Page 30 - Revista EAA - Edição 74
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REGIONAL CAPA 170710_Congresso_ANUNCIO.pdf 1 10/07/2017 10:49:06 HOST CO HOST
Seção São Paulo redução de peso. Também participou
do painel José Maria Fernandes Marlet,
Simpósio de novos materiais do IPT, que apresentou o Laboratório
de Estruturas Leves (LEL), de São José
e aplicações na mobilidade dos Campos, com capacidade para de-
senvolvimento de estruturas em mate-
riais compósitos.
Evento promovido pela SAE BRASIL reuniu especialistas para A segurança veicular foi abordada
discutir avanços tecnológicos e materiais que colaboram para por Plínio Cabral Junior, da General
a segurança e eficiência construtiva e energética Motors do Brasil e diretor Seção Re-
gional São Paulo da SAE BRASIL,
Em busca de redução de peso para Na parte de materiais ferrosos, que abriu painel sobre materiais avan-
aumento da eficiência energética e Alexandre Farina, da Villares Metals, çados. Rafael Agnelli, da CBMM, fa-
garantia da segurança veicular, a in- falou de ligas especiais, com teores eleva- lou sobre barras de impacto em aços de
dústria brasileira aposta em diversas dos de nióbio, para aplicação em válvulas alta resistência com adição de nióbio.
frentes como a variação do mix de de motores de alto desempenho. Tâmisa Alexandre Cortez, da ArcelorMittal,
materiais para determinadas aplica- Silva e Carolina Elgert, da Gerdau Aços discorreu sobre painéis externos em aços
ções. É o que apontou o 10º Simpó- Especiais, comentaram sobre o desen- de alta resistência, que reduzem massa e
sio SAE BRASIL de Novos Materiais e volvimento de ligas de aço para engrena- mantém boa formabilidade. Eduardo SAE BRASIL 2 Auditório SAE BRASIL 1 Sala SAE BRASIL
Auditório
Papers 1
01 Sala SAE BRASIL Paper 3 41 42
Aplicações na Mobilidade, realizado no gens com refino da microestrutura. Caio Bertoni da Fonseca, da LNNano, des- 9m 2 30m 2 20m 2 44 45
9m 2 Sala SAE BRASIL Paper 2 40 43 16m 2 46 16m 2 2 16m 47 GRADE
Instituto de Pesquisas Tecnológicas Pisano, da Aperam, abordou a evolução tacou as vantagens do Friction Stir 9m 2 30m 2 20m 2 16m 2 16m 2 AMPLIADA
C 9m 2 35 38 38 38
OURO 05 25 30 e 31 32 e 33 34 39 39 39 39 39 39 39 48 48 48 48 48 49 49 49 49 49
(IPT), em São Paulo. das ligas de inox em sistemas de escapa- Weldding, processo de união em estado 30m 2 30m 30m 22 30m 26 27 28 29 20m 20m 2 20m 20m 20m 20m 20m 20m 20m 2 20m 36 20m 20m 20m 22 20m 20m 20m 20m 20m 2 37 16m 2 16m 50 50 50 50 50 50 16m 2 16m 51 51 51 51 51
M 44m 2 Smart Factory 16m 16m 2 16m 16m 22 EXPOSITOR 1
Sob a direção do engenheiro Marco mento e em tanques de combustível de sólido de materiais dissimilares como 06 30m 30m 30m 2 48m 2 48m 2 48m 2 60m 2 60m 2 48m 2 HUB 48m 2 16m 2
Y 9m2 10 a 12 13 14 15 16 19 e 20 21 e 22 24 TECNOLÓGICO 52 53
Colosio, da General Motors, o encontro veículos híbridos e elétricos. alumínio-aço e metal-polímero. 07 9m 2 20m 2 20m 2 20m 2 20m 2 30m 2 30m 2 30m 2 20m 2 20m 2
EXPOSITOR 2 08 08 08 08 08 08 08 17 18 23 54 55
CM 9m 2 9m2 20m 2 20m 2
reuniu representantes de usinas, siste- Na parte de não ferrosos, Carolina Amélie Tregouet, da Aperam 09 9m 2 88m 2 48m 2 48m 2 30m 2 120m² 30m 2 60m 2 30m 2
Escritório
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SAE BRASIL
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mistas e fabricantes, que mostraram os Hattori, da Companhia Brasileira de Europe, comentou sobre as vantagens MY ENTRADA / CREDENCIAMENTO Experience
Lounge SAE BRASIL
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Experience
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recentes avanços no desenvolvimento Alumínio (CBA), mostrou tendências das aplicações do aço inox nas estruturas CY
de aços, alumínios e compósitos, além de alumínio de alta resistência para veiculares e, em seguida, Peter Flikweert, CMY
DIAM PRATA
DIAMANTEANTE
48m
de processos que viabilizam aplicações componentes estruturais de veículos. da Esab, apresentou processos de solda- K 48m 22 20m 2
Nome da sua
de novos materiais. O público também Alessandro Rubio, do Centro de Expe- gem de alto desempenho para aços de empresa AQUI
pôde conferir os veículos com aços rimentação e Segurança Viária (Cesvi), alta resistência. Fábio Luís dos Santos,
avançados, a picape americana Ford falou sobre a realização de testes de da Dow Automotive Systems, destacou
F-150 e suas soluções de alumínio, e impacto de baixa velocidade para iden- que é ampla a gama de adesivos estrutu-
conceitos de compósitos. tificação dos custos de reparação dos rais para aplicações na montagem veicu-
veículos. Alexandre Sartori, da Novelis lar, reduzindo a massa sem comprome-
do Brasil, mostrou cases de veículos que ter segurança o conforto. Smart Factory
têm uso intensivo de alumínio, como o Em termos de técnicas de junção,
britânico Jaguar XE, cuja estrutura tem Fernando Machado, da Airliquide, des-
100% do material. tacou linhas de gases de proteção para
No terceiro painel, Luciano Burti, ex- soldagem para reduzir respingos e fu-
piloto de Fórmula 1, narrou passagens mos do processo. Vanderlei Bastos, da
pelo automobilismo, como o acidente Tox, falou sobre união de chapas com-
sofrido no GP da Bélgica de 2001, uma postas por materiais dissimilares em
batida a 270 km/h. “O mérito foi dos aço e alumínio. E Ronald Lesley Plaut,
materiais compósitos, principalmente da Huys Industries, abordou processos
os de fibra de carbono”, contou. de simulação de soldagem por resistên-
Na sequência, Claudio Stek, da cia, com foco em redução de tempo e
Owens Corning, falou sobre os avan- custo de processo. Ao final das pales- FOTO ELIAS GOMES
ços na fabricação de peças em materiais tras, o público visitou as instalações do
compósitos, que mantêm significativa Instituto de Pesquisas Tecnológicas. n
30 abril/maio/junho