimler. E provedores dos novos serviços  proporcionado pela redução de acidentes em resultado con-
           de mobilidade poderão desenvolver parcerias com fabrican-  dução autônoma.
           tes de veículos, tal como ocorre com Renault e Bolloré, para   * Marcos de Carvalho Marques e Flávia L. Consoni pertencem

           serviço de carsharing, na França. O alinhamento dessas in-  ao Instituto de Geociências da Unicamp  n
           abril/maio/junho                                                                                 13
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